Vale dos Vinhedos (RS) ganha Resort de Luxo que impulsionará enoturismo

Continua depois da publicidade

“O sonho do meu pai era que as pessoas ficassem mais tempo por aqui. Ele dizia: ‘Temos que construir uma pousada’. Este desejo dele está sendo realizado. Tenho certeza que ele está aqui hoje“. Com essas palavras, Marcos Antonio Valduga, filho de Cândido Valduga, tocou o coração das cerca de 100 pessoas que participaram nesta quinta-feira (9), em Bento Gonçalves, do lançamento do Castelos do Vale Resorts.

por Paulo Atzingen (de Bento Gonçalves)*


Pertencente a quarta geração de uma das famílias mais tradicionais do Rio Grande do Sul e que optaram pelo plantio da uva e da produção do vinho, Marcos Valduga disse ao DIÁRIO que ao ser contactado em 2019 pelos representantes de uma incorporadora de Goiânia – a Planalto – que assina o projeto, só lembra de ter falado a seguinte frase: “Vocês querem construir um castelo no meio do parreiral? Vocês estão loucos!”

Veja também as mais lidas do DT

A loucura está se transformando em realidade. O resort denominado Castelos do Vale Resorts, terá um investimento de R$ 100 milhões e será composto por 185 unidades, divididos em castelos temáticos, palacetes e seguindo uma arquitetura renascentista. Acompanhado dos sócios-diretores da Mundo Planalto,  Felipe Camarinha, Wesley Reis e
José Roberto Nunes, Marcos Valduga reforçou que o Vale dos Vinhedos tem sido uma referência tanto na qualidade de seus vinhos, quanto em seus projetos de enoturismo:

“Os turistas que vêm para o Vale dos Vinhedos são diferentes. As pessoas que aqui chegam buscam uma identidade genuína. E esse resort entregará isso, não perderemos nossa essência”, disse ao DIÁRIO após ser questionado sobre uma possível popularização do enoturismo.

Marcos Valduga: “Os turistas que vêm para o Vale dos Vinhedos são diferentes”

“O Vale dos Vinhedos sempre se posicionou no mercado brasileiro com uma uva de qualidade e por consequência um produto de qualidade. A proposta de nosso resort é oferecer experiências de qualidade às famílias; cardápios de experiências imersivas, sem o risco de overtourism”, disse José Roberto Nunes ao DIÁRIO.

Marcos Valduga lembra que o Vale dos Vinhedos foi a primeira indicação geográfica reconhecida do Brasil. “Em 2002 obteve do INPI o registro de Indicação de Procedência (IP) e, em 2012, foi reconhecida a Denominação de Origem – a primeira DO de vinhos do Brasil”, reforça.

“Não podemos destruir vinhedos!” disse ao defender o desenvolvimento sustentável da região vinícola.

O empreendimento é apresentado por um dos sócios da Planalto, Wesley Reis

Três instâncias

O DIÁRIO conversou com Diogo Segabinazzi Siqueira, prefeito municipal de Bento Gonçalves sobre o Plano Diretor de Bento Gonçalves. Segundo Diogo, o projeto Castelos do Vale Resorts foi aprovado em três instâncias que compõem o plano diretor da cidade.

“Aqui em Bento nós temos um Instituto de Planejamento que é centralizado na prefeitura e trabalha com as liberações de alvarás. Para ser aprovado a implantação desse resort foi necessário passar pelo Conselho Distrital, que é formado por pessoas moradoras do Vale do Vinhedos e empreendedores locais que aprovaram o empreendimento. Esse empreendimento aprovado foi para o  Conselho de Planejamento Municipal, e só depois é aprovado pelo Instituto de Planejamento. Ou seja, temos três instâncias para preservar as características da uva, do vinho, e das tradições daqui no Vale dos Vinhedos”, disse Diogo ao DT.

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira (Crédito: Paulo Atzingen)

Multipropriedade

O empreendimento terá o modelo de multipropriedade. O cliente passa a ser dono do imóvel, adquirindo semanas de férias e pagando o custo mensal de condomínio. O complexo Castelos do Vale Resorts será afiliado a RCI, maior intercambiadora de férias do mundo.

“Para nós o Castelos do Vale é nossa primeira experiência realizada dentro de casa. A gente tem uma máxima na Planalto que a gente faz produto que vamos utilizar, que vamos usufruir, como pessoas, o destino. Quando conheci o Vale dos Vinhedos decidi que aqui seria o local para passar o resto da vida e assim, coroar o Vale dos Vinhedos com um hotel que ainda não existia aqui”, adiantou, José Roberto Nunes,  CEO da Mundo Planalto.

José Robeto Nunes, CEO da Mundo Planalto (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

O DIÁRIO também conversou com Marcos Ravagnani,  gerente de Desenvolvimento de Negócios RCI no Brasil, uma das maiores intercambiadoras de férias do mundo. “A gente intercambiará esse projeto. O grande benefício para quem compra uma fração desse projeto é que ele poderá trocar sua semana para mais de 4.200 empreendimentos que a RCI tem no mundo afiliados e mais de 110 países”, afirmou Marcos ao DT. Segundo ele,  quem compra esse projeto quem compra tem a sua fração, esse cliente já pode usufruir dos benefícios, viajando conosco, mesmo enquanto seu apartamento, seu empreendimento estiver em construção.

Marcos, da RCI: “quem compra já pode usufruir antes mesmo de ficar pronto” (Crédito: dT)

Comercialização

A comercialização já teve início. A primeira etapa tem previsão de inauguração para novembro de 2025.

Veja a concepção artística do projeto:

*O jornalista viajou convidado pelos organizadores do evento

 

 

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade