A História do Vinho Miolo Lote 43 – por Adriano Miolo*

Continua depois da publicidade

Meu nome é Adriano Miolo, enólogo e superintendente do Grupo Miolo. Hoje vou contar um pouco sobre a história do grupo, falando sobre o nosso vinho ícone Miolo Lote 43.

Giuseppe Miolo, viticultor da região de Vêneto/Piombino Dese – Padova, veio para o Brasil em 1897 junto com uma leva de imigrantes italianos que se estabeleceram na Serra Gaúcha. Aqui adquiriu um lote de terra de 24 hectares, que trazia em sua escritura o número da parcela denominada Lote 43 da Linha Leopoldina.

O Lote 43 serviu de sustento para a família por várias gerações. Inicialmente cultivado por variedades americanas e híbridas. Na década de 70 teve seu pioneirismo marcado pelo início do cultivo de variedades vitis viníferas trazidas da Europa, com a variedade Merlot. Com os vinhedos plantados em latadas, o Lote 43 contribuiu para a elaboração dos primeiros vinhos finos brasileiros. A Vinícola Miolo surgiu em 1989 e foi no Lote 43, único lote que a família possuía, onde colhemos as uvas para a primeira produção dos vinhos da Miolo.

Veja também as mais lidas do DT

Em 1999, a família decidiu prestar uma homenagem ao patriarca Giuseppe Miolo e elaborou seu primeiro vinhoícone com uvas Merlot/Cabernet, que ganhou o nome Miolo Lote 43. Assim, os primeiros dois Lotes 43, safras 1999 e 2002, ainda foram elaborados com vinhedos de latada, plantados na década de 70.

Os vinhedos antigos de latadas do Lote 43, nesse meio tempo, foram arrancados e substituídos por vinhedos modernos, de espaldeira, com mudas certificadas e cultivadas de acordo com as melhores técnicas vitivinícolas mundiais. Hoje o vinhedo conta com 19 hectares plantados com as variedades Merlot e Cabernet Sauvignon.

Mais de 100 anos após a chegada de Giuseppe, os vinhedos da Miolo perfazem um total de mais de 1.000 hectares próprios, todos em espaldeira. O Lote 43 continua sendo o vinhedo que mantém a tradição da família.

O Vale dos Vinhedos foi a primeira região do Brasil a obter o selo D.O. (Denominação de Origem). A sua regulamentação estabelece que toda a produção de uvas e a elaboração dos vinhos sejam realizadas na região delimitada do Vale dos Vinhedos sob rigorosas regras técnicas, elevados padrões de qualidade e precisa avaliação sensorial de todos os vinhos.

O Miolo Lote 43 é elaborado somente em vindimas excepcionais, sempre por meio de um corte de vinho Merlot com vinho Cabernet Sauvignon. Desde 1999, a nossa opção foi explorar o conceito francês do cru, um vinhedo especial de onde surge um vinho ícone e singular.

A Merlot é a casta que melhor representa o terroir Vale dos Vinhedos. A Cabernet Sauvignon é extremamente exigente em horas de sol. Dependendo do ano e do clima temperado, a altitude de média montanha e o volume de chuva fraco proporcionam condições fantásticas para a produção de vinhos raros.

O Miolo Lote 43 está em sua sexta edição, 2011, que até então só havia sido produzida nos anos de 1999, 2002, 2004, 2005 e 2008.

As duas primeiras edições do Miolo Lote 43 são históricas e eternizaram o nosso passado, aquilo que fomos. Tanto o 1999 quanto o 2002 são vinhos de baixa graduação alcoólica, 12.5%, de vinhas conduzidas em latada, hoje extintas, onde a sutileza é a palavra que os define na perfeição. De 2004 até a vindima de 2011 tudo mudou, com modernas práticas de manejo dos vinhedos e dos vinhos, mas o vinho manteve a personalidade elegante, ganhando mais persistência e classe.

O Miolo Lote 43 é um vinho que apresenta características próprias para o envelhecimento e possui estrutura suficiente para suportar muitos anos de garrafa. É envelhecido por cerca de um ano em barricas novas de carvalho francês e americano. Depois de engarrafado, permanece durante mais um ano nas caves subterrâneas da vinícola no Vale dos Vinhedos.

Mais do que um vinho, é uma sincera homenagem à ousadia e à visão de Giuseppe Miolo.

Adriano_MioloAdriano Miolo.
Enólogo e bisneto de Giuseppe Miolo.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade