“Ainda que seus passos pareçam inúteis; vá abrindo caminhos como a água que desce cantando da montanha. Outros te seguirão…” Saint-Exupéry
Há momentos em que nos deparamos com oportunidades, e há aqueles em que precisamos criar as oportunidades, mesmo que não seja em situações propícias.
Com certeza você já passou por alguma situação em que tudo o que você fazia parecia inútil, por mais nobre que fosse sua intenção. A sensação de “nadar e nadar e morrer na praia”.
Veja também as mais lidas do DT
Mas, se olharmos para a história, todos nós já começamos na etapa 0. Ninguém nasce cirurgião, precisa de anos de estudo e a experiência para ter a vida de alguém nas mãos. O próprio Saint-Exupéry foi alguém que se destacou como escritor (em um gênero próprio e particular como contar suas aventuras de piloto), e sua segunda paixão que era voar. Ele contribuiu para a história da aviação francesa, mesmo com toda a falta de segurança e tecnologia, e outros seguiram os seus passos.
O que fazemos pela primeira vez é difícil, mas o que fazemos pela primeira vez que alguém realmente nunca fez, pode nos taxar de loucos, mas quando dá certo seremos aplaudidos.
Aproveite as oportunidades, mas se não aparecer, seja você a abrir caminho. Seja você a diferença que usa sua motivação para mudar a realidade ao seu redor.
Crédito: José Augusto Cavalcanti Wanderley
Colaborou: Nicole B. Vieira da Rocha Santos