ABIH Nacional comemora 81 anos em Goiânia com discursos breves e moda de viola (RETRO 2017)

O presidente Dilson Jatahy abdica do cargo sem concorrer à reeleição por ter projetos empresariais em curso (Publicado em 17 de novembro)

Por Paulo Atzingen (de Goiânia)

Em noite memorável no Castro’s Park Hotel em Goiânia, a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis  (ABIH Nacional) comemorou seu 81º aniversário realizando um evento que também serviu para marcar a transição do cargo do presidente Dilson Jatahy, que esteve à frente da entidade no biênio 2016-2017, e o novo presidente Manoel Linhares, que toma posse no próximo dia 1º de janeiro. A noite foi de discursos breves, concisos e pertinentes, apresentação musical em viola tropeira, balé, homenagens e confraternização entre convidados, representantes das ABIHs estaduais, jornalistas, hoteleiros e fornecedores.

Do pouso à Associação

A presidente da ABIH de Goiás, Vanessa Pires Moraes, fez uma breve abertura trazendo a lume uma retrospectiva da história da hospitalidade e das primeiras estalagens, no tempo do pouso dos tropeiros, até a criação da ABIH Goiás, em 1986. “Estamos muito contentes mesmo diante da crise, das concorrências sem regulamentação, de sermos parte ativa na economia do Brasil”, disse. E aproveitou para lembrar que em 2019 o Congresso Nacional de Hotelaria acontecerá em Goiânia. A entidade comemorou nesta data 31 anos de trabalho em prol da hotelaria de Goiás.

Presidentes e representantes das ABIHs estaduais entregam a Jatahy placa alusiva à sua administração (Fotos:DT)
Presidentes e representantes das ABIHs estaduais entregam a Jatahy placa alusiva à sua administração (Fotos:DT)

Precisamos do Turismo como precisamos de ar

O presidente Dilson Jatahy, que abdica do cargo sem concorrer à reeleição por ter projetos empresariais em curso, em sua fala foi conciso e objetivo:  “Deixo a ABIH com o dever cumprido e sabendo que a luta é árdua: ser hoteleiro é investir e correr riscos, pagar impostos e não ver retornos, criar empregos e não ser valorizado por isso”, disse. “Nós precisamos do turismo, como precisamos de ar”, afirmou o hoteleiro deixando implícito a grave recessão econômica. “É uma entidade com condições de marcar sua posição no panorama nacionao do turismo pois é um dos setores que mais contrata e emprega na economia das viagens, lazer e turismo”, ensinou.

- Advertisement -

Dilson Jatahy, principal homenageado da noite
Dilson Jatahy, principal homenageado da noite

Dinheiro não, credibilidade

Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, Jatahy afirmou que deixa sua entidade com o caixa no azul. “Deixamos a entidade de forma muito confortável, mas isso é coisa elementar, básica, uma entidade não precisa de dinheiro, mas sim de credibilidade para que possa fazer os projetos, desenvolver suas ações em prol da categoria. Excessos de verba e preocupação com o dinheiro cria confusão e desvia o foco dos compromissos constitucionais. Estamos em uma condição financeira muito melhor do que a recebemos”, sintetizou.

No rol de reivindicações para o setor, Jatahy não deixou de citar os entraves que dificultam o desenvolvimento da hotelaria, entre eles a carga tributária, a concorrência desleal sem tributação (leia-se o airbnb),  e a própria falta de simetria na cobrança de tarifas impostas pelo governo (não descreveu quais tarifas são essas). “Tivemos brigas homéricas com as OTAs (agências online) que quiseram subir as taxas de comissão de forma indiscriminada, nos posicionamos e regularizamos o abuso”, afirmou ao DT.

Jairo Reis e Marcus Bian Cardini deram o toque do cerrado goiano á noite
Jairo Reis e Marcus Bian Cardini deram o toque do cerrado goiano á noite

Bandeira

Jatahy ainda acrescentou que sua principal bandeira foi o posicionamento contra a falta de taxação das plataformas digitais. Deixou claro que não é contra, mas a favor de regulamentação do aplicativo. “Como empresário que sou, vejo a entidade como instrumento de defesa do setor. Essa questão das plataformas digitais informais, foi a nossa maior bandeira. O que nós queremos não é proteção, queremos respeito, e condições de concorrer no mercado, inclusive no mercado internacional”, arrematou.

A noite teve o toque sutil do cerrado goiano com a apresentação de expressões artísticas como balé e a dupla  de violeiros Marcus Bian e Jairo Reis que acrescentaram ainda mais originalidade ao evento.

*Paulo Atzingen viajou de Avianca com seguro GTA

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
PAULO ATZINGEN é jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Produziu reportagens na Amazônia sobre sustentabilidade, conflitos agrários e étnicos. Lançou em 1998 sua primeira revista, a PAYSAGE – dirigindo-a e publicando-a por três anos. Em Belém, foi repórter do jornal O Liberal, O Paraense e articulista do jornal A Província do Pará e Diário do Pará. É premiado contista, com três livros de ficção em prosa publicados via editais. Trabalhou como redator no jornal de turismo Brasilturis e fundou em 2005 o DIÁRIO DO TURISMO, o primeiro jornal On-line Diário de Turismo do Brasil. Atualmente desenvolve projetos de conteúdo editoriais e digitais para empresas privadas de hotelaria, aviação, companhias marítimas, destinos turísticos e biografias.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Omicron representa risco global muito alto, mundo deve se preparar, alerta OMS

    A variante do coronavírus Omicron com fortes características mutantes, provavelmente se espalhará internacionalmente e representa um risco muito alto de surtos de infecção que...

    Marcela Cuesta, retorna ao Inprotur (Argentina) e fala ao DIÁRIO

    A conexão que o DIÁRIO tem com Marcela Cuesta remonta os primeiros anos de 2000, quando a profissional era Delegada da Argentina para a...

    Portugal volta ao estado de emergência e anuncia medidas para o final do ano

    O governo de Portugal anunciou na última quinta-feira (26) um plano de medidas restritivas para as festas de fim de ano que inclui uma...

    Ciclistas e turistas se reúnem em Minas Gerais para a Ouro Biker

    A maior ultramaratona do Brasil ocorre nas montanhas e vales na cidade de Ouro Fino. Evento traz ainda gastronomia, cultura e ações de responsabilidade...

    JetSMART retoma voos para Foz do Iguaçu

    A JetSMART Chile retomará suas operações em Foz do Iguaçu em dezembro Edição DIÁRIO com agências Os voos serão realizados nos Airbus A320-200 e Airbus A320neo,...

    Turismo nacional com crescimento de 16% até o fim do ano

    A estimativa de faturamento é de R$ 130 bilhões, aponta FecomércioSP Edição DIÁRIO com agências O turismo brasileiro deve terminar o ano com crescimento de 16%...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing