Nova Zelândia realiza a Semana da Língua Maori, base de sua cultura

Continua depois da publicidade

País realiza até 20 de setembro a Semana da Língua Maori e convida a população a dedicar parte de seu dia para praticar e celebrar o idioma

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


A cultura maori é parte fundamental da Nova Zelândia. O povo maori chegou ao país há mais de 1.000 anos e hoje um em cada sete neozelandeses se identifica com essa herança. Pelo país, essa rica cultura está presente em tradições, nomes de lugares e atrações, pontos turísticos e na sua língua indígena característica, o te reo.

Veja também as mais lidas do DT

Para celebrar a língua do povo tradicional do país, na semana de 14 a 20 de setembro a Nova Zelândia realiza a “Semana da Língua Maori” (Maori Language Week), evento anual que convida toda a população a fazer parte dessa comemoração. A ideia é que, pelo menos por um momento, todos possam se conectar ao te reo, seja ouvindo uma música maori, dançando a haka (dança tradicional) ou mesmo cumprimentando os amigos com palavras tradicionais, como o famoso kia ora – que significa “oi” ou “olá”.

Estima-se que cerca de 23% dos neozelandeses sejam falantes de maori atualmente e o país tem como meta aumentar esse número em 1 milhão até 2040. Esse movimento de revitalização passa, além da Semana da Língua Maori, por escolas de idioma maori (da pré-escola até o ensino médio) e um canal de televisão no idioma, o Maori Television.

Apesar de parecer complicada e até impronunciável à primeira vista, a língua maori guarda semelhança com o nosso português, sendo mais simples para os brasileiros do que para os próprios neozelandeses.

O maori também possui as mesmas cinco vogais (a e i o u), pronunciadas como no português: “a” como em “carro”, “e” como em “elo”, “i” como em “ti”, “o” como em “forte”, “u” como em “tu”. Há oito consoantes em maori similares às do português — “h”, “k”, “m”, “n”, “p”, “r”, “t” e “w”. Há também duas consoantes diferentes — “wh” e “ng”. Muitos maoris pronunciam o som de “wh” semelhante ao nosso “f”. O “ng” é parecido com nosso som de “ng” em uma palavra como “pingo”, exceto pelo fato de no maori as palavras podem começar com “ng”.

Para aprender um pouco mais sobre o te reo, veja abaixo algumas das expressões mais populares e celebre também a Semana da Língua Maori:

  • Kia ora – Olá
  • Kia ora tātou – Olá a todos
  • Tēnā koe – Saudações (dito a uma pessoa)
  • Tēnā koutou – Saudações a todos (dito a três ou mais pessoas)
  • Nau mai, haere mai – Bem-vindo
  • Kei te pēhea koe? – Como vai?
  • Kei te pai – Bom
  • Tino pai – Muito bom
  • Ka kite anō – Até logo

E para saber mais sobre a cultura e a língua maori, visite o site oficial do Turismo Nova Zelândia: https://www.newzealand.com/br/maori-culture/

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade