Turistas poderão conhecer palácio do presidente italiano, em Roma

Continua depois da publicidade

O Palácio do Quirinal, sede da presidência da República da Itália, abrirá as suas portas diariamente e mostrará espaços até agora fechados ao público para reforçar a união histórica e cultural entre a instituição e os cidadãos.

Essa foi uma das primeiras decisões tomadas pelo novo presidente da República, Sergio Mattarella, que jurou seu cargo em 2 de fevereiro e se fixou como prioridade “superar as dificuldades dos italianos e realizar suas esperanças”.

Mattarella decidiu na sua terceira semana como presidente do país abrir “um lugar simbólico da história e da cultura dos italianos”, um palácio “que acompanhou a história da Itália e dos italianos e que continua os acompanhando”.

Veja também as mais lidas do DT

O anúncio foi feito no próprio palácio durante o ato de apresentação de uma exposição de tapeçarias pertencentes à família Medici que constitui um dos melhores testemunhos da arte do Renascimento.

“Pedi que o palácio se abra às visitas a cada dia, todos os dias da semana. Dei indicações para que se amplie também o percurso das visitas a salões e ambientes que antes não eram visíveis”, detalhou.

O presidente também disse ter solicitado “que os escritórios sejam retirados de alguma parte do palácio, para destinar estes espaços a novas exposições permanentes ou temporárias”.

Embora não tenha estabelecido uma data, Mattarella já antecipou que “um grupo de trabalho já se ocupa de definir a modalidade deste novo uso do palácio”.

“Trata-se de relacionar dia a dia a função do Quirinal como sede da presidência da República junto com a história de nosso país e nossos concidadãos”, resumiu o presidente.

Atualmente, o palácio, “ponto de referência da vida democrática da nação e museu aberto à Itália e ao mundo”, pode ser visitado quase todos os domingos com um horário limitado a três horas e meia durante a manhã.

Situado na colina Quirinal, a mais alta das sete que rodeiam Roma, o recinto sempre foi um lugar dedicado a organizar a vida política e social italiana, uma função que remonta à Antiguidade, quando no século IV a.C. foi espaço de culto e palco de ritos e cerimônias.

O palácio foi criado em 1573 como casa pontifícia de verão por decisão do papa Gregório XIII, após o que se transformou em residência real e, em 1947, em sede da presidência da República. (EFE)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade