InícioEconomia do turismoCemitério da Consolação homenageia "˜Dia de Los Muertos"™ com...

Cemitério da Consolação homenageia “˜Dia de Los Muertos”™ com passeio noturno

A visita acontece na quinta-feira (31), com início às 19h15

Na quinta-feira, 31 de outubro, ocorrerá uma edição especial do passeio noturno no Cemitério da Consolação. Embora a data coincida com o Halloween, o evento é uma homenagem ao Dia de los Muertos, cuja celebração começa em 31 de outubro e termina em 2 de novembro, data em que se comemora o Dia de Finados no Brasil. O passeio é fruto de uma parceria entre a Consolare, o projeto “O Que Te Assombra?” e “Reconheça São Paulo”. Com duração de duas horas, o evento oferece aos participantes uma imersão na arte tumular e nas histórias de personalidades que ajudaram a construir o Brasil.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer os túmulos de figuras importantes, como a Marquesa de Santos, a artista modernista Tarsila do Amaral, o abolicionista Luís Gama, os modernistas Mário e Oswald de Andrade, entre outros. Além disso, o passeio oferece uma nova perspectiva sobre o patrimônio histórico e cultural preservado no local.

Thiago Souza, idealizador do projeto “O Que Te Assombra?” e condutor do passeio, destaca o simbolismo do evento: “O passeio noturno em homenagem ao Dia de los Muertos é uma maneira especial de lembrar e honrar aqueles que vieram antes de nós, desmistificando a visão dos cemitérios e revelando suas riquezas culturais.”

A historiadora Viviane Comunale, que também participa da condução do passeio, reforça a importância do Cemitério da Consolação: “O Cemitério da Consolação guarda histórias fascinantes de personagens que marcaram nossa história. Cada monumento tem uma história a contar.”

Desde agosto de 2023, os passeios noturnos no Cemitério da Consolação são realizados mensalmente e, devido à grande procura, os ingressos são limitados a 130 participantes por edição.

Cemitério da Consolação

Fundado em 1858, o Cemitério da Consolação é um importante marco histórico e cultural da cidade de São Paulo. Mais do que um local de repouso, é um verdadeiro museu a céu aberto, repleto de histórias cativantes e figuras notáveis que ajudam a contar a história da cidade.

Passeio Noturno no Cemitério da Consolação

  • Data: quinta-feira, dia 31 de outubro, das 19h15 às 21h30;
  • Onde: Cemitério da Consolação (R. da Consolação, 1660 – Consolação, São Paulo – SP).
  • Ponto de encontro: Capela do cemitério.
  • Quanto: Gratuito – Doação voluntária de 1kg de alimento não perecível no dia do evento.
  • É necessária a reserva prévia do ingresso. Link para a retirada será divulgado na página O que Te Assombra?.
  • Limite de 130 ingressos. – *Importante: em caso de chuva, a visita está automaticamente cancelada.

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque