Ter um pet faz bem ao coração

Continua depois da publicidade

Além de muito divertido, conviver com animais de estimação faz bem à saúde física e mental.


Quem convive com um pet sabe a alegria que eles proporcionam, mas não é só pelo amor e alegria que fazem bem ao coração não, os benefícios vão muito além disso.

Pets espantam a solidão

Quem tem um pet nunca está sozinho, e isso já faz um bem danado pra alma, não é mesmo?

Não é à toa que a busca por animais de estimação cresceu durante a pandemia do Covid-19, em um momento de medo, tristeza e isolamento social, os nossos pets nos ajudaram muito. O aconchego deles e o amor que nos dedicam aquecem o coração e a alma.

Veja também as mais lidas do DT

Os pets nos dão amor e companhia (foto Vanessa Sallesaro)

Ter alguém que te ama e que está sempre ao seu lado, é uma necessidade básica do ser humano. Quem tem um pet sempre vai ter companhia pra assistir aquele filme em baixo do cobertor, pra soneca no meio da tarde no domingo, e claro, para viajar! Afinal viajar com pets é sempre muito mais gostoso!

Pets fazem bem ao coração

São muitos estudos e pesquisas que sugerem que ter um pet é benéfico para a saúde, os benefícios melhora da saúde cardiovascular, menor risco de AVC, aumento nos níveis de ocitocina e dopamina, menores níveis de cortisol, e uma maior sensação de bem-estar.
Tutores de pets, especialmente de cães, tendem a ter uma vida mais ativa, com mais atividades físicas. Não é preciso ser atleta para cuidar de um pet, mas os pets precisam de cuidados, de passeios, de interação social, assim como nós, e ter companhia nestas atividades ajuda na motivação.

Nos eventos e viagens da Cãomigo, é muito comum ver pessoas que não eram acostumados a fazer sequer breves caminhadas, fazendo trilha com os dogs. Ouvi diversas vezes coisas do tipo “eu nunca tinha feito trilha, comecei por causa dele”, se referindo ao cachorro. Os exercícios físicos, aliados ao contato com a natureza e ar puro, certamente melhoram a saúde dos pets e dos tutores.

Pets ajudam na disciplina e rotina

Os pets necessitam cuidados diários, como alimentação, hidratação, limpeza do ambiente e passeios, e outros cuidados regulares, como visitas ao veterinário, vacinas, exames, banhos e medicações. Para darmos conta de tudo isso precisamos de pelo menos um mínimo de organização e planejamento. Alguns utilizam agendas, anotações no celular, caderninhos, e até mesmo aplicativos para ajudar na “gestão” da rotina dos pets. Seja como for, eles nos ajudam a criar disciplina e planejamento.

Fazem bem ao desenvolvimento das crianças

A convivência entre pets e crianças, além de muuuuito fofaaa, é cheia de benefícios. Ter cachorro ou gato pode ajudar a melhorar o sistema imunológico das crianças, como revelam alguns estudos.

A interação física e estímulos sensoriais causados pelos pets contribuem muito para o desenvolvimento motor dos pequenos humanos. Já na parte psicoemocional os benefícios são ainda mais visíveis, pois conviver com os pets favorece o autocontrole, a socialização, o afeto, a responsabilidade, além de enviar as crianças a respeitarem as diferenças e o espaço alheio. Mas cuidado, a convivência entre crianças e animais deve somente sob supervisão atenta de um adulto, acima de tudo, crianças e pets não devem ficar sozinhos. Além disso, ambos devem ser ensinados a ter uma convivência harmoniosa e respeitosa. Animal de estimação não é de brinquedo de criança, ok?

Viajar com pets é muito mais divertido

Pets são os melhores companheiros de viagem (foto Vanessa Sallesaro)

Quem já viaja com pet sabe do que estou falando, a gente acaba vendo tudo por outro ângulo. A viagem com pets é diferente, claro que visitar grandes atrações é legal, mas observar como eles se divertem em qualquer poça de lama faz a gente viver a viagem com mais leveza. Aquele matinho que passaria despercebido passa a ser notado e um gramado verdinho vira atração turística. Criamos muitas memórias afetivas durante a viagem com os pets.

Nunca viajou com pets? Experimenta!

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade