As viagens de negócios podem nunca mais serem as mesmas

Continua depois da publicidade

A Lufthansa vê aumento na demanda de negócios na Europa; as empresas consideram o custo, o meio ambiente e o bem-estar do funcionário

Por  e 


Sylvia Burbery está feliz por não passar mais a maior parte da vida viajando a trabalho.

“Estou grata que a pandemia nos forçou a recuar e olhar para as formas de trabalho que considerávamos certas”, disse o presidente regional para mercados emergentes da marca de petcare da Mars, Royal Canin.

“Estou muito feliz por não voltar a gastar 80% do meu tempo viajando. Nem tenho certeza de que será 50%”, disse Burbery de seu escritório em Paris.

Veja também as mais lidas do DT

Os sentimentos de Burbery são ecoados por funcionários em todo o mundo que estão cansados ​​da rotina das viagens corporativas. Esta é uma má notícia para as companhias aéreas, hotéis e centros de conferências que dependem deste lucrativo negócio.

Segundo Nici Bush, vice-presidente global da Mars, empresa familiar de lanches e alimentos para animais de estimação, as considerações de custo, ambientais e de saúde estão por trás de sua decisão de manter as viagens em menos da metade dos níveis pré-pandemia, o que significa 145.000 voos a menos por ano.

Nici disse que reduzir as viagens também pode tornar os empregos seniores mais atraentes para as pessoas com famílias.

Ela acrescentou que 700 membros da equipe poderiam participar de eventos de estratégia ou vendas online, em comparação com as 100 pessoas que costumavam se encontrar pessoalmente: “Você pode realmente ser mais cirúrgico ao viajar.”

Niklas Andreen, o diretor de operações da CWT, empresa global de gestão de viagens corporativas, sabe que as perspectivas são mínimas para uma rápida recuperação aos níveis pré-pandêmicos para o setor de viagens de negócios.

VÁRIOS ANOS
Embora 58% das pessoas entrevistadas pela CWT digam que desejam retomar as viagens com despesas pagas, as reservas estão se recuperando apenas gradualmente, com 80% das viagens domésticas agora, em comparação com 67% antes da pandemia em 2019.

“Vai levar vários anos antes de voltarmos”, disse Andreen.

Em um dos primeiros testes do apetite da comunidade empresarial por encontros globais, o salão do automóvel alemão em Munique esta semana viu muitas das principais montadoras como a Toyota (7203.T) e a Land Rover da Jaguar escolherem ficar longe.

A companhia aérea alemã Lufthansa , no entanto, viu a demanda por seus voos regionais entre a Alemanha, Áustria, Suíça e Bélgica aumentar 15% nas últimas semanas, e aumentar 30% para voos dentro da Alemanha, disse o presidente-executivo Carsten Spohr.

A Lufthansa está oferecendo mais voos para viajantes de negócios em setembro, mas espera apenas um retorno de 90% das viagens pré-pandemia a longo prazo.

CONTAGEM DO CUSTO

Antes da pandemia, as companhias aéreas obtinham a maior parte de seus lucros com viagens de negócios porque as empresas são mais propensas a fazer as reservas em curto prazo e estão preparadas para pagar mais por horários convenientes.

Os gastos dos EUA com viagens corporativas devem atingir apenas 25% -35% dos níveis de 2019 no quarto trimestre de 2021, e 65% -80% um ano depois, de acordo com uma pesquisa da Deloitte com 150 gestores de viagens.

“À medida que as empresas olham para o futuro, elas estão pensando em como manter algumas das economias de custo que realizaram”, disse Anthony Jackson, chefe da prática de aviação da Deloitte nos Estados Unidos.

Patrizio Bertelli, executivo-chefe do grupo de moda italiano Prada (1913.HK) , disse acreditar que as viagens de negócios seriam “reduzidas ao mínimo”.

“Esta é certamente uma grande vantagem para as margens”, disse ele no início deste ano.

GREENER TRAVEL

As empresas também estão procurando maneiras de reduzir sua pegada de carbono: cerca de metade dos entrevistados na pesquisa da Deloitte disseram que planejam ajustar sua política de viagens de negócios para diminuir seu impacto ambiental no próximo ano.

“Eu costumava voar de Dallas para Nova York durante o dia para uma reunião interna com três ou quatro pessoas. Não vejo isso voltando muito rapidamente”, disse Jackson.

Como parte das medidas climáticas, o Zurich Insurance Group (ZURN.S) divulgado esta semana, ele disse que cortaria as viagens aéreas em comparação com seu nível pré-pandemia em 70% a partir de 2022. 

O braço de consultoria da CWT está ajudando as empresas a projetar políticas de viagens que equilibrem custo e impacto ambiental, por exemplo, propondo o voo direto de custo mais baixo em vez de um voo indireto mais barato com emissões de carbono mais elevadas.

ATENDIMENTO AO CLIENTE

No entanto, Andreen, da CWT, disse que ainda era importante para alguns gerentes reunir funcionários e clientes novamente.

“É difícil fechar um negócio sem olhar nos olhos do outro”, disse ele.

E Burbery disse que algumas reuniões cara a cara continuam melhores para o brainstorming e resolver tensões entre a equipe: “Quando você é virtual, você só vê o que as pessoas querem que você veja.”

Conhecer clientes é visto como o principal motivo para retomar as viagens, de acordo com a pesquisa da Deloitte, enquanto as reuniões internas e o treinamento são mais propensos a permanecer online.

Filippo Baldazzi, CEO da fabricante de seda Serica 1870 que trabalha com Brunello Cucinelli, Kering e LVMH, envia amostras de tecidos para clientes que ele não pode visitar pessoalmente.

“Odeio videochamadas e clientes como Vuitton e Gucci que querem ser mimados, eles esperam um tratamento do tipo luvas brancas”, disse ele.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade