
A Comissão Europeia de Turismo (ETC – European Travel Commission) divulga a escolha de Caroline Putnoki, que ocupa o cargo de Diretora para o Brasil e América do Sul na Atout France, e Miguel Nieto-Sandoval, que é Conselheiro de Turismo da Espanha no Brasil, como Presidente e Vice-Presidente do Capítulo Brasil da ETC, respectivamente.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, Caroline tem uma ampla experiência em marketing de destinos. Desde 2017, é diretora da Atout France para a América do Sul, a primeira mulher a ocupar esse cargo. Em sua função, ela desenvolveu projetos audaciosos, como o programa de marketing de influência “França on the road” e o lançamento do evento “France Excellence” dedicado ao luxo “à francesa”. Antes de assumir o cargo em São Paulo, Caroline foi Diretora para o Canadá da Atout France e trabalhou no Brasil em várias funções executivas em marketing e comunicação, incluindo cruzeiros fluviais na Amazônia. Ela assume o cargo de Petr Lutter, Diretor para a América Latina da República Tcheca, que coordenou as operações da associação no mercado nos últimos quatro anos.
Miguel está à frente do Escritório de Turismo da Espanha em São Paulo desde setembro de 2023. Anteriormente, ocupou cargos de Diretor nos escritórios da Turespaña em Abu Dabi, Mumbaim, Cidade do México e Singapura, bem como na sede em Madri.
Consolidação das atividades da Comissão Europeia de Turismo no Brasil
A nova presidência consolidará as atividades da ETC no Brasil, cujo papel é apoiar as atividades promocionais dos destinos europeus por meio da criação de plataformas eficazes de marketing cooperativo, acesso à inteligência de mercado, partilha de melhores práticas, cooperação e relacionamento entre os setores de turismo brasileiro e europeu. As iniciativas da ETC no Brasil incluem seminários e workshops para o trade, campanhas promocionais para consumidores e o Prêmio Europa de Comunicação, que celebrará sua 35ª edição em 2025.
“Estou muito feliz por ter sido nomeada Presidente do Capítulo Brasil da European Travel Commission e animada com a oportunidade de liderar o lançamento no Brasil da nova campanha de comunicação da ETC “Unlock an Unexpected Upgrade”, que incentiva comportamentos de viagem responsáveis. É uma grande honra trabalhar com a equipe da ETC em Bruxelas e com os países membros aqui no Brasil, incentivando o setor e os consumidores a conhecerem a diversidade que a Europa tem a oferecer”, declarou Caroline Putnoki.
“A European Travel Commission foi criada com a missão de ajudar as operadoras de turismo e os viajantes a conhecerem melhor a Europa como destino turístico. Estou entusiasmado por trabalhar para cumprir essa missão com o nível de excelência que o Brasil merece”, , afirmou Nieto-Sandoval.
O Brasil ocupa o sexto lugar entre todos os mercados estrangeiros para destinos europeus. Mais de 3,8 milhões de viajantes do Brasil chegaram à Europa em 2023, representando uma participação de mercado de 39,7% de todas as viagens dos brasileiros. Espera-se que as chegadas de turistas do Brasil à Europa cresçam em média 8,7% ao ano até 2028, graças ao aumento da conectividade aérea e aos fortes laços históricos e culturais.