Entrevista com Ruth Avelino, presidente da PBTUR – Confira!

Continua depois da publicidade

Ruth Avelino, presidente da PBTur, foi entrevistada pelo DIÁRIO na 7ª Rodada de Negócios da Foco Operadora, que ocorre de 25 a 28 de agosto no Centro de Convenções de João Pessoa

Novidade é algo que sempre aguça a curiosidade do ser humano. E no caso da 7ª Rodada de Negócios da Foco Operadora, não foi diferente. Com crescimento contínuo a cada ano, esta edição do evento ocorre pela 1ª vez em um centro de convenções. As edições anteriores aconteceram em resorts.

Foto do Time da PBTur – Empresa Paraibana de Turismo. Ruth Avelino é a atual presidente da PBTur e a equipe participa da 7ª Rodada de Negócios da Foco Operadora.
Time da PBTur – Empresa Paraibana de Turismo. (Foto: Marco Pimentel).

Na ocasião, o DIÁRIO conversou com a presidente da PBTUR, Ruth Avelino. Ela é de Ibateguara, em Alagoas, e foi assessora de imprensa da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo S/A PBTUR) de 1991 a 2004.  Atualmente, ela é presidente da instituição desde 2011.

Veja também as mais lidas do DT

Confira abaixo a entrevista completa:

DT: Todo ano a Paraíba é anfitriã da Rodada de Negócios da Foco Operadora?

Ruth Avelino: Não. Será a primeira vez.

DT: Quais as conquistas que a PBTUR teve nos últimos anos?

Ruth Avelino: Melhoria do fluxo turístico (fora o período da pandemia), aumento do trabalho com as operadoras de turismo do Brasil e de outros países, primeiro voo internacional, fretamento para a alta estação. Só no verão 2022/23 serão 10 voos.

DT: Como é feito o mapeamento dos pontos mais visitados da Paraíba e da capital João Pessoa?

Ruth Avelino: Esse mapeamento não é feito pela PBTUR, mas sim pela Secretaria de Turismo, Observatório do Turismo e Fecomércio.

Paraíba no coração dos brasileiros

DT: Você acha que com tantos filmes e séries rodadas em Cabaceiras, a ‘Roliúde’ nordestina tornou-se um destino buscado pelos turistas que visitam a Paraíba?

Ruth Avelino: Sem dúvida. A cidade é uma das mais procuradas da Paraíba desde o filme Auto da Compadecida, gravado lá no final dos anos 90. Hoje, o lugar tem pousadas, restaurantes, receptivos. Além da cidade, que é linda e super bem organizada, Cabaceiras tem lindos Lajedos e formações rochosas únicas, a exemplo do Lajedo do Pai Mateus.

DT: Quais são os seus pontos turísticos favoritos em João Pessoa?

Ruth Avelino: As praias são lindas: Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa. Têm as piscinas naturais do Seixas, Picãozinho e Caribessa. Nosso Centro Histórico é lindo também, pois somos a terceira cidade mais antiga do Brasil, com 437 anos de fundação.

DT: Ruth, vários estados brasileiros, como São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro diminuíram as alíquotas do preço do combustível de aviação para minimizar o impacto econômico tanto das companhias aéreas quanto para o consumidor. A Paraíba fez isso? Se sim, dê detalhes.

Ruth Avelino: Temos o Aerotur desde 2017 e temos TARE com todas as cias aéreas do Brasil. Todas são beneficiadas com a redução do ICMS do QAV, desde que aumentem o número de voos para nossos aeroportos.

Para saber mais, acesse o site da instituição.


*Por Mary Ellen Aquino. A repórter viajou a convite da Foco Operadora.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade