DIÁRIO divulga destinos mexicanos: Chiapas

Continua depois da publicidade

Neste estado sobram tesouros desde a herança pré-hispânica que preservam as etnias locais até a influência colonial de seus povos e cidades, passando pela grande diversidade de flora e fauna. Os maias habitaram este território desde cerca do ano 600 a.C. e hoje é possível encontrar vestígios dessa civilização, especialmente ao norte.

Para não esquecer a gastronomia única que caracteriza Chiapas: você não pode deixar de provar o porco com chirmol e os temales como o touro pinto ou o picte, assim como o chipilin em todas as suas versões. Além do mais, este estado surgiu como um dos destinos mais atraentes paca quem gosta do ecoturismo.

Não há um visitante que não pergunte como foi que uma civilização conseguiu erguer estas construções debaixo dessas condições climáticas tão adversas
Não há um visitante que não pergunte como foi que uma civilização conseguiu erguer estas construções debaixo dessas condições climáticas tão adversas

Izapa

Veja também as mais lidas do DT

Muito perto da fronteira com a Guatemala e do vulcão Tacará, esta antiga cidade surpreende pela grande quantidade de túmulos que preserva (cerca de 130), muitos dos quais deram suporte a diversos templos. Ainda há muito para restaurar, mas sabe-se que a extensão do complexo arquitetônico está em torno de dois quilômetros, um tamanho considerável que mostra a sua importância. Foram descobertas bases piramidais, campo para jogos de bola e praças, mas o destaque é a chamada Estela 5: um monumento monolítico de 1,5 toneladas que, acredita-se, registra um mito da criação. Os edifícios e os vestígios de Izapa estão cercados por uma intensa vegetação, com destaque para o cacau, que aqui sempre foi produzido com abundância.

A beleza do local, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987, cresce com a paisagem de fundo
A beleza do local, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987, cresce com a paisagem de fundo

Palenque

Em meio à densa floresta se encontra uma das mais belas cidades maias. Palenque, cujas construções principais datam do período clássico, destaca-se pelo seu campo de jogo de bola o aqueduto, mas, principalmente por seus templos e palácios, que estão em boas condições de conservação. O templo das inscrições é considerado o mais importante de todo o sítio arqueológico e é também o maior. Tem esse nome porque em seu interior se conservam numerosos hieróglifos que narram a história da nobreza da cidade. Entre a umidade do ar, o verde da natureza e o calor, não há um visitante que não pergunte como foi que uma civilização conseguiu erguer estas construções debaixo dessas condições climáticas tão adversas. A beleza do local, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987, cresce com a paisagem de fundo e faz com que a experiência desta visita se transforme em uma aventura maravilhosa.

Em meio à densa floresta se encontra uma das mais belas cidades maias
Em meio à densa floresta se encontra uma das mais belas cidades maias

San Cristobal de las Casas

Este povo colonial de espírito pré-hispânico possui uma riqueza formada pela soma das culturas locais, que encontraram um lugar para se manifestar e que se deixa ver ao percorrer as suas ruas. Os trajes típicos, de tecidos maias coloridos e com desenhos diferentes, mostram a diversidade do povo que habita a região. Declarado povoado mágico em 2003. San Cristóbal tem uma rica herança espanhola que podemos apreciar, especialmente na arquitetura. Um exemplo é a Catedral de San Cristóbal Mártir, de estilo barroco, que começou a ser construída em 1528. Seu primeiro padre foi o Frei Bartolomé de las Casas, cujo nome é preservado nesse povoado chiapaneco.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade