Estudo da OMT aponta que turismo emite 8% das emissões de gases no mundo

Continua depois da publicidade

O setor de turismo representa 10% do emprego global e 10% do PIB mundial. A tendência de alta das viagens nas últimas décadas, contudo, vem atrelada a uma forte emissão de gases-estufa, que hoje corresponde a 8% das emissões totais. De 2016 a 2030, a previsão do crescimento das emissões do transporte no turismo é de 25%.

EDIÇÃO DO DIÁRIO (com Valor Econômico)

———————-

Esta é a primeira vez que o setor faz um diagnóstico do gênero, estimando o crescimento até 2030 e o impacto nas emissões de gases-estufa. Trata-se do relatório “Transport-related CO2 Emissions of the Tourism Sector”, divulgado ontem na conferência do clima de Madri, a CoP 25. O estudo foi feito por pesquisadores da Organização Mundial do Turismo (UNWTO, em inglês), agência das Nações Unidas com sede em Madri.
O estudo fez modelos para analisar a evolução da demanda turística global de 2016 a 2030. No caso do turismo doméstico, os modelos levaram em conta os meios de transporte e a distância média das viagens. Em 15 anos, a tendência é que as viagens domésticas representem 70% do total no mundo.
No atual cenário, as emissões de CO2 relacionadas apenas ao transporte, no setor de turismo, irão crescer 103% de 2005 a 2030, dado o aumento da demanda.
 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade