Conheça os projetos de preservação desenvolvidos pela Reserva Huilo Huilo

Continua depois da publicidade

No começo da selva patagônica do Chile, marcado pelo clima úmido e pela diversidade da floresta tropical temperada, está localizada a Reserva Biológica Huilo Huilo. O projeto é baseado no turismo sustentável, na integração da comunidade local e na conservação do meio ambiente. Dentro destes pilares, Huilo Huilo desenvolve projetos que, nos últimos anos, lhe renderam prêmios como o “National Geographic World Legacy Awards”, na categoria “Conservação do Mundo Natural”, recebido em Berlim (Alemanha), em 2015.

Uma das iniciativas da Reserva é a Fundação Huilo Huilo, que busca fazer um trabalho com os povoados de Neltume e Puerto Fuy. Exemplo é a oficina de artesanato para confecção dos seres mágicos (fadas e duendes que representam a atmosfera mística da Reserva) e objetos em madeira. Também existe o projeto junto às escolas para preservação da memória e conscientização sobre a importância da proteção da Reserva Biológica. As mulheres da comunidade foram empregadas para fazer as almofadas, travesseiros e peças de artesanato que são usadas na decoração dos hotéis. Os guias também são locais e recebem cursos de capacitação em turismo e de inglês, para que possam receber melhor os estrangeiros.

Centro de conservação Huemul

Outro projeto da Reserva, e um dos mais emblemáticos, é o Centro de Conservação do Huemul, espécie de cervo sul andino que corre risco de extinção. O Centro existe há mais de 10 anos, quando um casal de huemules foi retirado da Villa O’Higgins, na região de Aysén, e levado para Huilo Huilo, em Panguipulli, com o objetivo de povoar novamente a região de Los Ríos com este animal que tanto caracteriza o Chile. “Este é o único programa no mundo que conseguiu reproduzir esta espécie em um ambiente semi-controlado. Hoje temos informações sobre a nutrição ideal para os huemules, bem como podemos garantir saúde e segurança a eles”, comenta Rodrigo Mata, gerente comercial de Huilo Huilo.

Veja também as mais lidas do DT

Além dos huemules, Huilo Huilo também desenvolve outras pesquisas sobre como preservar a fauna e a flora locais, como a reintrodução dos guanacos na selva e o resguardo dos sapitos de Darwin, uma espécie de sapo em extinção.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade