Victoria Altez, representante do Turismo do Chile no Brasil: “O pisco também atrai turistas”

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REDAÇÃO DO DT

Victoria Altez aponta a divulgação de destinos pouco conhecidos dos brasileiros no Chile como um dos principais focos de seu trabalho que, a partir dos números divulgados no ano passado, tem apresentado bons resultados. A uruguaia que representa o turismo do Chile no Brasil cedeu entrevista ao DIÁRIO DO TURISMO falando sobre a relação com operadoras, novos produtos, a relação da famosa bebida com o turismo no destino, entre outros assuntos. Confira:

DIÁRIO – Vitória, o Chile reivindica a paternidade do Pisco. Como você analisa isto?

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VICTORIA ALTEZ – Isso tem mais a ver com uma questão de patrimônio, trabalhada a nível de governo. Como um patrimônio cultural do Chile, o pisco atrai turistas também, com regiões produtoras e nós exploramos isso do lado turístico, mas a parte da reivindicação é uma questão trabalhada pelo governo diretamente, não tem a ver com o escritório de turismo.

DIÁRIO – Qual a expectativa de entradas de brasileiros este ano (ou primeiro semestre) no Chile?

VICTORIA ALTEZ – Ainda não temos meta definida e não temos números para divulgar das metas desse ano, porém lhe conto que 2015 foi muito bom!

O ano passado foi um dos melhores anos para a industria turística chilena. Durante os 12 meses chegaram 4,4 milhões de turistas estrangeiros no país, 21,9% a mais que na temporada anterior, posicionando o Chile entre os 10 países com maior crescimento turístico do mundo.

Durante 2015 mais de 153 mil brasileiros foram ao Chile para vivenciar uma experiência na neve e na Cordilheira dos Andes.

DIÁRIO – Quais são as ações do Turismo Chile para promover o país? Alguma campanha, alguma nova estratégia?

VICTORIA ALTEZ – Para este ano, em relação ao que foi feito no ano passado, trabalhamos campanhas cooperadas com algumas operadoras de turismo, que, para nós, é um tipo de parceria e aliança para alinhar a promoção do destino com a possibilidade de converter isso para vendas, com as operadoras aliadas.

Fazemos bastantes campanhas, desde o ano passado ao consumidor final, que envolvem ações em shopping centers, por exemplo, com promoções que davam ao ganhador o direito a uma viagem ao Chile, ações que atingem diretamente este público têm sido uma prioridade para nós.

DIÁRIO – O Chile tem destinos bastante conhecidos dos brasileiros, como Santiago, Atacama, Região dos Lagos, Ilha de Páscoa e Valparaiso. Vocês trabalham na divulgação de destinos alternativos dentro do país?

VICTORIA ALTEZ – Este é um dos objetivos e uma das missões que o Turismo do Chile tem para o mercado brasileiro e trata-se de fazer o brasileiro descobrir outros lugares dentro do Chile. Há locais que o brasileiro não conhece tanto, como o arquipélago de Chiloé. Temos também algumas campanhas que trabalham e incentivam os brasileiros a conhecerem outros destinos. Além de Chiloé, temos lugares como uma reserva biológica, chamada Huilo Huilo, Pucón é um destino que já está bem posicionado, tem algumas novidades, alguns hotéis novos, está se renovando. Na região Sul do Chile, principalmente, há muitos locais que o brasileiro ainda não conhece, e temos como missão explorar estes destinos. No Norte temos como exemplo a região de La Serena, um local que além de produzir Pisco, as pessoas vão praticar a meditação.

Aos poucos incentivamos os operadores a ter estes produtos na prateleira para oferecerem, e junto com isso trabalhamos a parte de campanhas e anúncios.

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