Ivane Fávero, secretária de Turismo de Garibaldi, fala ao DIÁRIO

Continua depois da publicidade

Da Redação

DIÁRIO – Essas chuvas que vêm ocorrendo no estado do Rio Grande do Sul têm afetado o turismo na região da serra?

IVANE FÁVERO – Não. Na verdade este tem sido o melhor ano para o turismo nas últimas décadas e talvez seja um ano histórico, porque, com a desvalorização do real, as pessoas estão optando por ficar no Brasil e nós temos um destino diferenciado e um apelo para o turismo. A festa Fenachamp baterá recorde [de visitação] porque acontece em um pavilhão fechado, então, ainda que chova, as pessoas vêm para a festa.

Veja também as mais lidas do DT

Todo o estado tem sido assolado pelas chuvas e esta é uma preocupação que dividimos e temos que apoiar as regiões mais atingidas mas, de fato, aqui na serra ainda estamos bem.

DIÁRIO –Quais são os principais investimentos da secretaria desde que você assumiu, há dois anos atrás?

IVANE FÁVERO – Temos projetos realizados e projetos em andamento. Desde qualificar e estruturar as quatro Rotas do espumante, a Rota de compras que foi criada, a Rota religiosa que foi reestruturada, a Maria Fumaça e a Rota dos vinhedos são exemplos. Há investimentos importantíssimos que foram captados ou que merecem investimentos da própria prefeitura e da secretaria de turismo. Investiremos cerca de R$ 4 milhões este ano na fiação subterrânea do centro histórico, por exemplo; todo o paisagismo urbano, calçadas, o conceito de privilegiar o pedestre, diminuir um pouco o fluxo de carros no centro são ações em andamento.

Investiremos cerca de R$ 4 milhões este ano na fiação subterrânea do centro histórico, por exemplo; todo o paisagismo urbano, calçadas, privilegiando o pedestre, diminuindo um pouco o fluxo de carros no centro, são ações em andamento.

DIÁRIO – Como Garibaldi faz para competir com o turismo em Bento Gonçalves e Gramado?

IVANE FÁVERO – Nós nos complementamos e nos fortalecemos. O turista que vem para a Serra Gaúcha normalmente circula por Gramado ou se hospeda lá e circula aqui, mas nós trabalhamos muito em conjunto. Temos até uma associação de turismo para trabalharmos cada vez mais junto e sermos destinos complementares, ampliando a competitividade com outros destinos do Brasil ou até mesmo de outros países.

E aproveito para lembrar da nossa Fenachamp, maior festa do espumante brasileiro, que começou dia 1º e encerra no próximo domingo (dia 23); a próxima só daqui a dois anos.  A festa reúne uma diversidade de atrações, mas a maior parte das pessoas vai se concentrar nas diversas champanharias e nas mais de 20 vinícolas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade