Receita para 2015. Não invente, faça o simples

Continua depois da publicidade

Começo de atividades em 2015. O Instituto Vital do Bem Estar da Terceira Idade inicia as suas atividades neste ano. Ano que promete e já se mostra que não será fácil. Não queremos ouvir das pessoas que o ano só começa depois do Carnaval. Esse discurso é de pessoas que já começam o ano perdendo. Ser profissional, ser empreendedor é arregaçar as mangas e trabalhar incansavelmente. Você é que dita o ritmo. Se vai na toada de muitos fracos e perdedores, resta a descida da banguela. Então comece o ano depois da Páscoa, praticamente 40 dias após o carnaval. Depois diz que por causa das festas de São João, São Pedro e Santo Antonio, não vai dar. Espere as férias escolares de julho e diz que a partir de agosto a coisa vai pegar. Ledo engano, você já perdeu meio ano e fica esperando os feriados que emendam a semana e se prepara para as próximas festas de final de ano. Pronto, foi feita a receita de gente acomodada, que fica contemplando o sol e a lua, esperando o mundo acabar em barranco para morrer encostado.

Mexa-se

Faça um favor para você mesmo, acorde cedo, se arrume e vá trampar. Não espera a sexta-feira chegar e se lamentar que a semana correu muito, prepare-se, planeje, bote as pernas para funcionar, a cabeça para pensar e as mãos à obra. Ser útil é ser ativo. Mesmo que a idade pese e a aposentadoria tenha chegado, não vá jogar dominó na praça. Faça algo, monte um brinquedo para o seu neto. Arrume coisas para fazer, cuide de uma horta no quintal, passeie com os seus animais. Visite um amigo antigo que não o vê há anos. Estude de novo, faça palavras cruzadas, quebra-cabeças, tenha um hobby, faça a poda da roseira ou pé de dama da noite no quintal da casa de seus parentes. Use chapéu ou boné para proteger-se do sol. Se não quiser, então use protetor solar e uma camiseta regata branca por baixo da camisa social. Faça visitas regulares aos postos de saúde, deixe a carteirinha atualizada com as vacinas e imunizações. Não seja um fã do Cascão, tome banho todos os dias, escove os dentes, pelo menos três vezes por dia.

Veja também as mais lidas do DT

Aprenda a ler nos calendários e observe o que se comemora naquele dia. Cumprimente o porteiro, faxineiro, cobrador do ônibus, as pessoas que estão perto de você, ao seu lado nos trens, metrô e no local de serviço. Dê viva ao dia, quer ele esteja ensolarado ou chuvoso. Quente ou frio, um calor ou frio intenso. Lembre-se que é você quem dita o ritmo das coisas que estarão ao seu lado, convivendo no dia-a-dia. Lembre-se ser respeitoso e exija respeito às pessoas. Seja corajoso em defender os seus direitos e nunca grite para dizer que estás com a razão. Apenas se faça respeitar num tom sereno. Isso tudo não são conselhos, mas valem como alertas. Bom ano de 2015.

* Jorge Salim é presidente do INSTITUTO VITAL

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade