Roberto Silva, CEO da SanchatTour: “A Copa Airlines está salvando todo o Caribe”

Continua depois da publicidade

Roberto Silva tem praticado a resiliência. Seja na maneira que tem reorganizado sua operadora de turismo no centro de São Paulo, cortando gastos, investindo tempo em ouvir os clientes, seja nas inúmeras mensagens que deixa em suas páginas de mídia social durante a crise da Covid-19: “Eu sou Antifrágil e quando assumi, tudo fez mais sentido. As viagens me ensinaram a estar aberto a novos aprendizados e sempre olhar para meu eu e ver que nada sei. É momento de reinventar-nos. Vamos juntos! O sonho me move, e estas paisagens do Caribe, nutrem minha esperança. Força turismo! Escreve Roberto em sua página que traz uma explicação para o termo antifrágil de sua postagem: “É o oposto de frágil; é algo que melhora quando está diante de uma situação inesperada”. Especialista em Caribe e América Central, Roberto atendeu o DIÁRIO e atualizou a situação de alguns países em que sua operadora atua. Confira:

DIÁRIO: Roberto,  esse momento que atravessamos de crise sanitária nacional e global é inédito. Como você vê esse período de retorno com novos modelos de viagem e inclusive com uma mudança de comportamento dos viajantes?

Sim, hoje é fundamental essa mudança. Todos para viajarem no futuro terão que estar vacinados, o mesmo que ocorre com a exigência da (vacina contra a) febre amarela. Tem vacina, viaja. Não tem vacina? Não viaja. Hoje já temos o exemplo do caso da Austrália. Só entra se estiver vacinado contra a Covid-19. No caso dos países do Caribe, especialmente, Aruba, por exemplo é um país rico, pois tem a concessão da Holanda. Sua população vai ser vacinada logo, e – evidentemente – após todos vacinados terão que proteger a população residente, só entrará quem estiver vacinado.

Veja também as mais lidas do DT

DIÁRIO: Países do Caribe começam a receber lotes de vacina (Aruba é um deles) . Como estão as perspectivas de voo para os países que a Sanchat opera?

Aruba anunciou a abertura em 1º de dezembro e vários protocolos foram implantados na ilha, tanto no Aeroporto Reina Beatrix, como pela Associação de Hotéis e Turismo de Aruba, mas em menos de um mês fechou e os voos foram suspensos.  Para a República Dominicana foi implantado um formulário digital único de registro para entrada e saída do país utilizando tecnologia ‘sem contato, além de darem um seguro na chegada’. Cancun está na mídia, tem voo disponíveis, vende, mas muito pouco.

Tem voos disponíveis, mas são muito pouco. Se você perguntar se está vendendo, não está vendendo, é muito cotação. Cada cliente hoje, virou um paciente. Pois a partir da reserva feita, o acompanhamento de seu voo e da situação sanitária do país, tem que ser diário, tudo pode mudar. Nós também, temos que ser pacientes, mas não vamos desistir até essa situação normalizar.

DIÁRIO: Cuba, conforme noticiamos, está exigindo testes negativos para Covid-19 a todos os viajantes que chegam à ilha. Como estão essas exigências atualmente?

Cuba, por exemplo, começou a abertura em dezembro, nós tínhamos 20 voos, hoje só temos dois. Hoje pedem teste negativo de voo antes do embarque e na chegada da ilha fazem outro teste. Hoje é necessário que o passageiro fique cinco dias em quarentena. Temos sugerido que os clientes façam a quarentena em Varadero, onde pode ir à praia e à piscina. Em Havana tem que ficar trancado no hotel. Temos orientado nossos clientes brasileiros onde devem fazer o exame PCR em Havana para a volta. Se não tiver o PCR para voltar a companhia aérea não deixa embarcar.

Havana, capital de Cuba (Crédito: DIÁRIO DO TURISMO/2015)

DIÁRIO – Quais as companhias aéreas que estão operando no Caribe?

A companhia aérea que está salvando todo o Caribe é a Copa Airlines. Como falei, quando teve a abertura em Cuba, em dezembro, eles colocaram 20 voos para Havana, mas com o aumento da Covid, esse número diminuiu para apenas dois voos para a capital cubana. Todos lotados. Os voos para República Dominicana também, só por Copa Airlines. Com o fechamento da Colômbia, e a proibição da entrada de brasileiros, os voos da Avianca para a RD estão cancelados, mas é possível fazer bloqueios. Temos vários bloqueios para agosto, setembro, dezembro e janeiro, resta saber se irão operar. No caso de Aruba, podemos chegar com CopaAirlines ou Avianca. Atualmente as nossas cotações, principalmente são com voos da Copa, pois há opções de sair de São Paulo, Brasília, Rio, Porto Alegre e Belo Horizonte.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade