Advogado especialista em direito do consumidor confere orientações em casos de voos cancelados ou atrasados
EDIÇÃO DO DT com agências
O mês de janeiro costuma ser o de maior movimento nos aeroportos de todo o Brasil, visto ser o mês de férias em escolas e diversas empresas. Contudo, as férias podem acabar sendo frustradas por conta dos voos cancelados ou então simplesmente atrasados.
Em nota enviada ao DIÁRIO, o advogado Tony Santtana destaca que, em caso de cancelamento de voos, os consumidores têm direito à informação prévia, opções de reembolso integral ou reacomodação em voos sem custos adicionais.
O profissional ressalta que as empresas aéreas devem oferecer assistência material, como comunicação, alimentação e acomodação, dependendo do tempo de espera.
Voos cancelados ou atrasados: qual a responsabilidade das companhias aéreas?
As companhias aéreas são obrigadas a fornecerem assistência aos passageiros, de forma gradual, de acordo com o tempo de espera, contado a partir do momento em que houve o atraso, cancelamento ou preterição de embarque.
Segundo Tony Santtana, a partir de 1 hora a empresa deve fornecer comunicação (internet, telefonemas, etc); a partir de 2 horas, alimentação (voucher, lanche, bebidas, etc); a partir de 4 horas, acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação, caso esteja no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto.
“Caso o atraso seja superior a 4 horas, além da assistência material, a empresa deverá fornecer opções de reembolso ou reacomodação em outros voos sem qualquer custo adicional”, comenta Tony Santtana.
Para garantir seus direitos, Santtana aconselha os passageiros a documentarem todos os eventos, como horários de voo, comunicados da companhia aérea e recibos de despesas adicionais. Essa documentação pode ser crucial em casos de litígio.
Além disso, é recomendável que o passageiro registre uma reclamação formal junto à empresa aérea e, se necessário, busque orientação junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.
Vale dizer que, se em algum momento a empresa não preste apoio ao passageiro, ou o atraso/cancelamento afete algum compromisso pessoal, o mesmo poderá ingressar com uma ação judicial por danos morais.
O boom na hotelaria da cidade do Rio de Janeiro é resultado da alta de turistas: 6,1 milhões de turistas, contra 3,1 milhões de 2022
Os números deixam claro que 2023 foi um ótimo ano para a hotelaria carioca. Segundo pesquisa do HotéisRIO, a média de ocupação hoteleira na cidade do Rio de Janeiro fechou em 71,11%, o melhor resultado dos últimos seis anos. Destaque para os meses de janeiro (82,85%) e novembro (81,98%), os melhores índices do ano.
O histórico dos números mostra uma clara tendência de alta: em 2018, a média ficou em 53,66%; 2019 registrou 64,55%; os anos de pandemia provocaram redução dos índices – 2020 (44,06%) e 2021 (48,73%). O ano de 2022 já apresentou retomada, com 65%.
De acordo com dados da Prefeitura do Rio de Janeiro, o setor de turismo vem apresentando recuperação. A arrecadação de ISS, por exemplo, tem crescido – em 2021 foram 127,2 milhões, 255,4 milhões em 2022 e 340,9 milhões em 2023. É resultado do aumento de turistas na cidade – em 2022 foram 3,1 milhões, que pularam para 6,1 milhões em 2023.
Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, comemora o bom desempenho: “Essa boa taxa de ocupação é resultado de uma combinação de fatores, como uma cidade com boa oferta de atrativos turísticos, hospitaleira e com o parque hoteleiro mais moderno do Brasil”, ressalta o executivo.
“Além disso, temos um robusto calendário de eventos corporativos, esportivos e de entretenimento. E com os investimentos que o aeroporto do Galeão vai receber reforçaremos nossa condição de hub aéreo, incrementando ainda mais o fluxo de turistas para nossa cidade”, finaliza Lopes.
Vários municípios já estão com uma agenda repleta de agitação típica do Carnaval
REDAÇÃO DO DT com informações do MTur
O período de Carnaval ainda não começou, mas os festejos já estão esquentando o público em várias partes do país. Assim, o turismo vai se beneficiando com antecedência, aproveitando as férias de verão.
A programação para o Carnaval 2024 já está a todo o vapor em São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Rio de Janeiro (RJ). Nelas, os blocos ocupam as ruas e atraem moradores e turistas.
SP e Ceará foram os primeiros
Na capital paulista, por exemplo, desde o dia 11 de janeiro, acontecem festas, ensaios de escolas de samba abertos ao público e blocos prontos para desfilar.
No Ceará, o Ciclo Carnavalesco de Fortaleza começa, oficialmente, nesta sexta-feira (12), com apresentações espalhadas por pontos tradicionais da cidade. O pré-Carnaval segue até a primeira quinzena de fevereiro e conta com atrações locais e nacionais.
Agenda do Carnaval 2024 em Recife, Rio de Janeiro e Salvador
Em Recife (PE), o clima de festa começa a esquentar com as prévias carnavalescas. As comemorações vão se iniciar a partir do dia 13 de janeiro. Já na capital paraibana a “Folia de Rua” começa no dia 1º de fevereiro e deve seguir até o dia 7 do mês.
No Rio de Janeiro (RJ) opção no vai faltar. Serão 453 desfiles de rua por toda a cidade. Os blocos menores começam a sair neste sábado (13). Já a programação dos grandes desfiles terá início no dia 20 de janeiro, três semanas antes do Carnaval.
Na capital baiana, Salvador (BA), a tradicional Lavagem do Bonfim, maior festa religiosa da Bahia, que acontece a cerca de 280 anos, abriu espaço para o início das festividades carnavalescas.
Além desses destinos, muitos outros já estão em ritmo de Carnaval e prontos para receber os turistas nacionais e estrangeiros que terão, desde agora, uma prévia animada do que está por vir.
Para estimular o brasileiro a viajar mais pelo país, o Ministério do Turismo lançou vários programas para promoção turística nacional. Um deles é o “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria com empresas aéreas que busca incentivar viagens a partir de ações como a oferta de “stopover” (quando o passageiro, sem custos extras, pode conhecer um destino intermediário antes de seguir ao rumo final); e o “Conheça o Brasil: Realiza”, ação junto ao Banco do Brasil que oferece crédito a correntistas para turismo.
Lançamento da nova ação do governo federal está previsto para o próximo mês de fevereiro; conheça todos os detalhes do Voa Brasil
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Até fevereiro o governo federal deve lançar o Voa Brasil, programa que facilitará a oferta de passagens aéreas por até R$ 200 para aposentados e alunos do Programa Universidade Para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudos para pessoas de baixa renda.
A ideia, segundo Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, é que o interessado consiga adquirir suas passagens por meio de um site exclusivo do programa Voa Brasil. Conforme anunciado, essa página deve entrar no ar já no mês que vem.
“A gente quer já no dia do anúncio do presidente, possivelmente na primeira quinzena de fevereiro, poder ter isso (o site) pronto para o brasileiro, o aposentado e o aluno do Prouni ter acesso ao programa”, ressaltou Costa Filho.
Quem pode participar do Voa Brasil?
Logo após destacar que o programa Voa Brasil seria lançado no próximo mês de fevereiro, o ministro de Portos e Aeroportos especificou quem é o público-alvo da ação.
Segundo Costa Filho, mais de 20,8 milhões de aposentados pelo INSS que ganham até dois salários mínimos poderão aproveitar os valores abaixo do mercado.
Fora isso, 600 mil estudantes do ProUni também poderão adquirir as passagens por meio do Voa Brasil.
“Essa é a primeira etapa do programa. A partir daí, a gente vendo que o programa funcionou, a gente vai tentar cada vez mais, ao lado das aéreas, buscar a ampliação do programa. Mas a gente não teria, como Estado brasileiro, ampliar o programa para outros segmentos da sociedade”, afirmou Silvio Costa.
O ministro disse ainda que o programa pretende incluir entre 2,5 milhões e 3 milhões de novos passageiros no mercado da aviação brasileira. Esse número se refere a pessoas que viajaram há mais de um ano ou que nunca se deslocaram pela aviação comercial.
Como conseguir passagens por R$ 200 e formas de pagamento
Por enquanto, não se sabe quantas passagens ficarão à disposição do público de direito ao Voa Brasil.
Como dito anteriormente, o programa terá um site exclusivo para a compra de passagens. Contudo, detalhes de como realizar o cadastro, assim como outras burocracias, não foram incluídos nessa última divulgação.
O que se tem certeza é que em vez de adquirir os bilhetes por meio dos canais oficiais das companhias aéreas, os interessados e que estão aptos, deverão acessar essa plataforma do governo.
Além disso, já há a notícia de que cada participante poderá comprar duas passagens por ano por meio da ação do governo. E cada um terá direito a um acompanhante em cada trecho.
Para facilitar o pagamento, os compradores poderão fazer o parcelamento em até 12 vezes com juros, no valor de até R$ 72 por prestação.
Vale lembrar que os bilhetes fora de alta temporada devem ser privilegiados para serem incluídos no Voa Brasil. Ou seja, entre fevereiro e junho; bem como entre agosto e novembro.
Passagens mais baratas para todos
Para o público geral, de acordo com o ministro, os preços das passagens também devem sofrer baixas. Afinal, há ações em voga com esse objetivo. A diminuição do preço do querosene de aviação e a judicialização da relação entre companhias aéreas e passageiros estão entre elas.
“O que nós vamos combater, trabalhar para combater, são alguns aumentos abusivos que estão tendo, penalizando o cidadão brasileiro. Isso a gente não pode aceitar. E por isso que a gente tem trabalhado junto às aéreas para que elas possam de fato rever alguns preços que têm praticados no mercado”, afirmou.
Veja uma lista com os destinos de viagem mais cobiçados por turistas brasileiros, com base em uma pesquisa de dados. Saiba tudo sobre suas atrações e características únicas
EDIÇÃO DO DT
O espírito viajante dos brasileiros está mais forte do que nunca com a chegada das férias de verão. Contudo, a escolha do destino ideal nem sempre é tão fácil quanto pensamos.
Há diversas opções de roteiros nacionais e internacionais, com diferentes climas, culturas e atrações. Além disso, tem o quesito acessibilidade, afinal, é importante escolher um lugar que caiba no orçamento.
Tudo isso reflete nas pesquisas no Google em busca dos destinos de viagem perfeitos para as tão esperadas férias. De acordo com uma análise feita pela Agência Conversion, essas pesquisas estão cada vez mais em alta.
Entre novembro de 2022 e 2023, por exemplo, alguns lugares brilharam mais intensamente nas procuras do site, revelando as escolhas favoritas dos viajantes.
Confira quais são esses destinos de viagem e suas taxas de busca, segundo o mapeamento da especialista em tráfego!
5 destinos de viagem mais buscados pelos brasileiros para as férias de 2024
1. Disney (Flórida)
O mundo encantado da Disney, na Flórida (na imagem em destaque, acima), continua atraindo pessoas de todas as idades. Com um aumento significativo de 237,5% nas buscas pelo termo “pacote Disney”, é evidente que os brasileiros pretendem embarcar em uma jornada repleta de magia e personagens icônicos.
As atrações turísticas vão além dos parques, abrangendo desde o castelo da Cinderela até as experiências únicas de cada parque temático. Além disso, o local é muito buscado por quem deseja fazer compras nas famosas outlets.
2. Cabo Verde
As praias cristalinas, a cultura vibrante e as paisagens deslumbrantes fazem deste arquipélago composto por dez ilhas vulcânicas e diversos ilhéus, um destino desejado para quem busca um refúgio paradisíaco.
Cabo Verde, localizado na costa oeste da África, emergiu como uma pérola internacional, com um notável aumento de 128,57% nas buscas por “viagens Cabo Verde”.
3. Nova York
A cidade que nunca dorme continua atraindo os viajantes, oferecendo uma mistura única de cultura, arquitetura e diversidade. O fascínio pela Grande Maçã apresentou um aumento de 60% nas buscas por “viagem para Nova York”.
Até o final de 2023, Nova York esperava receber cerca de 589 mil brasileiros e mais de 61,8 milhões de turistas de todo o mundo, segundo a organização New York City Tourism + Conventions. Todos anseiam por aventuras e passeios na famosa Estátua da Liberdade, Times Square, no Central Park, assim como nas inúmeras outras atrações.
4. Fernando de Noronha
Não há como esquecer das belezas nacionais, e Fernando de Noronha, em Pernambuco, continua a encantar os turistas. Há uma alta de 60% nas procuras pelo termo “viagem Fernando de Noronha”.
Suas ilhas oferecem não somente praias paradisíacas, contudo, também uma experiência única de conservação ambiental, ecoturismo, bem como paisagens de tirar o fôlego.
5. Porto de Galinhas
O Nordeste brasileiro e as terras pernambucanas são preferência entre as pessoas que buscam destinos de viagem repletos de praias lindas.
As piscinas naturais, praias de areias brancas, assim como a vila encantadora são razões mais do que suficientes para atrair visitantes para Porto de Galinhas. Seu destaque motivou um aumento de 49,49% nas buscas por “Porto de Galinhas pacote”.
O acesso ao local é muito fácil por diferentes meios de transporte. Uma dica importante é pesquisar os hotéis, bem como a locação de veículos com antecedência. Afinal, trata-se de um destino amplamente procurado durante o ano todo.
Ação da Natura Tododia na Praia do Futuro (CE) e em outras localidades reforça a importância do autocuidado e de não se deixar para o amanhã
EDIÇÃO DO DT com agências
Em uma parceria com a Prefeitura e a Secretaria do Turismo de Fortaleza, a partir desta sexta-feira (12), a emblemática ‘Praia do Futuro’ recebe provisoriamente o nome de ‘Praia do Hoje’. O local com extensão de 8km é um dos principais pontos turísticos da capital do Ceará.
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, além da mudança no letreiro, que ficará exposto durante o período da ação, as areias da praia também vão receber diversas ativações que estimulam mulheres a viverem o melhor do verão.
São itens para a prática esportiva na praia, um espaço para tirar fotos enaltecendo seus corpos e uma área de autocuidado e experimentação dos produtos de Natura Tododia. Além da distribuição de produtos, promotoras também vão presentear banhistas com cangas personalizadas com mensagens que estimulam as mulheres a curtirem o verão intensamente. A marca também deixa um legado para a Praia do Futuro, com patrocínios de projetos que incentivam a prática esportiva.
“Natura Tododia tem como um dos seus pilares incentivar o bem-estar e autocuidado feminino, estimulando as mulheres a se conhecerem e, através disso, se aceitarem e amarem. A “Praia do Futuro” é um espaço icônico de Fortaleza e essa mudança temporária do nome é uma forma de chamar a atenção para a importância de viver o hoje”, comenta Denise Coutinho, diretora de marketing e comunicação da Natura Brasil.
“Esperamos que os espaços que criamos para cuidados com o corpo, por meio da experiência com nossos produtos, o estímulo à práticas esportivas e fotos, incentivem nossas clientes a criarem uma relação ainda mais prazerosa com si mesmas e aproveitarem o melhor da estação”, finaliza a executiva.
Há diversas ativações no litoral nordestino e nos voos para a região, incluindo um OOH transformado em geladeira de Natura Tododia, que oferece uma inovação da Natura para o verão: os cremes sorbet que podem ser colocados na geladeira para uma experiência de hidratação refrescante na pele. A campanha marca presença na televisão aberta e paga, com merchans e filmes que trazem o convite da campanha e divulgam os novos produtos.
“O excesso de buscas e menções da expressão ‘projeto verão’ nas redes, incluindo a frustração por não atingi-lo quando a estação chega, é a prova de como parece que, se as mulheres não chegarem no corpo ideal no verão, não têm o direito de curtir a estação por inteiro.”, afirma Milena Zindeluk. “Convidar as mulheres a não se deixarem para amanhã é convidá-las a não adiarem essas experiências, a não adiarem o seu verão”, finaliza Eduardo Ferraz. Milena e Eduardo são Diretores de Criação da Africa Creative.
Ações além da Praia do Futuro
A Natura também promoverá junto às ações na Praia do Futuro, a SuperBlitz, um ônibus itinerante que irá percorrer as praias de Fortaleza, Salvador e Litoral Norte de São Paulo, com a distribuição de amostras de Tododia Manga Rosa e Água de Coco & Acerola e Hibisco, além de descontos exclusivos em produtos da marca.
Ao longo do dia, promotoras também irão presentear banhistas com cangas personalizadas com mensagens que estimulam o melhor aproveitamento do verão. Confira abaixo as datas e programe-se:
Operadora destaca os últimos lugares para quem deseja viajar em Cruzeiros ainda nesta temporada de verão
EDIÇÃO DO DT com agências
As viagens de Cruzeiros voltaram com tudo e foram um dos produtos mais procurados para a temporada de verão 23/24.
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, somente na CVC, maior operadora de viagens do país, houve um aumento de 38% no número de passageiros embarcados em viagens de navio nessa temporada em relação à anterior. Para quem ainda busca a oportunidade de viajar nesse verão, a CVC destaca os últimos lugares, com embarques de quatro regiões do país.
Segundo a empresa, embarques para estes cruzeiros são dos Portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Itajaí (SC) e Paranaguá (PR), com roteiros e preços para os mais variados gostos e bolsos, incluindo roteiros internacionais.
Por exemplo, tem opção de mini cruzeiro a partir de 12x R$ 178 por pessoa, já com as taxas e com 5 refeições diárias inclusas. A CVC também oferece a opção do cliente fechar o pacote de bebidas, parcelando tudo na loja em até 12x sem juros, não precisando se preocupar com gastos extras a bordo.
Confira alguns exemplos de saídas nesta temporada de Cruzeiros
Mini Cruzeiro MSC Seaview
Saída: 20 de fevereiro de 2024, 3 noites
Valor: a partir de 12x de R$ 178 por pessoa ou R$ 2.128,00 por pessoa à vista na cabine interna dupla
Roteiro: Rio de Janeiro e Ilhabela
MSC Armonia
Saída: 23 de fevereiro de 2024, 6 noites
Valor: a partir de 12x de R$ 297 por pessoa ou R$ 3.557 por pessoa à vista em cabine externa dupla
Valor: a partir de 12x de R$ 318 por pessoa ou R$ 3.814 por pessoa à vista em cabine interna economy
Roteiro: Embarque em Itajaí, visitando Montevidéu, Buenos Aires e Santos
MSC Lirica
Saída: 19 de janeiro de 2024, 7 noites
Valor: a partir de 12x de R$ 388 por pessoa ou R$ 4.650 por pessoa à vista em cabine interna dupla
Roteiro: Embarque em Paranaguá, visitando Punta del Este, Buenos Aires e Itajaí
MSC Grandiosa
Saída: 27 de janeiro de 2024, 7 noites
Valor: a partir de 12x de R$ 377 por pessoa ou R$ 4.530 por pessoa à vista em cabine interna dupla
Roteiro: Embarque em Santos, visitando Maceió, Salvador e Búzios
As oportunidades estão à venda na rede de mais de 1.000 lojas CVC e agências credenciadas em todo o Brasil. A CVC oferece possibilidade de parcelamento em até 12x sem juros no cartão de crédito. Confira também o site e o aplicativo da marca.
Em entrevista ao DIÁRIO, a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba destaca as medidas que levaram ao prêmio e os planos para este ano
por Bruno Almeida – especial para o DIÁRIO*
Premiada como a cidade mais inteligente do mundo pelo World Smart City Awards, Curitiba (PR) aposta em eventos de tecnologia, grandes shows internacionais, na consolidação da infraestrutura de inovação espalhada pela cidade, e em uma maior integração entre as cidades da Região Metropolitana para fortalecer ainda mais a cadeia do turismo em 2024. Para a presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT) de Curitiba, Tatiana Turra, aspectos como a conectividade de serviços oferecidos aos turistas e a integração da iniciativa privada ao planejamento e execução serão os fatores que garantirão resultados ainda melhores no setor neste ano.
Cadência no trabalho
“Para nós, [o prêmio] é um marco, um grande reconhecimento da gestão e de toda trajetória da cidade. Nos últimos anos fortalecemos muito a questão da inovação e da sustentabilidade”, disse Tatiana ao Diário do Turismo. Com sete anos à frente do IMT, órgão que promove o desenvolvimento sustentável do setor turístico, com ações de fomento, promoção e divulgação da capital paranaense, ela explica que o setor do turismo da administração pública de Curitiba conseguiu estabelecer processos e uma boa cadência no trabalho de suas equipes, o que permite um melhor planejamento. “A organização das ações do Instituto dá uma tranquilidade [para o setor de turismo] dentro e fora da prefeitura, além de uma eficiência maior”, afirma.
A governança de Curitiba é um dos fatores que a presidente do IMT enxerga como responsáveis por atender os requisitos que alcançaram o primeiro lugar no World Smart City Awards, prêmio concedido pela Fira Barcelona, na Espanha. Tendência crescente na indústria do turismo, a estratégia dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) dá mais visibilidade aos atrativos turísticos, por meio da implantação de tecnologias que tornam os destinos mais acessíveis e sustentáveis. No Brasil, os municípios precisam concentrar esforços em nove pilares para conseguirem a chancela: governança, inovação, tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade, promoção e marketing, segurança, mobilidade e transporte e criatividade. As cidades que se dispõem a implantar estas diretrizes adquirem o selo DTI após cumprirem 80% dos requisitos do plano de transformação.
Tatiana diz que “em Curitiba esses critérios já estão bem avançados e permitem pensarmos mais estrategicamente”. Com uma infraestrutura urbana voltada para a conectividade e a inovação, a capital paranaense conquistou o DTI por se dedicar a uma série de iniciativas como o Vale do Pinhão, um ecossistema de inovação que promove ações de Cidade Inteligente e impactos positivos no empreendedorismo e no desenvolvimento sustentável desde 2017; a Pirâmide Solar, a primeira usina fotovoltaica instalada sobre um aterro desativado da América Latina; e a Cidade na palma da mão, aplicativos que levam serviços e informações do município para os curitibanos em celulares e tablets.
Mobilidade
No âmbito do turismo, Tatiana destaca o conforto para se locomover por Curitiba como um dos principais pontos para a conquista do DTI. As ações incluem o fortalecimento de iniciativas como a Linha Turismo, um ônibus especial com dois andares que passa por 26 pontos de atração da cidade; o sistema de 500 bicicletas compartilhadas que estão à disposição dos curitibanos e de turistas para locação por meio de aplicativo; e as medidas de inclusão para pessoas com deficiência, como maquetes táteis e com guias de áudio para pessoas com deficiência visual poderem transitar pelo município com mais facilidade.
Essas ações que abrangem a cidade como um todo vêm mudando a relação da cidade com o turismo. “Estamos conseguimos ter uma ocupação da rede hoteleira perene, tanto nos finais de semana, quanto ao longo da semana. E também em meses em que Curitiba não era tradicionalmente procurada, como julho, uma época de férias”. Em 2023, a cidade ainda foi incluída no roteiro de grandes shows de artistas internacionais, como Paul McCartney, Coldplay, Foo Fighters, Red Hot Chili Peppers, entre outros. Tatiana comemorou as apresentações e espera manter Curitiba como destino de artistas que atraem não só os paranaenses, mas também pessoas de outros estados brasileiros.
Resultados e planos
Atualmente, Curitiba já se posiciona como um dos destinos turísticos mais procurados no Brasil. Segundo a Pesquisa de Demanda Turística, realizada pelo IMT, 7,4 milhões de turistas estiveram na cidade em 2022, último ano com um levantamento disponível. A cidade também aparece no top 10 das mais buscadas pelos brasileiros no Google.
Para 2024, a presidente do IMT celebra a ampliação de voos internacionais de países como Chile e Uruguai para Curitiba e a realização de diversos eventos das áreas de inovação e técnico-cientifica, como propulsores da cadeia de turismo em Curitiba já no primeiro trimestre. A Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi) 2024, por exemplo, acontece entre 17 e 19 de março e deve atrair mais de mil participantes em sua primeira edição presencial na cidade. Ainda em março, comemorações como o aniversário da capital paranaense (29) e A Expo Turismo Paraná, que acontece em 7 e 8, também movimentam o setor.
Integrar às conversas
Entre os desafios do IMT para este ano, estão a manutenção do posicionamento estratégico de Curitiba como uma cidade com atrativos turísticos, melhorar os aspectos de inovação e conectividade e aproximar ainda mais partes interessadas, para que todos possam “trabalhar no mesmo barco”. Na visão de Tatiana, há um potencial grande em integrar às conversas do setor a Região Metropolitana, que abrange um raio de 100 quilômetros e contém parques, vinícolas, opções de aventura, entre outros.
“Queremos uma integração maior com o setor privado, que já é boa. Também temos muito orgulho de poder debater bastante com o Conselho Municipal de Turismo [as ações de fomento ao setor]. Tudo isso nos aproxima e dá uma melhor experiência para o turista”, conclui Tatiana.
Impulsionar o crescimento econômico, turístico e promover eventos na região de São José dos Campos estão entre os objetivos do trabalho da DSJC
EDIÇÃO DO DT com agências
A Destination São José dos Campos (DSJC) apresentou nos últimos dias os resultados significativos do relatório anual que abrange os anos de 2022 e 2023. A entidade sem fins lucrativos se dedica à promoção da hospitalidade e eventos na região do Vale do Paraíba.
De acordo com nota enviada ao DIÁRIO, a organização expõe que, desde sua criação em 2022, “vem desempenhando um papel fundamental na busca por sinergias que atraiam investimentos e facilitem negócios, gerando oportunidades para seus 60 associados”.
Segundo o informativo, no ano de implantação, em 2022, a DSJC se integrou à Unedestinos, fortalecendo sua presença e alcance em âmbito nacional. Um marco importante, conforme indica a entidade, foi a cessão do “naming right” para o evento “Destination Gastronomia” no Vicentina Aranha, que registrou a participação notável de 23 mil pessoas, tornando-se um case de destaque na 7ª edição do Unecongresso.
Presença da DSJC
Já em 2023, a DSJC consolidou sua presença em eventos de relevância, como o Fórum Panrotas, Expo Fórum Visite São Paulo e 2o. Fórum da Gastronomia Artesanal, incluindo uma parceria estratégica com o SJK Airport na Alta AGM & Airline Leaders Forum, a maior conferência do mercado de aviação, que aconteceu no México.
Destaque também para a atuação no comitê de hospitalidade da SSP23, na 37ª edição do Festivale, com apoio às boas-vindas dos artistas e produtores na cidade e na Innovation Week 2023. A DSJC ainda reforçou seu compromisso com a hospitalidade ao estabelecer hospitality points em eventos diversos na cidade, como a Festa Litero-Musical (Flim) e o Portões Abertos do DCTA.
Números
Segundo a DSJC, os números divulgados incluem uma rede de 60 associados, a realização de 03 eventos com “naming right”, o apoio a 12 eventos locais, a implementação de 06 hospitality points, participação em 12 eventos relevantes e a qualificação de 3878 profissionais desde 2022, em parceria com CEPHAS, Departamento de Turismo e Prefeitura Municipal de São José dos Campos.
Os dados refletem não apenas os resultados alcançados pela DSJC, mas também sua dedicação em impulsionar o crescimento econômico, turístico e a promoção de eventos na região de São José dos Campos.
Entre os brasileiros, os pacotes de viagens para Maceió, em Alagoas, estão liderando para o Carnaval neste ano
EDIÇÃO DO DT com informações da Decolar e MTur
A busca por pacotes de viagens no período do Carnaval em 2024 está enorme. De acordo com dados da plataforma de viagens Decolar, o interesse em conhecer o Brasil cresceu 114% em comparação com o ano passado.
Segundo nota publicada pelo MTur, destinos como Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) despontam como os favoritos, prometendo atrair um público animado em busca de experiências únicas durante o período do Momo.
O levantamento traz também outras localidades como rotas mais procuradas para aproveitar a festa. As cidades da região Nordeste se destacam nas buscas. Porto Seguro (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE), Porto de Galinhas (PE), Recife (PE), Maragogi (AL) e João Pessoa (PB) fecham o top 10 destinos para o tradicional festejo, que este ano acontece entre os dias 8 e 14 de fevereiro.
“O carnaval é uma das festas mais tradicionais de nosso país. Nessa época do ano o Brasil aumenta muito seu fluxo turístico interno e de visitantes estrangeiros. É um momento de festa e temos muito a comemorar. As festividades movimentam hotéis, bares, restaurantes, produtores locais, enfim, toda uma cadeia que se beneficia do nosso setor e aquece a economia brasileira”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
O estudo também analisou a procura pelos destinos nacionais por clientes de outros países. Entre os preferidos pelos estrangeiros, aparecem as capitais: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA). “O crescimento da procura de estrangeiros por pacotes de viagem para passar o Carnaval de 2024 no Brasil foi de 81%, em relação à busca para o carnaval de 2023”, é o que conta a diretora de Produtos Não Aéreos da Decolar, Daniela Araujo.
Maceió: destino de Carnaval mais procurado
Maceió (AL) aparece como destino mais desejado entre os brasileiros. Segundo a empresa Decolar, a capital alagoana é a cidade mais procurada para pacotes nacionais durante o Carnaval. O aumento no fluxo turístico chega a 350%, e a ocupação hoteleira próxima aos 100%. Até março são esperados cerca de 1,5 milhão de visitantes na cidade.
Para estimular o brasileiro a viajar mais pelo país, o Ministério do Turismo lançou vários programas para promoção turística nacional.
O “Conheça o Brasil: Voando” consiste em uma dessas ações. Em parceria com empresas aéreas, o MTur busca incentivar viagens a partir de ações como a oferta de “stopover” (quando o passageiro, sem custos extras, pode conhecer um destino intermediário antes de seguir ao rumo final). Além disso há o “Conheça o Brasil: Realiza”, ação junto ao Banco do Brasil que oferece crédito a correntistas para turismo.
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