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Celso Guelfi, CEO e fundador da GTA: “Somos fiéis aos agentes de viagens”

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Celso Guelfi, CEO e fundador da Global Travel Assistance (GTA) atendeu o DT em sua sede em São Paulo e concedeu uma entrevista completa à jornalista Cecília Fazzini e ao editor Paulo Atzingen.

Publicado dia 3 de maio (RETRO 2023)

A primeira parte da entrevista é esse podcast abaixo no qual Celso fala da importância do seguro ao viajante e da necessidade do público final em entender essa importância. Celso se aprofunda no tema e apresenta exemplos práticos da necessidade em contratar um seguro viagem antes das viagens, inclusive as nacionais e viagens curtas: “São exemplos que muita gente não sabe e é importante que a agência de viagem esclareça isto”, diz à reportagem. Celso Guelfi não deixa de citar o papel fundamental do agente de viagem. “O nosso negócio é vender através dos agentes de viagens e operadoras. Somos fiéis a eles”.  Confira o podcast a seguir, produzido por Geovana Fraga:

Celso Guelfi fala à jornalista Cecília Fazzini (Crédito: Diário do Turismo)

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Sobre a GTA

 

GTA – Global Travel Assistance é uma empresa amiga do agente de viagem tendo suas vendas 100% B2B, acumulando mais de 33 anos de operação no mercado de seguro viagem nacional e internacional. A central de operações reúne 3 mil colaboradores, 530 linhas telefônicas, 40 centros operacionais e 300 postos de coordenação com capacidade para responder mais de 95 mil chamadas. Com sede em São Paulo, a empresa atua com 22 representantes nas principais cidades brasileiras. A GTA detém o reconhecimento dos agentes de viagem como empresa referência em produtos e serviços. Por 14 anos consecutivos foi ganhadora do Prêmio Top Aviesp , na categoria Melhor Empresa de Seguro Viagem .

Miguel Fluxá é eleito CEO do Ano pela Forbes Espanha

O presidente e fundador do Grupo Iberostar, Miguel Fluxa, é eleito o CEO do Ano pela Forbes Espanha; saiba mais sobre o executivo e sua trajetória

Publicado dia 10 de Maio (RETRO 2023)

O fundador e presidente do Grupo Iberostar, Miguel Fluxá, foi eleito o Melhor CEO de 2023 pela Forbes na Espanha. Este reconhecimento de prestígio destaca a trajetória de negócios de Fluxá e sua excepcional liderança no crescimento mundial do grupo hoteleiro de Maiorca. Com um firme compromisso com a qualidade e sustentabilidade de todas as suas operações.

O presidente do Grupo Iberostar, Miguel Fluxá, destacou que: “É uma honra obter este reconhecimento da Forbes Espanha. Somos uma empresa familiar com fortes valores que nos ajudaram a moldar a cultura corporativa da Iberostar baseada na qualidade e sustentabilidade a longo prazo”.

“Este reconhecimento é uma prova da dedicação de tantos colaboradores e profissionais que nos acompanharam durante todos estes anos e das mais de 30.000 pessoas que hoje partilham da nossa visão e paixão por esta indústria”, complementou.

Miguel Fluxá é eleito o Melhor CEO de 2023: veja a longa trajetória de sucesso

Miguel Fluxá começou a trabalhar na Viajes Iberia, empresa que seu pai, Lorenzo Fluxá (1907-1993), adquiriu em 1956. Ele transformou-a em um dos mais importantes grupos emissores da Espanha.

Além disso, em sua extensa atividade como agente de viagens, receptivo e operador turístico, destacam-se, entre outras coisas, duas realizações. A primeira é que, em 1973, criou a Iberojet, um dos primeiros operadores turísticos espanhóis, a Iberojet. Depois, em 1991, criou a Sunworld, o primeiro operador turístico com capital espanhol na Inglaterra.

Ainda, em 1979, Miguel Fluxá começou a sua atividade hoteleira na Espanha.

A criação da Iberostar e o sucesso hoteleiro

Anos depois, em 1983, criou a marca Iberostar e em 1993 iniciou sua expansão internacional na República Dominicana. Em 2006, Fluxá vendeu seu grupo emissor para um grupo de investimentos a fim de se concentrar na divisão hoteleira. Isso levou a Iberostar a alcançar mais de cem hotéis, espalhados por 16 países ao redor do mundo.

Junto com suas filhas Sabina (Vice-Presidente e CEO) e Gloria (Vice-Presidente e Diretora de Sustentabilidade), eles posicionaram o Grupo Iberostar como referência internacional por seu modelo de turismo responsável, com foco no cuidado com as pessoas e o meio ambiente.

A família Fluxá
A família Fluxá (Foto: Divulgação)

Isso porque a empresa trabalha com uma visão de longo prazo baseada na circularidade e desenvolve uma ambiciosa Agenda 2030 para ser livre de resíduos até 2025. Além de ser neutra em carbono até 2030, bem como ser 100% responsável em sua cadeia de abastecimento de frutos do mar até 2025 e melhorar a saúde dos ecossistemas ao redor de seus hotéis, entre outros objetivos.

Além disso, a qualidade e a reputação de sua marca permitiram à família Fluxá implementar estratégias comerciais, como a assinatura da aliança comercial de longo prazo com o IHG, uma das principais redes hoteleiras do mundo. Essa aliança representa uma nova dimensão de crescimento para a Iberostar continuar promovendo um modelo de turismo responsável, mantendo a propriedade da empresa e a plena autonomia de gestão.

Ainda, um dos reconhecimentos mais prestigiados do mundo dos negócios éo  Prêmio Forbes de Melhor CEO. Isso porque é baseado em uma série de critérios objetivos, como resultados financeiros, estilo de liderança e impacto na indústria e na sociedade.

Para saber mais, acesse o site oficial do Grupo.


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

Juiz manda Hurb marcar viagem de casal aos EUA

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O site Consultor Jurídico deste domingo (7) traz uma matéria sobre a agência digital Hurb que vem atravessando sérios problemas de gestão. Na matéria, assinada por Renan Xavier, o juiz determina que a agência marque a viagem de um casal para Nova York em até um mês. A multa é de R$ 10 mil.

Publicado dia 8 de maio (RETRO 2023)

Segundo o site Consultor Jurídico, o juiz Sang Duk Kim, da 7ª Vara Cível de São Paulo considerou falta de empenho para solucionar o problema e concedeu tutela de urgência e exigiu que a agência digital Hurb marque a viagem de um casal para Nova York em até um mês. A decisão da última quarta-feira (4/5) foi tomada em meio a uma crise da empresa, que vem sendo acusada de não entregar produtos contratados.

Entenda o caso

Os clientes compraram, em setembro de 2021, um pacote turístico no valor de R$ 3.800. Já constava no contrato do produto que a viagem deveria ocorrer em 2023, com passagens de ida e volta, saindo de São Paulo, em classe econômica.

Nove meses depois da contratação, em junho de 2022, o casal sugeriu, por meio de formulário, três datas diferentes para viajar, conforme regra estabelecida pela empresa. Conforme solicitado, o intervalo para embarcar seria entre 30 de março e 13 de abril. A própria empresa estipulou o dia 13 de fevereiro deste ano como data limite para confirmar a viagem. Tal prazo não foi cumprido.

Os clientes entraram em contato com a Hurb via chat, questionando o atraso. Lembrou à empresa que a viagem estava ligada a compromissos pessoais. A empresa se desculpou e informou que o pedido seria colocado como prioridade. Mas isso não aconteceu. Ainda sem resposta, a consumidora iniciou relatos em plataformas de defesa do consumidor, mas recebeu apenas respostas padrões, de forma automática, sem previsão de entrega dos voos.

No fim de março, quando já deveriam estar se preparando para o embarque, os clientes voltaram a sugerir três novas datas para viajar. Dessa vez, com intervalo sugerido entre 10 de junho e 1 de julho de 2023. A Hurb se comprometeu a confirmar os voos até 17 de abril. Em 14 de abril, no entanto, a empresa enviou um e-mail comunicando a cliente de que as datas indicadas no novo formulário estavam indisponíveis.

Sem respostas por meios extrajudiciais, ingressaram com a ação. Representando os consumidores, o advogado Lucas Nasser, do escritório Oton Nasser Advogados Associados, destacou que a Hurb passa por um momento de “caos” em sua gestão e que há o risco da empresa decretar falência “a qualquer momento”.

Nas últimas semanas, a Hurb tem sido alvo de denúncias de consumidores que a acusam pela não entrega de pacotes. Em 21 de abril, João Ricardo Mendes renunciou ao cargo de CEO da empresa após vir a público um episódio em que ele xinga, ameaça e humilha um cliente que reclamou do atendimento da marca.

Nesta semana, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, abriu um processo administrativo contra a Hurb por desrespeito aos direitos dos consumidores que compraram pacotes de viagens com a plataforma. O processo visa coibir práticas abusivas no mercado de turismo. As medidas vão desde a aplicação de multas (que podem chegar a R$ 13 milhões) até a suspensão das atividades da empresa.

De acordo com a Senacon, apenas nos três primeiros meses de 2023, foram mais de 7 mil reclamações formais contra a Hurb, contra 12 mil reclamações em todo o ano de 2022. Além disso, o índice de solução das demandas da empresa na plataforma consumidor.gov caiu de 64% (2022) para 50% (2023).

“A contratação da ré para a ‘entrega’ do pacote turístico adquirido pela autora é incontroversa. É incontroverso ainda que a ré não tem se empenhado em atender a autora no que diz respeito a efetiva prestação dos serviços e produtos contratados”, diz o juiz Sang Duk Kim na decisão.

Em caso de descumprimento, a Hurb pode ser multada em R$ 10 mil. (Fonte Consultor Jurídico – Conjur)

The Westin Porto de Galinhas terá férias encantadas

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Neste verão, o The Westin Porto de Galinhas terá férias encantadas, com muitas atividades especiais para as crianças e adultos

Porto de Galinhas é um dos melhores destinos do Nordeste e é o lugar certo para o verão. Isso porque possui praias de areia branca, mar cristalino e piscinas naturais, além de dias quentes e ensolarados. Então, o The Westin Porto de Galinhas, resort all-inclusive de classe mundial, vai garantir ainda mais motivos para os turistas escolherem o destino para passar suas férias em família.

The Westin Porto de Galinhas terá férias encantadas: veja programação

De acordo com nota oficial enviada ao DIÁRIO, durante os meses de janeiro e fevereiro, o resort terá uma programação especial de férias para todas as idades. Então, as crianças vão aproveitar atividades cheias de magia e encanto, como show de palhaço e show de mágica. Assim como show O Filho dos 3 Porquinhos e tarde encantada com príncipes e princesas.

Além disso, para garantir uma rotina saudável nas férias, a programação para os adultos vai contar com caminhadas com o Run Concierge, um serviço exclusivo do The Westin Porto de Galinhas. Além de ioga na piscina e alongamento. A diversão continua ainda com muitas atividades na piscina e na praia, música ao vivo e DJ.

O The Westin Porto de Galinhas terá férias encantadas: rapaz sentado, praticando ioga no resort
Uma das atividades para os adultos será o ioga (Foto: Divulgação)
Comodidades do resort

Além do pacote all-inclusive premium, os hóspedes do The Westin Porto de Galinhas podem aproveitar toda a estrutura de lazer do resort. Como, por exemplo, as piscinas a poucos passos da praia, beach club exclusivo, espaço família, kids club, teens club e academia completa. Além dos tratamentos relaxantes do novo Heavenly Spa by Westin (valores à parte).

O The Westin Porto de Galinhas terá férias encantadas: foto da academia do resort, e de um rapaz andando em uma esteira
A academia já está inclusa na estadia do resort (Foto: Divulgação)

De frente para o mar, o resort oferece uma gastronomia sofisticada em 10 espaços diferentes, como restaurantes temáticos, food truck, bares e café. Já sobre os quartos, há suítes e até villas com piscina privativa, e as acomodações elevam a experiência de férias de luxo na praia.

O The Westin Porto de Galinhas terá férias encantadas: placa do resort
O resort oferece suítes e até villas com piscina privativa (Foto: Divulgação)
Serviço
The Westin Porto de Galinhas

Endereço: Rodovia PE-009, km 06, Porto de Galinhas – Ipojuca/PE
Reservas: (81) 3311-1717 / reservas@westinportodegalinhas.com.br

Para mais informações, acesse o site oficial.


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

LATAM anuncia compra de mais cinco Boeing 787

A LATAM anuncia compra de mais cinco Boeing 787 e consolida o grupo como maior operador do modelo na América Latina; saiba mais

Como forma de continuar avançando em seu compromisso de ser mais eficiente e sustentável, o grupo LATAM anunciou um pedido adicional de cinco Boeing 787 Dreamliner. Conforme nota oficial enviada ao DIÁRIO, esse acordo consolida o grupo como maior operador de Dreamliner na América Latina.

Somado às entregas já programadas deste modelo para os próximos anos, o grupo LATAM atingirá um total de 46 aeronaves Boeing 787. Isso representa um crescimento de 20 aeronaves desse modelo em relação à frota pré-pandemia. Além disso, o investimento reforça o compromisso do grupo em ter uma das frotas mais modernas e eficientes da América do Sul.

Outra novidade é que os próximos 787 sairão de fábrica com motores GEnx. Assim, o grupo LATAM o primeiro da América do Sul a contar com o equipamento da GE Aerospace reconhecido mundialmente pelo desempenho e eficiência.

LATAM anuncia compra de mais cinco Boeing 787 e executivos comentam

“Essas ações estão alinhadas ao compromisso da LATAM com a sustentabilidade e aproxima o grupo de sua meta de se tornar neutro em carbono até 2050”, afirmou Ramiro Alfonsín, CFO do grupo LATAM.

“A incorporação dos motores GEnx dá maior flexibilidade e opções para o crescimento da frota de longo alcance do grupo. Além disso, a ampliação da frota Boeing 787 permitirá à LATAM operar dois modelos de motores diferentes e reconhecidos por sua tecnologia de última geração e impacto ambiental reduzido”, finalizou o executivo.

“O 787 Dreamliner é perfeitamente adequado para apoiar os objetivos de sustentabilidade e operações da LATAM, oferecendo à companhia aérea um desempenho excepcional, capacidade de rotas flexível e maior conforto para os passageiros”, disse Mike Wilson, vice-presidente de Vendas para a América Latina e o Caribe da Boeing Commercial Airplanes. “Estamos ansiosos para seguir apoiando a LATAM, que conecta toda a América Latina com o mundo e faz a diferença nas comunidades que atende.”

Saiba mais sobre os motores GEnx

De acordo com informações de seu fabricante, a família de motores GEnx tem mais de 50 milhões de horas de voo desde sua entrada em serviço em 2011. Além disso, é o motor de maior potência e venda mais rápida da GE, com quase 3 mil motores em serviço e em lista de espera, incluindo peças de reposição.

“A GE Aerospace tem o prazer de dar as boas-vindas ao grupo LATAM Airlines à família de motores GEnx”, afirmou Kathy MacKenzie, vice-presidente de programas comerciais da GE para a GE Aerospace. “Esperamos continuar apoiando o grupo à medida que avança no crescimento e na expansão de sua frota de 787 Dreamliner”, completa.

LATAM anuncia compra de mais cinco Boeing 787: veja os diferenciais da aeronave

Segundo dados do seu fabricante, a família de aeronaves 787 Dreamliner oferece eficiência de combustível superior, mantendo as companhias aéreas competitivas. Então, o o Boeing 787 utiliza 25% menos combustível e gera 25% menos emissões do que os aviões que substitui. Além disso, o Boeing 787-9 pode transportar 300 passageiros e tem capacidade para percorrer uma distância de aproximadamente 14.010 km.

O Boeing 787 também foi projetado para oferecer conforto, com cabine espaçosa, iluminação LED ajustável e janelas maiores. Assim como oferece melhor qualidade do ar e tecnologia que detecta e neutraliza a turbulência para um voo mais suave. Além de compartimentos superiores espaçosos para uma melhor experiência de voo.

Veja os modelos que o Grupo LATAM possui

Atualmente, o grupo LATAM conta com 332 aeronaves, sendo 56 aeronaves de passageiros Boeing (modelos 767, 777 e 787) e 256 aeronaves Airbus (modelos A319, A320, A320neo, A321 e A321neo). Além disso, a LATAM Cargo possui 20 aeronaves cargueiras.

Para saber mais, acesse o site oficial.


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

Costao do Santinho inaugura teatro moderno

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O Costao do Santinho Resort inaugura teatro moderno e o local passa a figurar como um importante equipamento para o resort e leva o nome do fundador: Teatro Fernando Marcondes

Eleito recentemente como Melhor Resort do Brasil, o Costao do Santinho Resort, a fim de potencializar suas produções artísticas e culturais, inaugurou um novo equipamento cultural. Ele é um moderno espaço para espetáculos que levará o nome do fundador do resort, chamando-se Teatro Fernando Marcondes.

Com capacidade para 535 lugares, o teatro possui 650 metros quadrados e tem poltronas especiais, distribuídas em formato auditório. Além disso, foi projetado atendendo todas as condições de acessibilidade.

“O Teatro que estamos inaugurando reúne o que existe de mais sofisticado em som, luz e acústica numa estrutura para uso privado. Será um marco histórico na vida do Costao”, celebrou o empresário Fernando Marcondes, o fundador do empreendimento.

Costao do Santinho Resort inaugura teatro moderno: saiba mais

De acordo com nota oficial enviada ao DIÁRIO, o teatro, com investimento na ordem de um milhão e meio de reais, será a nova casa do elenco artístico cultural do resort. Além disso, climatizado e com revestimento acústico dentro dos padrões de teatro profissionais, o espaço foi projetado para figurar como um dos mais modernos do sul do país. Por sua vez, o palco conta com 5 m de profundidade por 11 de largura.

Costao do Santinho inaugura teatro moderno: foto do interior do teatro e das poltronas do local, que são especiais e em tom cinza claro
O teatro segue os padrões profissionais e conta com poltronas especiais, por exemplo (Foto: Costao)

“Um produto criado para estar em linha com o mercado e para que possamos maximizar ainda mais as nossas produções. Será um equipamento focado para o público de lazer que frequenta o Costao”, pontuou Daniel Sardinha Pedrette, gerente de entretenimento e eventos temáticos do resort.

Então, o Teatro Fernando Marcondes será focado para os espetáculos para os hóspedes, com shows elaborados pelo elenco artístico do hotel. “Em nosso calendário temos um espetáculo diferente cada dia da semana e o espaço será utilizado tanto para a programação infantil, com os espetáculos dirigidos para o público infantojuvenil, quando para as atrações para toda a família”, explicou Daniel Sardinha Pedrette.

Costao do Santinho Resort inaugura teatro e estimula visitas ao destino

Além de ser um grande interlocutor com o trade, fomentando o destino, o Costao é reconhecido por sua forte atuação na preservação cultural.

“Nossas produções resgatam a cultura local e a brasilidade, trazendo renomados espetáculos internacionais também para o nosso dia a dia, mas sem perder a essência e sempre contando uma história, gerando experiências e conexões. Com o novo equipamento teremos ainda mais força nesse segmento, potencializando todos os espetáculos produzidos pela equipe interna do Costao”, destacou Daniela Rocco, diretora comercial e de marketing do Costao.

Costao do Santinho Resort inaugura teatro moderno: foto de Daniela Rocco, diretora comercial e de marketing do Costao
Daniela Rocco, diretora comercial e de marketing do Costao (Foto: Divulgação)
Primeira exibição do teatro acontece nesta noite

A primeira exibição no Teatro Fernando Marcondes acontece na noite desta quarta-feira, 20 de dezembro, em um soft open para imprensa, hóspedes e convidados. Além disso, o equipamento localiza-se na antiga Vila do Porto, próximo ao CIE – Centro Internacional de Eventos do resort. Até janeiro, toda a área externa será revitalizada e humanizada para que o cliente tenha total imersão no ambiente cultural.

Para saber mais, acesse o site oficial.


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GRU Airport recebeu em novembro mais de 3,5 mi de passageiros

O GRU Airport recebeu em novembro deste ano mais de 3,5 milhões de passageiros e entre as rotas mais procuradas, estão Recife, Miami e Lisboa

No mês de novembro, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou 22,8 mil pousos e decolagens e a movimentação de cerca de 3,5 milhões de passageiros. Além disso, entre os meses de janeiro a novembro, o total chegou a 37,6 milhões. No mesmo período, em 2019, antes da pandemia, o aeroporto transportou 38,9 milhões de passageiros.

GRU Airport recebeu em novembro deste ano uma média de 76,5 mil passageiros por dia

De acordo com nota oficial enviada ao DIÁRIO, no mês de novembro, as operações nacionais tiveram uma média de 76,5 mil passageiros por dia, com 16,7 mil pousos e decolagens. Isso equivale a 557 operações por dia, que conectaram 52 destinos domésticos. Entre eles, os mais procurados foram: Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.

Já nas viagens internacionais, foram cerca de 39,5 mil passageiros por dia, com 6,1 mil pousos e decolagens ou 203 operações por dia, que ligaram a 50 destinos. Nesse caso, os destinos mais mais procurados foram Santiago, Buenos Aires, Miami e Lisboa.

GRU Airport prevê receber 1,5 milhão de passageiros entre o Natal e Ano Novo

Além disso, neste ano, os últimos dois meses são mais significativos pelo aumento da movimentação devido aos feriados prolongados. Assim como a temporada de férias escolares e coletivas. Então, entre os dias 21 de dezembro de 2023 e 02 de janeiro de 2024, que contemplam os feriados de Natal e Ano Novo, estão previstos 1,5 milhão de passageiros em voos nacionais e internacionais.

GRU Airport recebeu em novembro mais de 3 milhões de passageiros: veja serviços

Conforme nota enviada ao DT, a concessionária trabalha constantemente em melhorias na infraestrutura do aeroporto e em projetos para aprimorar a experiência do passageiro. Tanto que, neste ano foram inauguradas 41 operações comerciais de varejo. Só em novembro, foram abertas duas novas opções comerciais.

Além disso 24 salas VIP do aeroporto estão distribuídas pelos terminais 1,2 e 3, e localizam-se dentro das salas de embarque e também no saguão de embarque. Já os serviços variam entre banho, espaço kids, bufê completo e serviços à la carte. Algumas salas ainda possuem vista para o pátio de aeronaves.

Os usuários também podem desfrutar de outras comodidades, como Wi-Fi de alta velocidade, estações de carregamento gratuitas. Além de dez mil vagas de estacionamento.

Para saber mais, acesse o site oficial.


EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.

Rio Hotel by Bourbon Ciudad del Este recebe certificação quatro estrelas do Paraguai

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O Rio Hotel by Bourbon Ciudad del Este acaba de anunciar que recebeu importante certificação de categoria quatro estrelas da Secretaria Nacional de Turismo do país (Senatur). A chancela é concedida com base em avaliação feita de acordo com as normas técnicas do Paraguai.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Em nota, o hotel informa que durante três dias, foram analisados mais de 140 pontos do hotel, entre eles patentes e licenças de diversos setores, como acessibilidade e segurança, além de valores e missão da empresa, entre outros. Para receber a classificação, é necessário ter, no mínimo, 80% de conformidade. O hotel alcançou 98,4%.

Além da certificação, o Rio Hotel by Bourbon Ciudad del Este também foi premiado na 26ª edição do prêmio Galardon Alto Paraná em duas categorias: “Hotel Internacional” e “Gerente-Geral”. O Galardon Alto Paraná é  uma organização cultural paraguaia, que atua no setor de hotelaria e turismo.

“Os dois reconhecimentos que acabamos de receber atestam o nosso trabalho de oferecer um serviço único e acolhedor aos hóspedes. São destaques que queremos compartilhar e comemorar junto de nossos colaboradores e clientes”, afirmou a gerente-geral do Rio Hotel by Bourbon Ciudad del Este, Roseli Roiek.

Bourbon Hospitalidade

A Bourbon Hospitalidade é uma empresa 100% brasileira atuando há 60 anos no mercado hoteleiro com marcas próprias como Bourbon, Rio Hotel e Be. A rede soma mais de 20 unidades em três países (Brasil, Paraguai e Argentina) e em mais de 20 cidades. São aproximadamente 5 mil acomodações que a colocam entre as dez maiores marcas hoteleiras atuantes no Brasil.

Com a maior estrutura para congressos e convenções da hotelaria brasileira, a Bourbon Hotéis e Resorts tem mais de 41 mil m² de espaços modernos e confortáveis. Conta com mais de 2 mil colaboradores preparados para proporcionar uma estada agradável. É reconhecida por sua gastronomia premiada, ambientes elegantes, acolhedores e atendimento de excelência, garantindo o padrão Bourbon de hospedar e receber.

Há mais de 15 anos, a parceria exclusiva com a Mauricio de Sousa Produções permite tematizar com a Turma da Mônica algumas acomodações e os complexos de lazer dos resorts em Atibaia (SP) e Foz do Iguaçu (PR). Com o clube de férias Bourbon Destination Club (BDC), os membros garantem economia e benefícios exclusivos na rede Bourbon e em mais de 4.300 hotéis em 100 países, com o parceiro RCI (Resort Condominium International), líder mundial em intercâmbio de férias.

Belém do Pará, 20 anos depois – por Paulo Atzingen*

Esse calor infernal que reencontro em Belém do Pará, depois de 5, 10, 20 anos – períodos que retornei à cidade das mangueiras – não foi suficiente para esfriar minha vontade em rever os amigos. Um deles é o Ney Barra da Veiga.
Por Paulo Atzingen, de Belém*

Ney mora na Braz de Aguiar – uma espécie de Avenida Angélica paraense, com prédios residenciais, comerciais e restaurantes. Ney está na faixa dos octogenários, mas não toma nenhum remédio, além do colírio para fazer frente ao glaucoma. Ney fundou a Neytur Turismo na década de 80 e foi ele quem me apontou o caminho de volta pra casa, lá em 2003, há exatos 20 anos!

Voltei pra Belém para agradecer sua solidariedade e amor ao próximo, sendo que esse próximo era eu. Como um oráculo, Ney apontou a revista colorida de turismo sobre sua mesa, em 2003 e disse: – “Se você começar a escrever pra essa revista, em 3 meses você estará na redação dela, lá em São Paulo”. Ele cantou a pedra, mostrou a direção e eu segui. E aqui estou de volta.

Belém mudou muito pouco em 20 anos. Suas mangueiras continuam derramando manga pelas calçadas, dando aquela ideia romântica de que ninguém passa fome no Grão-Pará e que a Cabanagem serviu para alguma coisa. Vejo, no entanto, dois mundos. O mundo dos shoppings refrigerados e das construtoras de prédios e o mundo do Ver-o-Peso, com o povo ribeirinho que tem na pele o rasgo mais agudo da pobreza tropical.

Dois mundos. O mundo do carro hermeticamente fechado, porque ninguém é tolo em trocar o geladinho pelo bafo de 40° das ruas. E o mundo do caboclo paraense papa-chibé, que vende açaí e tacacá na porta de casa, pra complementar renda ou porque tem mesmo só essa renda.

Diminuíram as palafitas, onde antes imperava o mangue. E vejo ainda a mulher amazônica, que quer se sofisticar com adornos dourados e industriais no busto e nas orelhas, que se opõem a seus traços florestais, artesanais e genuínos.

O taxista e o motorista do Uber reclamam do prefeito e do governador. Dizem, com a autoridade de belemenses, que o primeiro alardeia a busca de investimentos no estrangeiro, mas não os transforma em obras para a população. Que o segundo herdou do pai a herança da política e traz do berço o projeto hereditário de manter-se no Palácio governamental por todas as próximas gerações.

O motorista do Uber e o taxista seriam os cabanos modernos, que reclamam mas não se organizam ou/e não possuem força suficiente para enfrentar o império.

A Estação das Docas, antigo armazém do porto, manteve-se intacta nesses 20 anos. Ali pude desfrutar de um sorvete do genuíno cupuaçu. Revi o Palacete Bolonha e suas casas anexas, onde morei por alguns anos. Seus paralelepípedos ligam a movimentada avenida José Malcher (um Cabano) a uma rua particular, onde morava minha professora de Literatura, Nely Cecília.

De Uber, avistei a joia urbana de Belém, a Praça que recebeu o nome do líder dos Cabanos, Batista Campos, mas que é frequentada pela geração fitness e salpicada de prédios da classe média alta.

Mais adiante, parei e entrei na Basílica de Nazaré, a santinha dos paraenses.
Depois fui para o Mercado Ver-o-Peso e avistei a baía do Guajará, que engole o Rio Guamá e se mistura lá no horizonte com as águas do Marajó. Um caboclo pesca no rio. São como unha e carne. Ele se alimenta e se retroalimenta de seu grande hipermercado chamado Rio. Seus movimentos são lentos como o Rio. Ele vive o tempo mítico do Rio e em sua paz joga sua rede ou seu anzol nas águas barrentas.

Ele é um cabano, mas, sem armas e sem revolta, escolheu a gratidão como resposta, que lhe dá o peixe e o pão na mesa. Sua aparente fraqueza fortalece-o de uma dignidade que constrange o império-republicano em seu ar- condicionado.

Fui um jovem cabano, na cidade de Belém, há 20 anos. Hoje, sem armas e sem mágoas, escolhi ser grato a ela, que me deu o norte.

Belém, 19 de dezembro de 2023


Cabanagem*

A Cabanagem, também chamada Guerra dos Cabanos, foi uma revolta popular e social que ocorreu na então Província do Grão-Pará entre 1835 e 1840, durante a regência de Diogo Antônio Feijó no Império do Brasil, influenciada pela Revolução Francesa, tendo como líderes João Batista Gonçalves Campos, Félix Clemente Malcher, Antonio Vinagre, Francisco Pedro Vinagre, Eduardo Angelim e Vicente Ferreira de Paula. A revolta foi motivada pela extrema pobreza, fome e doenças que afetavam a população local,[5] além do isolamento político, a forte influência portuguesa na região com a independência do Brasil em 1822, uma vez que o Pará aderiu à independência apenas em 1823. (Wikipédia)


*Paulo Atzingen é jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO

França recorre de absolvição da Air France e da Airbus por queda de avião

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O governo da França, por meio do Ministério Público francês informou nesta quinta-feira (27) que vai recorrer da absolvição da Air France e da Airbus por homicídio culposo pela queda do voo 447 no oceano Atlântico, em 2009. O órgão francês levará o caso a uma instância superior. As informações são do Le Figaro.

Publicado dia 28 de abril (RETRÔ 2023)

Este recurso surge dez dias depois de o tribunal de apelação de Paris ter decidido que, apesar de terem sido cometidas “faltas”, não era possível estabelecer “um nexo de causalidade seguro entre as imprudências/negligências e o acidente”, segundo sentença da presidente do tribunal, Sylvie Daunis.

O Sindicato Nacional dos Pilotos de Linha Aérea (SNPL) disse estar “profundamente aliviado” com o recurso, qualificando a decisão do tribunal de “incompreensível e perigosa”.

O SNPL considera que a decisão do procurador permitirá ao tribunal de recurso “reexaminar as responsabilidades da Airbus e da Air France neste drama” a nível penal, depois de já ter reconhecido sua responsabilidade civil.

A absolvição de 27 de abril se referia a homicídio culposo, quando não há intenção de matar. No processo, o Ministério Público havia pedido multa de EUR 225 mil (R$ 1, 25 milhão) para cada uma das empresas.

De acordo com o sindicato, a Airbus manteve sondas de medição de velocidade defeituosas e não tornou obrigatório o treinamento de pilotos para que pudessem recuperar o controle da aeronave quando se perde a velocidade mínima.

O acidente ocorreu depois de gelo ter bloqueado as sondas que mediam a velocidade do avião, o que fez com que os pilotos não notassem a perda de velocidade quando estavam voando em meio a uma turbulência.

Em 1º de junho de 2009, o voo AF447 mergulhou no oceano Atlântico, quase quatro horas após decolar do Rio de Janeiro. Seus 216 passageiros e 12 tripulantes morreram na tragédia.

A aeronave modelo A330, que havia entrado em serviço quatro anos antes, transportava passageiros de 33 nacionalidades, entre eles 61 franceses, 58 brasileiros e 28 alemães, além de italianos (9) e espanhóis (2).

As caixas-pretas confirmaram que os pilotos, desorientados pela pane técnica que interferiu nas medições de velocidade do avião no meio da noite, não conseguiram impedir a queda da aeronave, que ocorreu em menos de cinco minutos.