Aumenta o número de vagas e os salários de temporários do Turismo

Os trabalhos temporários no turismo no verão deste ano devem bater os 35,5 mil postos, de acordo com a CNC. O período é responsável pela geração de 72% das contratações sazonais e vai atender principalmente os setores de alimentação e de hospedagem.

Houve crescimento na média salarial de admissão no setor, que cresceu 3,6% em relação ao ano passado, e deve chegar a R$ 1.150 no final do ciclo de contratações.

A pesquisa avaliou, ainda, o perfil da mão de obra no turismo e concluiu que a maior parte dos profissionais tem entre 18 e 24 anos e se qualifica mais rapidamente que a média dos demais trabalhadores em geral. O salário médio real aumentou 23,7% entre 2007 e 2013, de acordo com a CNC.

Este ano o Pronatec Turismo atenderá 214 municípios de 24 estados com cursos de idiomas e outros relacionados ao receptivo turístico, como camareiras, garçons, barman, recepcionistas, auxiliar administrativo e de recursos humanos.

Para o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, Alexandre Sampaio, o aumento da qualificação no turismo segue as exigências de profissionalização do mercado e implica em melhores remunerações. “Com esses profissionais mais preparados podemos verificar a tendência de aproveitamento dos temporários para a efetivação nos quadros das empresas”, afirma.

Os bares e restaurantes deverão gerar 53,4% das vagas ofertadas no verão. Outro ramo de destaque, segundo a pesquisa da CNC, é o de hospedagem (hotéis, pousadas e similares) que deverá abrir 10,9 mil oportunidades de emprego, ou 30,7% do total. Os serviços de transportes de passageiros, agências de viagens, operadoras de turismo, aluguéis de automóveis, e de atividades culturais, recreativas e esportivas, deverão oferecer, juntos, 5,7% dos postos temporários. (MTur)

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial