Família multiespécie vai viajar. Qual o melhor destino?

Continua depois da publicidade

Pet é membro da família, sim senhor!

Por: Maria Paula Mader

Historicamente as configurações de família tendem a se modificar, já que esse conceito surgiu naturalmente a partir da necessidade do ser humano em estabelecer laços afetivos estáveis, e da mesma forma, naturalmente, seguem se moldando de acordo com as relações de afeto estabelecidas entre os seres, sejam humanos ou não! As famílias de hoje se apresentam com grande diversidade de configuração, e uma delas é justamente a família multiespécie.

Você nunca ouviu falar desse termo? Pois bem, se você tem um pet e o considera um membro da família, comunico que você faz parte de uma família multiespécie. Inclusive tramita na Câmara dos Deputados o PL 179/2023 que regulamenta o termo juridicamente e prevê uma série de direitos para os pets, incluindo pensão alimentícia e participação no testamento do tutor.

Veja também as mais lidas do DT

Naturalmente que avanços como esse são reflexo da quantidade de pets que temos hoje no Brasil:+ de 167 milhões; e da relação de afeto que vem se desenvolvendo com os bichinhos, cada vez mais presentes não apenas nos lares, mas acompanhando seus tutores no parque, no shopping, no restaurante, no salão de beleza e, é claro, nas viagens! Dos + de 167 milhões de pets no país, número que nos coloca, inclusive, como a 3ª maior população pet do mundo, os cães são maioria, representando cerca de 67 milhões de doguinhos; e todo mundo sabe o quanto um dog adora dar um bom rolê, né?!

Para onde ir com meu pet?

E aqui chegamos no ponto principal que queremos abordar: qual o melhor rolê para os cães? Será mesmo que passear no shopping vai suprir as necessidades dele, ou seja, será que vale para ele extravasar sua energia, aguçar seus sentidos e exercitar seus instintos caninos? Muitos cães, inclusive, moram e apartamentos e com as tecnologias oferecidas no mercado pet não precisam sair nem para fazer suas necessidades, pois tem banheirinhos próprios em casa!

Não me entenda mal, por favor; não há mal algum em morar em apartamento com seu pet, nem tampouco ter um recurso para não precisar, por exemplo, sair na chuva para o doguinho fazer seu xixi. Eu sei também que muitas vezes o que queremos é a companhia do nosso peludo quando vamos ao restaurante ou ao shopping, e está tudo bem! Mas você compensa todo esse companheirismo, resiliência e paciência levando seu cachorro para onde ele realmente vai curtir o rolê?

Cães são animais, eles necessitam do contato com a natureza; precisam cavar, correr na terra, esfregar-se na grama, forragear, nadar em rios e lagos, e até comer “matinhos”. Os benefícios para o seu cão são incontáveis, e vou contar o melhor: para você também! Além de diminuir o estresse, desconectar-se da rotina atribulada que a cidade nos impõe reenergiza corpo e alma, e proporciona uma conexão ainda maior com seu pet.

Alguns dos benefícios para os pets no contato com a natureza: Estímulos mentais; prática de exercícios físicos; fortalecimento do sistema imunológico; redução do estresse e da ansiedade; estimular à sociabilidade; a luz natural auxilia no equilíbrio do sono dos pets; o sol auxilia na manutenção da saúde dos pelos e pele; fortalecimento dos ossos e músculos; redução do tédio e de comportamentos destrutivos; aumento do bem-estar geral do pet.

Turismo pet friendly já não é mais tendência, é realidade.

Dados mostram que os destinos de natureza ganharam destaque nas buscas por viagens e passeios; pesquisa realizada em 2021 – em meio a pandemia – pela ViajaNet mostrava um aumento de 133% nas buscas do Google pelo termo “turismo natureza”. Reforçando esse cenário, uma pesquisa publicada em dezembro de 2023 pela Petz, realizada em parceria com a Imo Insights com objetivo de retratar o perfil dos tutores de pet, aponta que 72% deles têm interesse no bem-estar de seus animais e 68% assumem que o pet influencia nas decisões de lazer, ou seja, nas escolhas por destinos de férias, passeios de fim de semana e até na escolha de hotéis, pousadas e restaurantes.

Então é isso aí: famílias multiespécie e passeios na natureza são a grande chave para uma vida mais saudável, harmônica e feliz! Não se deixe engolir pela rotina do asfalto e, acima de tudo, deixe seu cachorro ser cachorro!!

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade