InícioPolíticas de turismoMTur adere à campanha “Se liga ou eu ligo...

MTur adere à campanha “Se liga ou eu ligo 180” no Carnaval

O Ministério do Turismo aderiu à campanha nacional de Carnaval 2026 “Se liga ou eu ligo 180”, iniciativa do Ministério das Mulheres que reforça o compromisso do Governo do Brasil com a proteção das mulheres e o enfrentamento à importunação sexual e às violências de gênero durante a maior festa popular do país.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur 

A ação integra um conjunto de mobilizações do governo federal para o período carnavalesco. Entre elas estão a campanha “Sem Racismo o Carnaval Brilha Mais”, do Ministério da Igualdade Racial, e “Pule, Brinque e Cuide”, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, voltada ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Juntas, as iniciativas fortalecem a atuação conjunta em prol de um Carnaval baseado no respeito, na diversidade e na garantia de direitos.

Com mensagem direta e linguagem acessível, a campanha “Se liga ou eu ligo 180” está estruturada em três eixos principais: o direito das mulheres à festa e ao espaço público, a afirmação de que a violência não faz parte do Carnaval e a responsabilidade coletiva no enfrentamento ao assédio. As ações de comunicação estarão presentes em diversos carnavais pelo Brasil.

Todas as peças divulgadas trazem informações sobre a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, serviço gratuito, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, que oferece orientação, acolhimento e encaminhamento de denúncias. O atendimento também pode ser feito via WhatsApp, pelo número (61) 9610-0180.

Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, a adesão reforça o papel do setor na promoção de ambientes seguros e acolhedores. Segundo ele, o Carnaval é uma das maiores vitrines do turismo brasileiro e precisa ser um espaço de respeito e proteção, garantindo que moradores e visitantes aproveitem a festa com mais segurança.

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, destaca que a presença do Governo do Brasil no Carnaval reafirma que nenhuma forma de violência é tolerável. Para ela, a campanha é um chamado à responsabilidade coletiva e à denúncia, assegurando o direito das mulheres à festa e ao espaço público.

A estratégia também envolve articulação com secretarias estaduais e municipais de políticas para as mulheres, além da distribuição de materiais digitais e ações de alto impacto visual, como balões blimp e faixas. As iniciativas devem alcançar pelo menos sete capitais, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Recife, Olinda e Maceió.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur com informações do Ministério das Mulheres

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque