Novo Embaixador dos Estados Unidos chega ao Brasil

Continua depois da publicidade

A Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos informou no último domingo (29) que o novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd C. Chapman, chegou a Brasília.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Ele foi indicado pelo presidente Donald Trump em 30 de outubro de 2019, confirmado pelo Senado americano em 20 de fevereiro de 2020 e chegou ao Brasil em 29 de março de 2020. Membro sênior do corpo diplomático dos EUA, o embaixador Chapman recentemente atuou como embaixador na República do Equador, de 2016 a 2019.

Veja também as mais lidas do DT

“É um grande previlégio retornar ao Brasil e servir como embaixador dos Estados Unidos da América no país e liderar o importante trabalho da embaixada e dos nossos consulados.

Os Estados Unidos estão comprometidos em seguir uma agenda ampla com o Brasil, conforme delineado pelo presidente Trump e presidente Bolsonaro. Meu foco imediato será ajudar o governo brasileiro, o povo brasileiro e os 260 mil norte-americanos residentes no Brasil em sua resposta à emergência de saúde causada pela COVID-19. Há muito o que fazer e estou ansioso para começar a trabalhar”.

O embaixador Chapman se reunirá virtualmente, nesta segunda-feira, 30 de março, com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para apresentar suas credenciais.

Carreira

A carreira do embaixador Chapman teve como foco a promoção do desenvolvimento econômico e parcerias na área de segurança em várias partes do mundo. Anteriormente, ele trabalhou como vice-secretário adjunto principal para Assuntos Políticos e Militares no Departamento de Estado (2014-2016); vice-chefe de Missão na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília (2011-2014); coordenador adjunto sênior para Assuntos Econômicos da Embaixada dos Estados Unidos em Cabul, Afeganistão (2010-2011) e encarregado de negócios na Embaixada dos Estados Unidos em Maputo, Moçambique (2007-2010). Também serviu na Bolívia, Costa Rica, Nigéria e Taiwan, além de ter ocupado diversos cargos no Departamento de Estado em Washington, D.C.

O embaixador Chapman veio pela primeira vez ao Brasil em 1974, quando a empresa americana em que seu pai trabalhava transferiu a família para São Paulo. Ele frequentou a Escola Maria Imaculada, onde se formou em 1980. Antes de ingressar no corpo diplomático, atuou na área financeira em Nova York e na Arábia Saudita, e, depois, como consultor no Brasil e em sua cidade natal, Houston, no Texas. No total, o embaixador Chapman morou por 11 anos no Brasil.

O Embaixador Chapman é formado em História pela Universidade de Duke (1983) e concluiu em 2000 um mestrado em Inteligência Estratégica na Escola Nacional de Inteligência.

Ele está no Brasil acompanhado por sua esposa, Janetta Chapman, com quem é casado há 34 anos. Eles são os pais orgulhosos de dois filhos, Joshua e Jason e da nora Brooke, os quais vivem em Denver, Colorado.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade