Secretaria da Cultura anuncia programação especial nos museus para o Dia das Crianças

Continua depois da publicidade

(Edição do DIÁRIO com agências)

Para comemorar o Dia Das Crianças (12 de outubro), as instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo prepararam atividades para toda a família e a criançada. Contações de histórias, apresentações musicais, visitas temáticas em exposições e oficinas estão entre as atrações. A lista completa  pode ser conferida na plataforma SP Estado da Cultura, que reúne eventos em todo o estado. www.estadodacultura.sp.gov.br.

Confira os destaques da programação no dia 12 de outubro:

Veja também as mais lidas do DT

Museu da Casa Brasileira – MCB

O Museu da Casa Brasileira realizará uma série de atividades gratuitas voltadas a toda a família no terraço e no jardim. Essas atrações, assim como a entrada na instituição, serão gratuitas. Haverá tributo aos Beatles com o grupo vocal Canto In Club, formado por crianças e adolescentes da Oito Notas Escola de Música.

Museu Catavento Cultural

Com gratuidade na entrada durante todo o dia 12, Museu Catavento terá a Corrida com Bexiga, que utilizará carrinhos impulsionados por bexigas. As crianças também poderão simular um dia de repórter ou conhecer os bastidores de um programa de televisão no Estúdio de TV do Museu. Haverá também uma oficina de Experimentos Científicos e o Espetáculo Trânsito Legal.

Casa das Rosas

Na Casa das Rosas, os pequenos poderão participar da oficina “Capoeira Bichos do Brasil”, do Projeto Sapé Capoeira. Toda atividade será acompanhada de música ao vivo, com os principais instrumentos da capoeira.

Museu do Futebol

O Museu realizará uma série de atividades infantis na ação “Todo Mundo Joga com a Turma da Mônica”, e oferece gratuidade para crianças de até 12 anos. A programação completa pode ser conferida no site www.museudofutebol.org.br.

Museu da Imigração

Já no Museu da Imigração, o grupo Caê se apresenta. Com releituras de canções de Caetano Veloso, a banda cria arranjos que transportam as músicas para o universo infantil. Formado por Raphael Cortezi (violão, baixo e guitarra), Thaís Duarte (cello), Franja (percussão), Cláudia Romano (voz) e Danilo Gusmão (voz, violão e texto), o projeto procura contar histórias por meio das canções. Em outra atividade, Fellipe Zanuto irá ensinar as crianças a produzirem as próprias pizzas. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.

Museu do Café (Santos)

O Museu do Café fará um roteiro lúdico, guiado por atores que contarão a história do café de forma interativa, com dramatização e brincadeiras de roda e cantigas. O público mirim poderá conferir a Oficina de Minibarista, onde será apresentado o preparo do café às crianças de maneira didática e divertida pelos baristas do Museu. Para participar é necessário estar acompanhado de responsável e as inscrições devem ser realizadas por e-mail (inscricao@museudocafe.org.br).

Teatro Sérgio Cardoso

O Teatro Sérgio Cardoso também oferece várias atrações para a criançada com o Festival de Arte para Crianças. Os destaques da programação na semana do Dia das Crianças são a peça “O Aniversário da Infanta”, e as festas “Disco Baby”, nas quais os pais podem se divertir e dançar com os filhos. No dia 12, o saguão do teatro realiza uma maratona de contação de histórias, fechando as atividades com a apresentação “Bandalhaços Show”, da Cia. Dona Ritz. A programação completa está disponível no site do teatro: www.teatrosergiocardoso.org.br.

Fábricas de Cultura

O dia 12 de Outubro também terá diversas atividades nas Fábricas de Cultura da zona leste, com jogos, contações de histórias e atividades literárias para incentivar a criatividade do público infantil. No Parque Belém, a equipe da biblioteca da unidade chama a criançada para relembrar brincadeiras tradicionais. Já na Cidade Tiradentes, será realizada uma gincana em torno do livro “Truques, Trotes e Brincadeiras”, de Lasse Rade e Robert Nyberg. Na unidade do Itaim Paulista, a diversão gira em torno do autor Ziraldo, na contação de história a partir do livro ”A Infância de Ziraldo”, de Audálio Dantas. Sapopemba realiza uma oficina de confecção de petecas, seguida de jogos com o brinquedo.

Para saber mais, acesse o site www.fabricadecultura.org.br ou a página do facebook.com/fabricasdeculturazl.

Museu da Diversidade Sexual

No dia 12, o Museu da Diversidade Sexual, localizado no Metrô República, irá disponibilizar desenhos para colorir que abordam o respeito às diferentes identidades de gênero e orientações sexuais. Criados pelos artistas Adriana Ferreira, Herbert Loureiro, Heway Verçosa, Izzie Paschoal, Luana Bola, Pedro Lucena e Bianca Pozzi, as imagens são fruto de uma parceria do Museu com a Casa de Criadores no projeto “Homofobia Fora de Moda”. Os desenhos também estão disponíveis no site www.mds.org.br.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade