Piloto de avião assume erro antes de decolagem em Brasília

Continua depois da publicidade

Ele confessou que houve um equívoco de digitação. Um caso semelhante ocorreu no último dia 23 de fevereiro, depois que uma aeronave desobedeceu às instruções do controlador. A Força Aérea Brasileira (FAB) decidiu suspender as decolagens simultâneas em Brasília

Correio Braziliense

O piloto de um dos aviões que quase colidiu no ar com outro na última quarta-feira (2/3) pediu desculpas à torre de comando e disse que o motivo de ter feito a curva para o mesmo lado de outra aeronave foi um erro de digitação. O incidente ocorreu por volta das 10h, quando um avião da Gol Linhas Aéreas, com destino a Palmas (TO), não fez a rota correta e seguiu em direção a outra aeronave, da empresa Avianca, que seguia para Goiânia (GO).

Na conversa a qual o Correio teve acesso, a controladora de tráfego aéreo pergunta ao piloto: “1402, qual foi o motivo da curva a direita após a decolagem?”. Ele responde: “É… Vou dar uma conferida. Só um instantinho para ver se está tendo alguma diferença entre a carta e o software.” Segundos depois, o piloto confessa: “1402. Foi um erro de digitação aqui. Queira desculpar.”

Veja também as mais lidas do DT

Um caso semelhante ocorreu no último dia 23 de fevereiro, depois que uma aeronave desobedeceu às instruções do controlador. Devido o fato se repetir em 10 dias, a Força Aérea Brasileira (FAB) decidiu suspender as decolagens simultâneas em Brasília, por tempo indeterminado. Segundo a Aeronáutica, a suspensão não vai prejudicar a operação dos voos no terminal.

A medida tem validade até que a FAB conclua as investigações. Brasília é o aeroporto com maior capacidade de pista do país, com até 60 voos por hora.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade