(Edição do DT com agências)
Durante o feriado prolongado da Semana Santa (24 a 27 de março), período que movimenta o Turismo Religioso do da Bahia, municípios reservam a turistas e baianos uma programação intensa. Encenações artísticas ao ar livre, procissões, missas, Via Sacra e apresentações musicais serão realizados até o Domingo de Páscoa (27).
Quem estiver na capital baiana durante o feriado, pode conferir a exposição intitulada “A Via-Sacra de Almira Reuter: Via de Dores e Cores”, de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábado, domingo e feriados, das 14h às 19h, no Palacete das Artes – Rodin Bahia, no bairro da Graça. A mostra reúne quadros que apresentam as 14 estações do trajeto feito por Jesus Cristo, evidenciando riquezas da cultura afro-brasileira.
A programação religiosa da cidade foi preparada pela Arquidiocese de Salvador e vai desta quarta-feira (23) até o Domingo de Páscoa (27). No primeiro dia, a Via Sacra será realizada às 15h, na capela do Hospital São Rafael, pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Na quinta-feira (24) tem celebração da Ceia do Senhor e Lava-pés, às 18h, na igreja de São Pedro dos Clérigos, no Centro Histórico. Os devotos participam, na sexta-feira (25), da procissão do Senhor Morto, com saída da Igreja do Carmo às 15h.
Já no sábado (26), acontece a Vigília Pascal, na Igreja de São Pedro dos Clérigos, às 19h. No mesmo local acontece, no domingo (27), a Missa da Ressurreição do Senhor, também presidida pelo arcebispo.
Festival de música
Com a expectativa de atrair 150 mil pessoas, o Aleluia Ilhéus Festival, a ser realizado durante quatro dias de festa (23 a 26 de março), na terra de Jorge Amado, a 451 quilômetros de Salvador, terá programação cultural intensa e shows de artistas e bandas como Paralamas do Sucesso, Jorge Vercillo, Regis Danese e Bruna Karla, dentre outras.
O evento tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), e conta com a Feira da Economia Criativa, onde serão comercializados produtos da região.
A Paixão de Cristo será encenada na Sexta-feira Santa (25), às 18h, nas escadarias da Catedral de São Sebastião. Para os admiradores dos belos conjuntos arquitetônicos, a novidade é o Circuito das Sete Igrejas, roteiro que propõe um passeio pelos templos religiosos da cidade.