Novo Embaixador dos Estados Unidos chega ao Brasil

A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos informou no último domingo (29) que o novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd C. Chapman, chegou a Brasília.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Ele foi indicado pelo presidente Donald Trump em 30 de outubro de 2019, confirmado pelo Senado americano em 20 de fevereiro de 2020 e chegou ao Brasil em 29 de março de 2020. Membro sênior do corpo diplomático dos EUA, o embaixador Chapman recentemente atuou como embaixador na República do Equador, de 2016 a 2019.

“É um grande previlégio retornar ao Brasil e servir como embaixador dos Estados Unidos da América no país e liderar o importante trabalho da embaixada e dos nossos consulados.

Os Estados Unidos estão comprometidos em seguir uma agenda ampla com o Brasil, conforme delineado pelo presidente Trump e presidente Bolsonaro. Meu foco imediato será ajudar o governo brasileiro, o povo brasileiro e os 260 mil norte-americanos residentes no Brasil em sua resposta à emergência de saúde causada pela COVID-19. Há muito o que fazer e estou ansioso para começar a trabalhar”.

O embaixador Chapman se reunirá virtualmente, nesta segunda-feira, 30 de março, com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para apresentar suas credenciais.

Carreira

A carreira do embaixador Chapman teve como foco a promoção do desenvolvimento econômico e parcerias na área de segurança em várias partes do mundo. Anteriormente, ele trabalhou como vice-secretário adjunto principal para Assuntos Políticos e Militares no Departamento de Estado (2014-2016); vice-chefe de Missão na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília (2011-2014); coordenador adjunto sênior para Assuntos Econômicos da Embaixada dos Estados Unidos em Cabul, Afeganistão (2010-2011) e encarregado de negócios na Embaixada dos Estados Unidos em Maputo, Moçambique (2007-2010). Também serviu na Bolívia, Costa Rica, Nigéria e Taiwan, além de ter ocupado diversos cargos no Departamento de Estado em Washington, D.C.

O embaixador Chapman veio pela primeira vez ao Brasil em 1974, quando a empresa americana em que seu pai trabalhava transferiu a família para São Paulo. Ele frequentou a Escola Maria Imaculada, onde se formou em 1980. Antes de ingressar no corpo diplomático, atuou na área financeira em Nova York e na Arábia Saudita, e, depois, como consultor no Brasil e em sua cidade natal, Houston, no Texas. No total, o embaixador Chapman morou por 11 anos no Brasil.

O Embaixador Chapman é formado em História pela Universidade de Duke (1983) e concluiu em 2000 um mestrado em Inteligência Estratégica na Escola Nacional de Inteligência.

Ele está no Brasil acompanhado por sua esposa, Janetta Chapman, com quem é casado há 34 anos. Eles são os pais orgulhosos de dois filhos, Joshua e Jason e da nora Brooke, os quais vivem em Denver, Colorado.

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Cancun recebe selo de segurança de viagem da WTTC

O objetivo é promover a reativação segura da atividade turística e recuperar a confiança dos viajantes, com medidas de higiene e saneamento.A OMT expressou...

Hotéis miram retomada e contratam empresas especializadas em biossegurança

Consultorias especializadas assessoram hotéis na elaboração e implementação de novos protocolos para preservar a segurança de colaboradores e clientes na retomada POR REDAÇÃO (Zaqueu Rodrigues...

Nobile Hotéis reabre unidades com protocolos de higiene e segurança intensificados

A Nobile Hotéis, comprometida com a segurança das pessoas na retomada de suas operações, divulgou aos empreendimentos de seu portfólio os protocolos de higiene...

Saiba mais sobre o visto para jornalistas nos Estados Unidos

Desde 1999, observa-se o Dia da Imprensa Nacional em 1º de junho, data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, em 1808....

Nova York terá toque de recolher nesta terça-feira (2)

A cidade de Nova York terá toque de recolher a partir das 23h (24h de Brasília) desta segunda-feira (1º de junho) até às 5h...

Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia plano de reabertura em 6 fases

As variáveis que embasaram os critérios adotados para a reabertura gradual das atividades na cidade serão monitoradas diariamente e reavaliados a cada 15 dias...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias