WTTC convoca governos a não usarem as palavras “Países de Alto Risco”

Continua depois da publicidade

● O WTTC informa em nota que os esforços devem se concentrar na detecção de viajantes de “alto risco”; um programa de teste abrangente será menos oneroso do que o custo econômico de quarentenas gerais e fechamento de fronteiras

● Populações inteiras não estão infectadas e nem todas devem ser rotuladas de “alto risco”

EDIÇÃO E TRADUÇÃO DT com agências internacionais


Londres, Reino Unido, 10 de fevereiro de 2021.- O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) convocou os governos de todo o mundo a abandonar o conceito de “países de alto risco” e estabelecer esquemas de teste rápido para identificar “viajantes de alto risco”.

O objetivo é buscar uma nova abordagem para evitar rotular países inteiros sob o conceito de “alto risco” e estabelecer mecanismos que facilitem a identificação individual de viajantes com maior probabilidade de exportar o vírus de um país para outro.

No comunicado à imprensa o WTTC recomenda aos países que desenvolvam um consenso internacional sobre as métricas usadas para avaliar o risco, bem como um esquema de teste de embarque e desembarque econômico, abrangente e rápido para todos os viajantes.

Veja também as mais lidas do DT

“Isso garantiria que apenas os viajantes com teste positivo para COVID 19 fiquem isolados, enquanto os viajantes com teste negativo podem continuar a viajar com segurança observando os protocolos de higiene, usando máscaras faciais e distanciamento social”, diz a nota.

“O risco baseado em países inteiros não é eficaz nem produtivo. Em vez disso, redefinir o risco para viajantes individuais será a chave para iniciar uma viagem internacional com segurança. Devemos aprender com as experiências e crises anteriores como o 11 de setembro, ” afirma Gloria Guevara Manzo, presidente e CEO do WTTC.

Sem rótulos

“Não podemos continuar a rotular países inteiros como de ‘alto risco’, o que significa que todos os cidadãos de qualquer um desses países estão infectados. Embora o Reino Unido esteja experimentando altos níveis de contágio, está claro que nem todos os britânicos estão infectados; O mesmo vale para todos os americanos, espanhóis ou franceses ”, disse Guevara Manzo.

O WTTC garante que a realidade é muito mais complexa. Esses conceitos não apenas estigmatizam uma nação inteira, mas também impedem as viagens e a mobilidade.

Guevara Manzó enfatizou que é preciso aprender a conviver com o vírus e que essa realidade deve ser reconhecida e o conceito redefinido para focar nas pessoas de “alto risco”.

“Acreditamos fortemente que a implementação de um regime de testes abrangente e o uso de tecnologia é a única maneira prática de restaurar com segurança as viagens internacionais e prevenir a exportação do vírus. Além disso, um programa de testes abrangente será menos oneroso do que o custo econômico de quarentenas gerais e fechamento de fronteiras “, disse ela.

Finalmente, a presidente e CEO do WTTC reiterou que um equilíbrio crucial deve ser alcançado entre a prioridade da saúde pública e a necessidade de manter a atividade econômica. Além de garantir que as pessoas estejam seguras e saudáveis, a saúde da economia mundial também deve ser garantida e os 174 milhões de empregos em viagens e turismo afetados pela atual crise de saúde devem ser reativados.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade