InícioEconomia do turismoTurismo de SP dá iní­cio í  qualificação de 200...

Turismo de SP dá iní­cio í  qualificação de 200 destinos de natureza e aventura

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, em parceria com o Sebrae, realizou na última quarta-feira (18), o primeiro seminário do programa de qualificação, certificação e promoção de destinos de natureza e aventura. Foi a primeira ação prática do programa SP Ecoaventura, que visa fortalecer a cultura da qualidade e segurança das empresas do segmento em mais de 200 municípios paulistas.

EDIÇíO DO DIÁRIO com agências


O evento que aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens de São Paulo e teve transmissão simultânea pelo canal da SETUR no YouTube (https://www.youtube.com/user/secturismosp). Nesse primeiro encontro os primeiros destinos sensibilizados foram Caieiras, Guarulhos, Mairiporã, Pedra Bela e São Paulo, que inclui também a Cantareira e Parelheiros.

Vinicius Lummertz destacou a importância de investimentos em parques. “Temos três milhões de visitantes, os Estados Unidos possuem 300 milhões, e no Brasil todo temos apenas 12 milhões, os empregos quando são gerados, como por exemplo no caso do Vale do Ribeira, serão de 65 a 70% destinados para a comunidade local, porque é ela que entende a própria comunidade”, disse.

Importante destacar que atividades como tirolesa, rapel, rafting e arvorismo, entre 150 consideradas de aventura, poderão ser certificadas por meio do programa, a partir de normas da ABNT. “O turismo de ecoaventura precisa estar ajustado às normas de segurança e qualidade. Temos de melhorar o ambiente de negócios, de modo a desenvolver, de forma sustentável, os empreendimentos do setor”, afirma Lummertz.

No acordo de parceria, o Sebrae vai realizar seminários de sensibilização com os empresários, compartilhar as normas técnicas e os processos de certificação, além de oferecer um programa de capacitação em gestão e empreendedorismo, uma consultoria para micro e pequenas empresas e auditorias para certificação em gestão da segurança do turismo de aventura.

O Programa Ecoaventura do Estado de São Paulo

Na oportunidade, Ivan Hussni, diretor técnico do Sebrae-SP afirmou a necessidade de unir forças para o sucesso do programa. “Precisamos nos juntar com os empreendedores, com prefeitos, com as secretarias de desenvolvimentos, com os empreendedores que dão certo, que sabem fazer, e quando juntarmos tudo, a gente monta um projeto que não será difícil de dar certo, porque vamos pelo melhor caminho, a gente mitiga risos e o Sebrae está aqui para isso, para estar ao lado de vocês”, destaca Hussni.

A Setur vai realizar ações para mobilizar o público-alvo, diagnosticar o segmento, realizar campanhas e ações promocionais, além de feiras e eventos estratégicos para geração de negócios ao segmento, como a Adventure Week, no Vale do Ribeira, prevista para outubro. A parceria com o Sebrae não prevê repasse de investimentos aos municípios turísticos, mas vai mobilizar R$ 4,7 milhões em investimentos.

O turismo de ecoaventura está entre os segmentos turísticos que mais cresce no mundo, de acordo com a Organização Mundial do Turismo. Estima-se que 10% dos turistas tenham como demanda de viagem um destino que envolva natureza e atividades relacionadas a ela, tendência que deve se tornar ainda mais acentuada no pós-pandemia.

Matérias relacionadas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique por dentro das notícias de turismo do DT!

Assine nossa newsletter e confira.




    Enriqueça o Diário com o seu comentário!

    Participe e leia opiniões de outros leitores.
    Ao final de cada matéria, em comentários.

    Matérias em destaque