Reportagem: Porto Seguro sim, nas férias e com a família!

Continua depois da publicidade

Por Glaucia Machado*, (repórter freelancer do DT)

A primeira vez que estive em Porto Seguro – BA foi em 1994. Recém casada viajei com meu marido para uma aventura a dois. O lugar era uma pequena Babilônia…. ponto.

O lugar era uma pequena Babilônia
Porto Seguro há 10 anos atrás: uma pequena Babilônia

Ano de 2015, agora mais velha, com um novo casamento e dois filhos adolescentes. Realidade completamente diferente da anterior. Embarco com expectativas e muito cansaço na bagagem. Sou professora de música e neste semestre me encontro estafada, precisando recobrar energias para voltar com entusiasmo e inspiração – emoções que envolvem o professor.

Veja também as mais lidas do DT

Bem, foi assim que voei com minha família para Porto Seguro.

Brasileiros, interessantes e envolventes

Todo brasileiro deveria visitar Porto Seguro. Além da areia branca, gostosa de pisar, mar verde e cristalino, povo hospitaleiro e feliz, é lá que nasce parte da nossa história.

Sou falante e gosto de estabelecer relações pessoais assim, conheci em Coroa Vermelha o índio Pataxó Taruandê e a índia – artesã, como a maioria – Patioba. Brasileiros mais do que eu e você. Olham para nosso Brasil de um ponto de vista diferente do nosso. Interessante e envolvente.

Também conversei com as artesãs que vendem seus produtos na tão famosa Passarela do Álcool, hoje conhecida como Passarela do Descobrimento. Comprei brincos, colares e outras bijuterias produzidas por elas, que buscam cada vez mais o aprimoramento da sua criação. Os artesãos em Porto Seguro estão organizados, se reúnem e buscam o desenvolvimento de novas técnicas e materiais com artesãos de outros estados.

Meu sonho é conhecer a plantação do capim dourado. Já mantenho contato com uma artesã de lá e em breve viajarei para o Jalapão”. – contou-me uma artesã numa gostosa conversa debaixo de chuva na primeira noite em Porto Seguro.

Foram dias intensos e deliciosos. Aluguei um carro e recomendo. Melhor maneira de transitar pela cidade
…imagem inesquecível da formação de falésias ao redor da praia, linda e exuberante….

Foram dias intensos e deliciosos. Aluguei um carro e recomendo. Melhor maneira de transitar pela cidade.

Te desafio a pisar nas areias fofas e brancas da Praia de Taípe. Dirigirá por longo tempo numa estrada de terra e cheia de buracos. Mas te asseguro: você se surpreenderá com uma lagoa com água doce, fresca e cristalina, bem pertinho do mar. Sem contar com a imagem inesquecível da formação de falésias ao redor da praia, linda e exuberante!

Abra os olhos e seu coração para a vista maravilhosa de um lugar pintado e abençoado por Deus
Abra os olhos e seu coração para a vista maravilhosa de um lugar pintado e abençoado por Deus

Vá para Cabrália e admire onde tudo começou há tantos anos neste nosso país.

Lá você encontrará o Arquivo Público Municipal. E abra os olhos e seu coração para a vista maravilhosa de um lugar pintado e abençoado por Deus.

Em Cabrália você encontrará o Arquivo Público Municipal
Em Cabrália você encontrará o Arquivo Público Municipal

Dirija pela orla bem cedinho e aproveite a baixa da maré. Você verá seres espetaculares no mar e poderá desfrutar de uma conversa boa com moradores locais.

Porto Seguro faz a diferença na nossa vida. Visite! Contemple!

Fico imaginando como podemos escolher gastar rios de dinheiro no exterior e deixar pontos tão importantes da nossa cultura, da nossa origem como segundo plano.

Visite! Contemple!
Visite! Contemple!

Onde Ficamos?

Reserve com antecedência alguns dias no Resort La Torre. Comida fresca de excelente qualidade com gostinho de comida caseira. Funcionários felizes e satisfeitos. Limpeza, qualidade no atendimento, variedade no cardápio, quarto confortável, ambiente familiar, são apenas algumas das qualidades do Resort.

Sem contar que tem música ao vivo todas as noites na beira da praia. Num clima gostoso e aconchegante.

Lá conheci Luan Jardim um barman talentoso, poliglota e “antenado” que emprestou seu violão para meu filho e tornou-se nosso amigo.

Loja de Artesanatos Edi Artes
Loja de Artesanatos Edi Artes

E os laços vão se estreitando. Em Coroa Vermelha conheci o pai do Luan que tem uma loja de placas com nomes escritos em areia colorida. Técnica criada por ele e que faz muito sucesso por lá.

Quer saber mais? Vá para lá! E depois, encha o peito de orgulho e conte: Nas minhas férias, fui para Porto Seguro. Na nossa Bahia!

Vá para lá! E depois, encha o peito de orgulho e conte: Nas minhas férias, fui para Porto Seguro
Vá para lá! E depois, encha o peito de orgulho e conte: Nas minhas férias, fui para Porto Seguro

Gláucia Machado é professora de música e repórter freelancer do DT

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade