Hong Kong fecha restaurantes e proíbe voos de 8 países: variante ômicron

Continua depois da publicidade

Hong Kong decidiu impor medidas mais rígidas contra a covid-19 pela primeira vez em mais de um ano, anunciou nesta quarta-feira a chefe do governo local, Carrie Lam. As restrições são uma resposta ao crescente número de casos da variante ômicron.

Nikkey Asia – Hong Kong


O governo local determinou que restaurantes deixem de receber clientes a partir de 18h e cancelará eventos de grande escala. Bares, parques temáticos, academias e outros 12 tipos de estabelecimentos serão fechados por duas semanas a partir de sexta-feira.

“Hong Kong está enfrentando uma situação que se deteriora rapidamente. Isso pode afetar a segurança do público e também desperdiçar nossos esforços contra a epidemia. É por isso que estamos fazendo isso”, disse Lam a jornalistas após uma reunião de emergência com consultores do governo.

Voos vindos da Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Filipinas, Índia, Paquistão e Reino Unido serão proibidos de chegar ao país a partir de sábado

Veja também as mais lidas do DT

O governo também cancelou o Cyclothon, um grande evento de ciclismo, e fechou a Disneylândia de Hong Kong e outros parques temáticos. Boates, spas e karaokês também deixarão de funcionar pelas próximas duas semanas.

As medidas mais duras ocorrem em um momento em que a cidade enfrenta um “surto terrível”, segundo Lam. O primeiro caso de transmissão local da ômicron foi confirmado ontem pelas autoridades de saúde. Trata-se de um homem não vacinado, que não viajou para fora da ilha, e desenvolveu sintomas da doença.

Hong Kong manteve uma estratégia de “covid zero”, como a adotada pela China, e ficou quase três meses sem registrar um caso de transmissão local do coronavírus com medidas severas de quarentena.

Autoridades de saúde também pediram ao governo que exija o certificado de vacinação. Com isso, moradores não vacinados não terão permissão para entrar em restaurantes e outros estabelecimentos a partir do final de fevereiro. Até agora, quase 70% da população de Hong Kong já tomou as duas doses da vacina.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade