Imigração legal para EUA e Portugal cresce quase 30%

Continua depois da publicidade

Com o desemprego em alta no Brasil, a imigração legal tem aumentado muito nos últimos anos. Especialmente para dois destinos emblemáticos: EUA, que representa o sonho americano, e Portugal, onde a barreira da língua deixa de ser um empecilho.

EDIÇÃO DO DIÁRIO

O perfil do imigrante ilegal que vai para outro país trabalhar e viver como um clandestino tem contrastado com o brasileiro graduado e de currículo extenso, que busca novas oportunidades para carreira, filhos e família. Os números comprovam: em 2018, o Departamento de Imigração dos EUA emitiu 4.458 vistos para brasileiros que decidiram morar no país, um crescimento de 27,3% na comparação com o ano anterior. Até 2014, a concessão desse tipo de visto não passava de dois mil por ano.

Veja também as mais lidas do DT

Em Portugal, os índices são semelhantes: dos 480.300 estrangeiros que vivem por lá, 105.423 são brasileiros, um acréscimo de 29,7% em comparação a dois anos antes, quando o número era de 81.251. Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o crescimento continua: em 2019, já há o registro adicional de 23% de imigrantes brasileiros em terras lusitanas em relação a 2018.

O advogado Marcelo Godke Veiga, especialista em direito empresarial, explica que os incentivos dados a estrangeiros que investem em Portugal, desde 2012, foram o ponto de partida. “Após enfrentar uma grave crise, Portugal anunciou essa abertura, concedendo a não europeus que comprassem imóveis de mais de 500 mil euros, por exemplo, vistos de moradia. Os incentivos foram aumentando, e com a crise no Brasil, muitas pessoas com capital passaram a investir e a se mudar para lá”, explica.

Nos EUA, a procura tem as mesmas justificativas: fugir da crise e da violência do Brasil, buscar qualidade de vida e melhores oportunidades fora daqui. Uma das formas de se mudar para a terra do Tio Sam é investir determinada quantia em áreas consideradas menos privilegiadas em território americano, conhecidas como Targeted Employment Areas (TEA). O valor mínimo inicial é de 500 mil dólares — mas somente até 21 de novembro. “Em junho, o governo americano anunciou o reajuste desse valor, que passa a ser de 900 mil dólares. Mesmo assim, é um dos valores mais competitivos do mundo. No Reino Unido, por exemplo, um programa como esse não sai por menos de 2 milhões de libras, mais de R$ 9 milhões”, compara Godke.

Evento

Para abordar o tema, o escritório Godke Advogados realiza, nos dias 5 e 6 de novembro, dois grandes eventos gratuitos. O objetivo é orientar pessoas interessadas em investir e imigrar para os EUA e Portugal. Os eventos acontecem na sede do escritório, à Rua Gomes de Carvalho, 1666, conjunto 152 — Vila Olímpia.

No dia 5, acontece o “Doing Business e Imigração para os Estados Unidos”, que contará com a apresentação dos especialistas internacionais Christopher Jaquez e Jeff Marathas. Já no dia 6, é a vez da especialista em imigração e contratos internacionais, Ana de Gregorio, no “Seminário sobre Imigração Portuguesa”

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade