Fraude na hora de pagar causa prejuízo de milhões no truque de transferência de dinheiro

Continua depois da publicidade

As vítimas pensam que estão transferindo dinheiro para alguém oficial, como um advogado

BBC COM EDIÇÃO DO DIÁRIO 

As vítimas de uma fraude que os leva a transferir dinheiro para um artista de companhia geralmente estão perdendo quase £ 3.000 cada, mostram novos números.

O custo da chamada fraude autorizada de pagamento push foi calculado pelo UK Finance, o órgão de comércio bancário.

Veja também as mais lidas do DT

Um total de £ 236m foi perdido no ano passado, com bancos incapazes de retornar quase três quartos (74%) do dinheiro perdido.

As vítimas pensam que estão transferindo dinheiro para alguém oficial, como um advogado.

Eles geralmente ocorrem quando as pessoas transferem dinheiro durante uma transação de habitação ou quando pagam uma factura pelo trabalho realizado na casa.

Os fraudadores podem ter o correio interceptado ou os e-mails pirateados e, em seguida, se apresentam como o negócio legítimo, enviando uma demanda de pagamento.

Suporte legal

Esta é a primeira vez que tais cálculos foram feitos pelo UK Finance, mostrando que havia 43.875 casos relatados desses golpes.

Quase nove em cada 10 (88%) eram consumidores, que perderam uma média de £ 2,784. O resto eram empresas que perderam, em média, £ 24,355 por caso.

Este tipo de fraude foi objeto de uma “super-reclamação” feita em setembro de 2016 aos reguladores pelo grupo de consumidores que ?, que tem pedido que os bancos assumam maior responsabilidade quando as vítimas são enganadas dessa maneira. Ele disse que esses últimos números mostraram a “escala chocante” dessas fraudes.

Qual? fez uma denúncia sobre as preocupações de que, ao contrário de muitos outros métodos de pagamento, as vítimas de transferência de dinheiro por transferência bancária para um fraudador não têm direito legal de recuperar seu dinheiro do banco. Isso provocou um plano de ação do Regulador de Sistemas de Pagamento que deveria abrir caminho para uma melhor proteção ao consumidor.

Os últimos números mostram que os provedores financeiros retornaram US $ 60,8 milhões (26%) das perdas autorizadas de compensação por incumprimento em 2017.


Como se proteger contra a fraude “push”

Quando você transfere dinheiro da sua conta bancária, você deve inserir três informações: o nome do beneficiário, o número da conta e o código de classificação. No entanto, apenas os dois últimos são verificados pelo banco. Então, colocar o nome correto não é garantia de que a pessoa ganhará o dinheiro.

UK Finance oferece os seguintes conselhos:

  • Nunca divulgue detalhes de segurança, como seu PIN ou senha bancária completa
  • Não assuma um email, texto ou ligação telefônica é autêntico
  • Não seja apressado – uma organização genuína não se importará em esperar
  • Ouça seus instintos – você sabe se algo não se sente bem
  • Mantenha o controle – não entre em pânico e tome uma decisão, você vai se arrepender

Tópicos relacionados

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade