Feriados estratégicos prometem “2023 farto” para o turismo de Foz do Iguaçu, diz prefeito

Continua depois da publicidade

O calendário de 2023 traz uma sequência de 12 feriados prolongados, projetando um “ano farto” para a principal atividade econômica de Foz do Iguaçu, afirma o prefeito Chico Brasileiro.

A maioria das datas comemorativas, especialmente aquelas em nível nacional, caem em datas próximas ao sábado e ao domingo (segunda, terça, quinta ou sexta-feira), permitindo aos visitantes prolongar sua permanência na tríplice fronteira.

“Em 2020, também tivemos um ano recheado de feriados, a pandemia freou quase todas as atividades econômicas do mundo, especialmente o turismo”, recorda Chico Brasileiro.

Veja também as mais lidas do DT

“Acredito que 2023 será mais que especial para retomarmos a visitação de 2019, quando tivemos o recorde histórico de mais de dois milhões nas Cataratas do Iguaçu”, estima.

O prefeito lembra que parte dos empreendimentos projetados está ocorrendo agora, melhorando a infraestrutura turística. O destino oferece novos atrativos como a Roda Gigante, Movie Cars, a Ponte da Integração Brasil-Paraguai completando a estrutura do Marco das 3 Fronteiras e Museu de Cêra, aliados ao turismo da Itaipu, os investimentos no Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves e outros.

“Com certeza os turistas vão aproveitar muito toda esta infraestrutura turística nestes feriados prolongados. Um ou dois dias a mais no destino significa mais emprego e renda para nossa população. Isso sem contar a programação de eventos que retornou com muito vigor garantindo ocupação aos hotéis e atrativos, bares e restaurantes fora da alta temporada”, estima.

Marco das 3 fronteiras de Foz do Iguaçu. (Créditos: Divulgação).
Marco das 3 fronteiras de Foz do Iguaçu (Créditos: Divulgação)

A Prefeitura de Foz também fez melhorias em importantes vias do corredor turístico da cidade, como é o caso das avenidas Costa e Silva e da General Meira, que ainda passa por um processo de revitalização que inclui o paisagismo. “Além dos trabalhos de asfaltamento que ocorrem em toda a cidade, valorizando os bairros e possibilitando melhores condições de trânsito em toda a cidade”, destaca Brasileiro.

Planejamento para os feriados

Para o próximo ano, o calendário lista 12 feriados nacional, cinco deles são prolongados.

São levados em consideração tanto as datas oficiais, quanto os pontos facultativos (cuja folga é opcional, mas as datas foram convencionadas por empresas e repartições públicas).

Entre os pontos facultativos mais conhecidos do calendário estão a segunda e a terça-feira de Carnaval e a véspera de Natal e Ano Novo. A maioria das datas comemorativas do próximo ano vai cair em uma quinta-feira (4), seguido da sexta (3), segunda (2), além de uma na terça e um na quarta-feira. Diferentemente de 2022, quando a maioria caiu em finais de semana, apenas um feriado nacional será num domingo em 2023 – 1º de janeiro (Confraternização Universal).

Contexto de Foz do Iguaçu

A configuração do calendário possibilita ao turista estender cinco feriados no próximo ano. Começa com o Carnaval nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro (a última data é quarta-feira de cinzas).

O Dia da Semana da Sexta-feira Santa (07 de abril), a Paixão de Cristo, é feriado nacional, assim como o Domingo de Páscoa (07 de abril), que é a data comemorativa do feriado religioso. Em 2023, dois feriados nacionais caem próximo ao final de semana – o primeiro é o de Tiradentes 21 de abril (sexta-feira) e Dia do Trabalhador, primeiro de maio, que será numa segunda-feira.

O feriado de Corpus Christi (08 de junho) é ponto facultativo e em 2023 caírá numa quinta-feira, mesmo dia em que cairá o Dia da Independência do Brasil, em sete de setembro. Também na quinta-feira cairão os feriados nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira) em 12 de outubro e o de Finados, no dia 02 de novembro.

Os feriados de Natal (25 de dezembro) e Ano Novo serão os últimos do ano em que existe a possibilidade de estender a visita, pois cairá em uma segunda-feira. O Dia da Proclamação da República (15 de novembro), a Véspera de Natal (24 de dezembro) e o último dia do ano (31 de dezembro) cairão em domingos.

EDIÇÃO DO DT com Assessoria de Imprensa de Foz do Iguaçu

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade