Abruzzo é ‘destino verde’ preferido dos italianos

Continua depois da publicidade

Escondida entre Marche e Molise, a região verde da Europa é uma das poucas que podem se gabar quando o assunto é diversidade de ambientes naturais. 30% do território é protegido por leis de tutela ambiental, além de ser dona do título de melhor destino de parques naturais para os italianos.

Parque Nacional do Gran Sasso e Monti Della Laga: com 150.000 hectares, é um dos maiores parques naturais da Itália e está entre dois grupos montanhosos, o Gran Sasso e Monti Della Laga, caracterizados por fenômenos erosivos, como infiltrações de águas e formações de grutas. O cume mais alto dos Apeninos, o Corno Grande, com seus 2.912 metros de altura, é um passeio indicado para os corajosos. A estação de esqui Prati di Tivo é o ponto de partida, e passa por Pietracamela. Quando se chega ao topo, a vista é semelhante às paisagens do Tibet no ocidente, um imenso planalto árido sobre o qual prospectam os altos cumes da cadeia de Gran Sasso.

 

Parque Nacional de Abruzzo, Lazio e Molise: Os 90 anos de proteção ambiental pouparam este local da caça e da invasão de construtoras imobiliárias. O resultado que se vê hoje é um ambiente puro e repleto de bosques entre os quais aparecem os cumes dos montes Petrosos e Marsicano. No roteiro, inclua Pescasseroli, localizado no centro do parque; Barrea, com seu belo lago artificial; Civitella Alfedena e Opi, com sua fauna ainda preservada. 

Veja também as mais lidas do DT

 

Parque Nacional da Majella: São 74 mil hectares divididos nas províncias de Pescara, Chieti e L’Aquila. Com mais de 30 cumes que podem superar dois mil metros de altura, o parque é famoso pela rica flora e fauna: mais de 1.700 variedades entre flores e plantas que representam um terço da flora italiana; já a fauna possui espécies como a lontra, o lobo, a camurça do Abruzzo e, em grave risco de extinção, o urso marsicano. A Gruta do Cavallone, por sua vez, é o grande destaque. Ela se abre a 1.470 metros sobre a montanha, e é acessível através de trilhas ou de bondinhos.

MVB

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade