Missão internacional reúne empresários e instituições brasileiras na WTM London 2026 para ampliar negócios sustentáveis e fortalecer o turismo ligado à conservação ambiental
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da Embratur
A biodiversidade brasileira e as oportunidades de negócios ligadas ao turismo sustentável estão em destaque em Londres, no Reino Unido. A Embratur e o Sebrae realizam, entre os dias 2 e 6 de novembro, a Visit Brasil Trade Mission – London 2026, iniciativa que reúne empresários e representantes de instituições brasileiras para promover experiências turísticas, produtos da bioeconomia e parcerias internacionais.
Com apoio da Embaixada do Brasil no Reino Unido, a missão inclui participação na WTM London 2026, uma das principais feiras internacionais de turismo, além de encontros institucionais, visitas técnicas e atividades voltadas à inovação e ao desenvolvimento sustentável.
A delegação conta com 19 integrantes, incluindo representantes da Embratur, dirigentes e equipes técnicas do Sebrae de estados como Amapá, Amazonas, Pará, Mato Grosso e Maranhão, além de empresários e integrantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e do Instituto Amazônia+21.
A programação também está alinhada à Parceria Estratégica Reino Unido–Brasil 2026–2030, que identifica a bioeconomia e o turismo entre os setores com potencial para ampliar investimentos e fortalecer a cooperação entre os países.
Turismo e biodiversidade abrem oportunidades de negócios
A proposta da missão é aproximar empreendedores brasileiros de organizações estrangeiras interessadas em iniciativas que associam atividades turísticas, preservação ambiental e valorização das comunidades locais.
Para o presidente da Embratur, Bruno Reis, a diversidade natural do Brasil representa um diferencial competitivo capaz de impulsionar a presença do país no mercado internacional.
“A biodiversidade brasileira é um dos nossos grandes diferenciais no turismo internacional. Quando conectamos essa riqueza natural à gastronomia, à cultura e às experiências desenvolvidas pelas comunidades locais, ampliamos as oportunidades de negócios e de geração de renda nos territórios. Essa missão aproxima empreendedores brasileiros de parceiros internacionais e mostra que o turismo pode contribuir para valorizar a biodiversidade, fortalecer economias locais e ampliar a presença do Brasil em mercados estratégicos”, afirma Reis.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca o papel dos pequenos negócios na atividade turística brasileira e a importância de iniciativas que ampliem suas oportunidades comerciais.
“Somos um país gigante, de homens e mulheres que acordam pela manhã e que nunca desistem. As micro e pequenas empresas representam 97% do turismo no Brasil. Por isso, o Sebrae está nessa agenda, que já demonstra um potencial extraordinário para gerar emprego e renda. O Brasil é o único país do mundo com seis biomas e temos a pluralidade como um diferencial competitivo. Esse resultado demonstra um trabalho integrado para fortalecer as políticas públicas de incentivo ao turismo”, destaca o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Gastronomia brasileira ganha espaço na WTM London
Na terça-feira (3), a delegação participou de uma programação especial no Pavilhão Brasil da WTM London. Entre os destaques estiveram a apresentação do Brasil BioMarket e uma demonstração gastronômica comandada pelo chef brasileiro Rafael Cagali, responsável pelo restaurante Da Terra, em Londres, reconhecido com duas estrelas Michelin.
A atividade apresentou ingredientes e preparações associados à culinária brasileira, destacando a gastronomia como elemento de conexão entre biodiversidade, patrimônio cultural e experiências turísticas.
O espaço brasileiro na feira também conta com um totem interativo do Brasil BioMarket, que reúne informações sobre produtos sustentáveis, iniciativas empreendedoras e possibilidades de negócios relacionados à biodiversidade nacional.
Brasil BioMarket conecta pequenos negócios ao mercado internacional
Desenvolvido pelo Sebrae, o Brasil BioMarket funciona como uma plataforma de promoção e conexão comercial para produtos e soluções ligados à biodiversidade e à sociobiodiversidade brasileira.
A iniciativa reúne empreendimentos de diferentes segmentos, incluindo alimentos, bebidas, moda, biojoias, cosméticos, bem-estar, artesanato e inovação. O objetivo é facilitar o acesso de pequenos produtores a novos mercados, valorizando a origem dos produtos e os conhecimentos tradicionais.
Segundo o Sebrae, a plataforma também busca estimular a geração de renda nos territórios, incentivar práticas de conservação ambiental e ampliar as oportunidades para comunidades envolvidas nas cadeias produtivas.
Na sexta-feira (6), último dia da missão, será realizado o workshop Brazil BioMarket – Strategic Dialogue & B2B Showcase. O encontro reunirá empreendedores, representantes de instituições e lideranças empresariais para discutir parcerias e oportunidades comerciais.
A programação prevê apresentações de negócios brasileiros, entre eles Amazon Cure, Biozer e Social Carbon, além de exposição de produtos, debates e atividades de relacionamento com potenciais parceiros internacionais.
Turismo regenerativo e comunidades locais entram em debate
Outro tema da agenda é o turismo regenerativo, conceito que propõe ir além da redução dos impactos ambientais da atividade turística, buscando contribuir ativamente para a recuperação dos ecossistemas e o fortalecimento das comunidades dos destinos visitados.
O assunto será abordado em um painel dedicado às experiências regenerativas e ao desenvolvimento local, com a participação de representantes de empresas brasileiras como Vivalá e Jardim da Amazônia Lodge.
As discussões contemplarão atividades relacionadas ao turismo de natureza, ecoturismo, gastronomia e imersão cultural, com atenção à conservação ambiental, ao empreendedorismo e à valorização do patrimônio natural e cultural.
Além dos debates, a missão prevê visitas técnicas a instituições britânicas de pesquisa e inovação, com o objetivo de identificar possibilidades de cooperação nas áreas de ciência, tecnologia, biodiversidade e negócios sustentáveis.





