Publicado originalmente dia 12 de dezembro
Agências Internacionais com Edição do DT
A Assembleia Geral das Nações Unidas anunciou que 2017 será o ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. A resolução reconhece a importância do turismo sustentável com vista à promoção de uma melhor compreensão entre os povos em todo o planeta.
Veja também as mais lidas do DT
“Esta declaração “é uma oportunidade única para aumentar a contribuição do setor do turismo nos três pilares da sustentabilidade – econômico, social e ambiental, assim como para aumentar a consciência sobre as verdadeiras dimensões de um setor que é muitas vezes subestimado”, declarou o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, acrescentando que a OMT aguarda com muito interesse os preparativos e a celebração do Ano Internacional, pedindo ainda colaboração dos governos e das organizações internacionais e regionais.
Esta decisão soma-se ao reconhecimento por parte dos líderes mundiais na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) de que o turismo, bem concebido e bem gerido pode contribuir para as três dimensões do desenvolvimento sustentável, criar emprego e gerar oportunidades de negócios. Da mesma forma, esta declaração chega num momento particularmente importante em que a comunidade internacional adota a nova Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pela Assembleia Geral das Nações Unidas no último mês de setembro.