InícioPolíticas de turismoO impacto econômico e social das Feiras de Negócios...

O impacto econômico e social das Feiras de Negócios em 2015

Por Armando Arruda Pereira de Campos Mello *

O poder de concretizar novos negócios, realizar pesquisa sobre novos produtos e principalmente encontrar compradores, produtores, fornecedores e distribuidores com as principais novidades do setor da economia acontecem nas Feiras de Negócios das associadas da Ubrafe – União Brasileira dos Promotores de Feiras. E este mercado, que movimenta riquezas da ordem de R$16 bilhões por ano somente na cidade de São Paulo, está expandido seus horizontes para as demais regiões do Brasil.

O mais recente estudo “Feiras de Negócios no Brasil**, elaborado pela UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras, apontou que, durante o ano de 2014, os promotores de feiras de negócios já sinalizavam há muitos anos: o Brasil realiza 2.222 Feiras de Negócios por ano, em todo o território nacional. E mostra que 48% de Feiras de Negócios estão concentradas na região Sudeste do Brasil, com 1.074 Feiras de Negócios. A segunda colocada é a região Sul com 30,6%, na terceira posição está a região Nordeste com 10,4%.

Comprovações à parte, as feiras de negócios são o termômetro da economia brasileira, que significa que quando um dos setores econômicos vai bem as feiras refletem os ventos da conjuntura econômica. E quando há retração, as feiras de negócios conseguem agregar brisas aos seus participantes, conseguindo exercer a função de mola propulsora de geração de negócios.

Por mais que a internet e outras formas de comunicação facilitem o contato com os parceiros comerciais, não há nada que substitua o contato cara a cara – olho no olho – entre produtor e canal de distribuição. E é isso que a feira de negócios proporciona. Além do mais, os empresários que participam das feiras têm ainda a chance de conquistar dezenas de novos clientes de todo o país e do exterior.

Nos mais diversos pavilhões do mundo acontecem Feiras de Negócios. A Ubrafe – União Brasileira dos Promotores de Feiras prima por feiras de negócios com qualidade, em acesso privilegiado e a visitação qualificada.

O Estudo “Brasil: o país das feiras” mostra que cerca de 610 Feiras de Negócios aconteceram no Estado de São Paulo durante o ano de 2014. Muitas razões fizeram com que o Estado concentre o maior número de feiras de negócios e congressos, principalmente o fato de que São Paulo tem bons equipamentos para a realização de Feiras de Negócios. Atrelado ao fato das principais indústrias e se concentrarem na região da Grande São Paulo e interior do Estado, além da boa rede hoteleira, opções gastronômicas e de lazer. São motivos para que São Paulo exerça a função de retentora e centralizadora de negócios no Brasil.

No recorte de âmbito nacional e qualificado, as Feiras de Negócios da Ubrafe contemplam 160 feiras de negócios que serão realizadas em 2015. Sendo que temos 49 mil empresas expositoras direcionadas em 3.200.000 m² de pavilhões brasileiros, abrangendo mais de 50 macro segmentos econômicos.

O setor de Feiras de Negócios é uma mídia presencial que faz e acontece, disso ninguém tem dúvidas. Há mais de 2.100 anos, as feiras são uma ferramenta de intercâmbio de mercadorias, serviços, conhecimento e cultura entre as mais variadas nações e povos. Realizando a convergência de conhecimento, o compartilhamento de soluções e a vivacidade da economia. Já dizia o velho ditado: estar na hora certa, no lugar certo e ter paciência em comunicar o que cada empresa ou conglomerado tem de melhor.

Armando_Ubrafe_2_15(*) Armando Arruda Pereira de Campos Mello é presidente executivo da Ubrafe e Acadêmico da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Bacharel em Relações Públicas FAAP – SP e formado em Economia Turística pela Secretaria de Turismo e Fomento, é também diretor superintendente do SINDIPROM – Sindicato de Empresa de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo, Conselheiro do Conselho Estadual de Turismo do Estado de São Paulo, do Conselho Nacional de Turismo – Ministério do Turismo, da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio/SP e da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo, além de Membro do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo.

 

Facebook.com/armando.a.p.campos.Mello
Facebook.com/ubrafe
[email protected]
www.UBRAFE.org.br
www.SINDIPROM.org.br

www.academiaeventosturismo.org.br

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque