Salta e os sabores de uma Argentina ainda mais gostosa

Continua depois da publicidade

O tour gastronômico pelo estado de Salta na Argentina começou com o voo inaugural da Aerolíneas Argentinas realizado no último dia 4 de julho. Confira aqui a primeira parte do especial desta experiência oferecida pelo Visit Salta.

No segundo dia de nossa viagem passamos pelo Restaurante da Vinícola Puna no município de Cachi, desfrutamos do caminho dos artesãos de Seclantas e seguimos para cidade de Molinos. Lá conhecemos o restaurante do hotel da Hacienda Molinos.

Já na cidade de Cafayate almoçamos no Restaurante de outro hotel o Viñas de Cafayate, que tem vista para as videiras, e o jantar foi no animado Peña Doña Argentina.

Veja também as mais lidas do DT

É preciso frisar que entre os saborosos objetivos dos restaurantes de Salta destacam-se a importância que é dada à culinária regional e ao valor aos produtores locais.

Restaurante Hacienda Molinos, sorrentino de cordeiro com legumes e molho de manteiga e ervas finas. (Foto: Mary Ellen Aquino).
O Restaurante da Hacienda Molinos

Hacienda é fazenda em português, mas vamos manter o clássico nome que a coisa tem.

O cardápio acaba sendo bem diversificado dentro do que vimos até o momento, com nove opções de entradas e mais nove opções de prato principal, e seis de sobremesa, uma atrativa carta de vinhos, todos produzidos no Vales Calchaquíes.

De entrada as patrióticas empanadas de carne ou queijo, que são feitas no forno de barro colonial, a humita en chala, tamal de carne, entre outras opções mais universais como: sopa de abóbora com queijo de cabra, bolinho de quinoa e salada verde para os veganos.

De prato principal, o eleito foi o Sorrentino de cordeiro com legumes e molho de manteiga com ervas finas, numa quantidade normal de comida, massa ao dente, molho aromático e saboroso, recheio de carne aprazível e com gordura no ponto ideal. Entre opções como Bondiola (assado típico argentino feito na brasa ou no forno) de Porco defumado, Bife de Chorizo, Vitela ao Malbec entre outros pratos. Lembra comida de casa, vem quente e viçosa.

Restaurante Hacienda Molinos, sobremesa de Crumble de pêra e maçãs. (Foto: Mary Ellen Aquino).

De sobremesa, o Crumble de Pêra e Maçã com sorvete de baunilha foi devorado rapidamente, uma guloseima de receita britânica com farofinha crocante que as cozinheiras argentinas souberam recriar, o sorvete parece industrializado, mas não impacta no resultado de modo negativo.

No restaurante tem lareira, um café da manhã saboroso e fresco, deve ser porque o objetivo deles é utilizar alimentos dos produtores locais e servi-los frescos, e eles entregam isso. As receitas são andinas e dos clássicos mundiais.

O hotel Hacienda Molinos foi uma casa da segunda metade do século XVII, hoje com 18 quartos, uma piscina que ninguém da press trip viu, nem nenhum funcionário nos contou da existência dela.

A Hacienda Molinos

A Hacienda Molinos fica em frente a igreja de San Pedro Nolasco de Calchaquí, a cidade foi sendo construída em volta, portanto a Hacienda fica em frente ao marco zero de Molinos, uma história de parada de diversos povos, os mais famosos que trilharam ali foram os Incas. Ali foi habitado pelos povos Tiahuanaco, a Hacienda foi casa do Don Nicolás Severo de Isasmendi y Echalar, o último governador monarquista de Salta descendente do primeiro morador, o general Diego Diez Gómez.

Os móveis dos quartos foram todos feitos com exclusividade para Hacienda Molinos pelos artesões locais. Isso vai agradar quem gosta de designer de interiores e arquitetura. Todo o teto é feito de cana de açúcar para ter sonhos doces na sua noite de repouso, sem barulhos num vilarejo que adormece cedo.

De dia a cidade de Molinos tem passeios a cavalo pela zona rural e locais históricos. Se você não monta pode alugar uma bicicleta, conhecer a lagoa Brealito. Tem o Centro de Interpretação da Casa Histórica Indalecio Gómez e o Museu James Turrell em Colomé. Para os fãs de vinhos, podem visitar as vinícolas: Tacuil, Colomé e Humanao.

Serviço Hacienda Molinos: Endereço: Abraham Cornejo s/n , Molinos , Salta , Argentina. Telefones: 54 3868 494094 | 54 3868 494944. Email:info@haciendamolinos.com.ar

Restaurante do Viñas de Cafayate

Vai parecer cena de filme, mas é um wine resort com vista para uma vinícola, tem um jardim de lavandas, piscina limpinha e azul com vista para a plantação de uvas, são 18 anos hospedando, alimentando e seduzindo os turistas mais exigentes.

Restaurante Viñas de Cafayate, filet mignon com molho de vinho Torrontés, acompanha purê de cenoura e legumes assados. (Foto: Mary Ellen Aquino).

Inaugurado em 2005 por Malena Mazzoni, o resort tem 22 habitações, uma tarifa média de US$100,00 de diária, muito conforto e belas paisagens.

O restaurante tem salão e um mesão para grupos na área externa, e adivinhe? Com vista para as vinhas, céu azul garantido pela natureza exuberante do local.

A alta gastronomia local ali habita e responde pelo nome de “bem realizado” para satisfazer Demetra, sim a agricultura local é a pureza em representação de frescor parece que o ranking dos países que mais usam agrotóxico e inclui a Argentina entre os cinco primeiros não vale para as folhas verdes de Salta.

De entrada: salada de folhas verdes com tomate seco feito ali mesmo que são temperados com vinagrete de mostarda, um queijo de cabra de sabor único e muito particular, o melhor degustado em Salta. Entre um prato e outro um atendimento impecável uma mesa completamente montada para o Rei Sol (Luís XIV da França, o inventor das regras de etiqueta e da posição dos talheres na mesa).

O prato principal, o tradicional filet mignon argentino com molho do vinho típico das alturas o Torrontés, primeiro se come com os olhos, e o empratamento faz bonito, vem em formato de bolinho o purê de cenoura, com textura leve e sabor doce, couve flor e outros legumes e chip de batata doce para acompanhar. O prato principal é muito bem elaborado, trás o álcool, o salgado, o ácido e o doce.

A sobremesa também é típica, o doce de cayote envolto de uma massa leve de trigo com pêssego e figo em calda grossa e aromática para acompanhar é para comer agradecendo.

O restaurante é aberto ao público em geral nos horários das três refeições básicas e eles possuem degustações de vinhos locais, consulte os serviços.

Serviços: Endereço: 25 de Mayo, Camino al Divisadero. Fca. Calchaquí S/N. Cafayate, Salta – Argentina. Telefone: +54 9 03868 452883 | +54 9 03868 452845 /+54 9 387 5096260. E-mail: alejandra@cafayatewineresort.com

Peña Doña Argentina

Sabe aquele atendimento cortês? Pois é assim que você será tratado neste restaurante em Cafayate. Visitamos no dia 4 de julho e tivemos o prazer de prestigiar o show do trio Karvankas, o famoso canto folclórico com a participação em palmas da plateia, uma deliciosa imersão a cultura argentina.

Peña Doña Argentina, o show do trio Karvankas. (Foto: Mary Ellen Aquino)

Brasileiros bem-vindos

A banda até arrisca a anunciar quando tem brasileiro no metro quadrado, sinal de boas-vindas, e pode crer, você é bem-vindo e é exatamente assim que os saltenhos te fazem sentir.

A variação do roteiro foi a substituição dos vinhos do Vales Calchaquíes pela cerveja Salta, que não são estranhas ao paladar, lembra as brasileiras.

Pratos

De entrada a tradicional empanada de carne, sequinha e suculenta por dentro, agora a de queijo com tomate e manjericão é adorável.

De prato principal um bife de costela inédito na viagem, servido com purê de batatas, o que diferencia é o preparo da costela que é substancial, tempero particular, e que embora seja uma costela não vem muita gordura, o que agrada.

De sobremesa o que leva o tradicional doce de cayote vem bem servido, chama Vallisto no Doña Argentina, tem açúcar equilibrado, um pedação de queijo de cabra pronto para ser misturado no doce de pêssego e figo, parece um doce afetivo preparado por alguma abuelita (vovó) prendada.

Restaurante Doña Argentina em Salta
Restaurante Doña Argentina, bife de costela com purê de batatas e vinagrete.(Foto: Mary Ellen Aquino).

Local que se come e bebe bem, diversão garantida e com muita gente jovem circulando.

Serviço: Colón 124, Cafayate-Salta, Argentina.


*A repórter viajou a convite do Governo da Província de Salta com Seguro GTA

LEIA TAMBÉM:

Salta e as delícias de uma Argentina ainda mais saborosa

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade