Avaliação Nacional de Vinhos – 30 anos é publicada como livro

Continua depois da publicidade

A obra ‘Avaliação Nacional de Vinhos – 30 Anos’, escrita por Irineu Guarnier Filho e publicada pela ABE sobre a trajetória dos vinhos nacionais, foi lançada e brindada por marcas parceiras

A Associação Brasileira de Enologia (ABE) entregou na tarde da última terça-feira, 22, no Salão Nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves, a obra ‘Avaliação Nacional de Vinhos – 30 Anos’. A entrega foi feita aos representantes de 10 marcas.

Essas marcas assinaram, junto com o escritor Irineu Guarnier Filho, a publicação. A obra registra a trajetória do evento que se tornou o maior momento do vinho brasileiro e que documenta a evolução da produção nacional.

Assim, junto com a entidade, AGAS – Associação Gaúcha de Supermercados, Boulevar Convention, Chandon, Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa São João, Famiglia Valduga, Miolo Wine Group, MPA Incorporadora, Prefeitura de Bento Gonçalves e Sindivinho RS – Sindicato da Indústria do Vinho do Rio Grande do Sul, homenageiam cada personagem dessa história que é jovem, porém madura.

O presidente da ABE, enólogo André Gasperin, agradeceu cada patrocinador. Dessa forma, ressaltando a importância de unir a força de marcas consolidadas em torno de um projeto que traduz a legitimidade de uma entidade formada por enólogos.

“Nós, enólogos do Brasil, sabemos que todo vinho tem uma história e toda história merece ser compartilhada. A história da Avaliação Nacional de Vinhos orgulha não somente a Capital Brasileira do Vinho, mas todo o Brasil, e ela merece o nosso respeito e a nossa homenagem”, comentou o presidente.

“Por isso, somos imensamente gratos a estas marcas que nos ajudam a dar ainda mais força para a imagem do vinho brasileiro”, destacou.

Avaliação Nacional de Vinhos – 30 anos: saiba os detalhes

Em 200 páginas, o livro, que é rico em imagens – são quase 100 fotos que retratam os melhores momentos dos 30 anos da maior degustação de vinhos de uma safra do mundo.

Além disso, pode ser comparado a ‘bíblia do evento’, por reunir detalhes dos bastidores e todas as informações de cada edição. Desde a diretoria da ABE e Comissão Organizadora, até o Painel de Comentaristas.

Também amostras selecionadas, homenageados com o Troféu Vitis e, claro, data, local, número de amostras e vinícolas. Contando também com a evolução do público apreciador safra após safra.

Como surgiu a Avaliação Nacional de Vinhos – 30 anos

A Avaliação nasceu pequena e despretensiosa, 30 anos atrás, no salão do CTG Laço Velho, em Bento Gonçalves. A ideia surgiu num dia de inverno em que flocos de neve caíam sobre a Capital Brasileira do Vinho. De lá para cá, o evento mudou algumas vezes de cidade, de formato, de data.

Além disso, enfrentou as turbulências da economia brasileira, as transformações do mercado vinícola global e até uma pandemia que parou o mundo. Mas nunca deixou de ser realizada e de crescer.

Foram 30 anos aproximando pessoas, selando amizades, reforçando parcerias e fazendo o longe virar perto. Livre e independente de marcas comerciais, a Avaliação segue com a mesma bandeira e propósito de quando foi criada: promover, divulgar e ajudar o vinho brasileiro a evoluir.

Assinado por Gasperin, o Prefácio do livro resume um pouco do que foi e continua sendo esta aventura sensorial.

“Elaboramos e maturamos a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo. Vimos ela nascer, crescer, amadurecer e se tornar o espelho do setor e ao mesmo tempo a referência necessária para seguir evoluindo. Ajudamos o brasileiro a descobrir o seu vinho. Mais do que isso, encontramos nossa identidade”.

“Fizemos isso porque somos os enólogos deste continente de terroirs tão diversos – enólogos do Brasil, enólogos da Associação Brasileira de Enologia. Assim, nos unimos e evoluímos ao longo do tempo”.

A obra é uma realização da ABE, com produção da ConceitoCom Brasil, através da jornalista Lucinara Masiero, assessora de imprensa da ABE há 19 anos. Com edição de luxo, e tiragem de 1.300 exemplares, o livro também estará disponível em versão digital no site oficial.

Veja também as mais lidas do DT


EDIÇÃO DO DT com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade