Carta da Fenactur ao ministro do Turismo protesta contra concorrência desleal

Continua depois da publicidade

Uma carta da Federação Nacional de Turismo – (Fenactur) foi endereçada nesta sextya-feira (24), ao ministro do  Turismo Henrique Alves e ao Presidente da EMBRATUR, Vinicius Lummertz. A carta é um protesto contra atividades no âmbito da economia do turismo, que chocam com os interesses comerciais dos profissionais da área. Abaixo, transcrevemos o documento na íntegra:

DIGNÍSSIMO MINISTRO

Na qualidade de Presidente da Fenactur – Federação Nacional de Turismo, Entidade de Classe que congrega 24 Sindetur’s – Sindicatos Estaduais de Turismo, que por sua vez representam aproximadamente 20.000 Agências de Viagens a nível Brasil e, como Vice-Presidente da CNTur – Confederação Nacional de Turismo, venho à sua presença, manifestar nosso protesto e repúdio contra os desmandos que estão sendo praticados no setor do  Turismo e  não seguimento de normas estabelecidas pela pasta que o senhor brilhantemente comanda, atitudes estas que cada vez mais prejudicam e desmotivam os Agentes de Viagens.

Veja também as mais lidas do DT

Se não bastasse a concorrência desleal e acirrada de quem vende direto, o não pagamento e corte das comissões , são motivos que praticamente inviabilizam a atividade que durante décadas sustentou o Turismo. Todos os dias surgem no mercado novas  alternativas de vendas efetuadas por “ pessoas “ que não entendem e nem sabem da importância e responsabilidade do Turismo, a atividade que mais gera empregos e movimenta divisas no mundo. Desta feita,  fomos surpreendidos por anúncio do SESC-SC, vendendo pacotes turísticos para a Europa e Brasil.

Até quando teremos que aceitar estas invasões numa atividade que é nossa por direito ? Vamos ter que assistir passivamente o fim desta nobre profissão ? Vamos aplaudir o fechamento de tradicionais Agências de Viagens e aumentar  a estatística de desempregados  ?

 

Os Agentes de Viagens são muito mais que meros vendedores de passagens/pacotes. São peças fundamentais para todo o setor e principalmente para  que os turistas tenham um atendimento digno e excelência na prestação de serviços. O senhor é testemunha de nossa luta por longos e incansáveis 13 anos para que os Agentes de Viagens tivessem suas atividades reconhecidas por lei.

 

O SESC, é uma Entidade com objetivos específicos e tenho a certeza que não consta em sua missão, a atividade de vender passagens/pacotes turísticos. Acredito que nem seja registrado/cadastrado na EMBRATUR, registro este solicitado aos Agentes de Viagens.

 

 Os Agentes de Viagens, face à crise que assola o país e pelos motivos acima expostos, estão buscando encontrar alternativas na cadeia produtivo do Turismo, desenvolver produtos e serviços que lhes permitam receitas para continuarem honrando seus compromissos e o exercício de suas atividades.

 SENHOR MINISTRO

Minhas Entidades seguem a missão de representar e defender os interesses dos Agentes de Viagens, assim,  certos de que Vossa Excelência dará a devida importância ao assunto em pauta e  acima relatado, apresentamos nossos agradecimentos e votos de respeito  e consideração.

  Atenciosamente.

MICHEL TUMA NESS

 Presidente FENACTUR – Federação Nacional de Turismo

Vice-Presidente CNTur – Confederação Nacional de Turismo

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade