ABIH Nacional comemora 81 anos em Goiânia com discursos breves e moda de viola (RETRO 2017)

O presidente Dilson Jatahy abdica do cargo sem concorrer à reeleição por ter projetos empresariais em curso (Publicado em 17 de novembro)

Por Paulo Atzingen (de Goiânia)

Em noite memorável no Castro’s Park Hotel em Goiânia, a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis  (ABIH Nacional) comemorou seu 81º aniversário realizando um evento que também serviu para marcar a transição do cargo do presidente Dilson Jatahy, que esteve à frente da entidade no biênio 2016-2017, e o novo presidente Manoel Linhares, que toma posse no próximo dia 1º de janeiro. A noite foi de discursos breves, concisos e pertinentes, apresentação musical em viola tropeira, balé, homenagens e confraternização entre convidados, representantes das ABIHs estaduais, jornalistas, hoteleiros e fornecedores.

Do pouso à Associação

A presidente da ABIH de Goiás, Vanessa Pires Moraes, fez uma breve abertura trazendo a lume uma retrospectiva da história da hospitalidade e das primeiras estalagens, no tempo do pouso dos tropeiros, até a criação da ABIH Goiás, em 1986. “Estamos muito contentes mesmo diante da crise, das concorrências sem regulamentação, de sermos parte ativa na economia do Brasil”, disse. E aproveitou para lembrar que em 2019 o Congresso Nacional de Hotelaria acontecerá em Goiânia. A entidade comemorou nesta data 31 anos de trabalho em prol da hotelaria de Goiás.

Presidentes e representantes das ABIHs estaduais entregam a Jatahy placa alusiva à sua administração (Fotos:DT)
Presidentes e representantes das ABIHs estaduais entregam a Jatahy placa alusiva à sua administração (Fotos:DT)

Precisamos do Turismo como precisamos de ar

O presidente Dilson Jatahy, que abdica do cargo sem concorrer à reeleição por ter projetos empresariais em curso, em sua fala foi conciso e objetivo:  “Deixo a ABIH com o dever cumprido e sabendo que a luta é árdua: ser hoteleiro é investir e correr riscos, pagar impostos e não ver retornos, criar empregos e não ser valorizado por isso”, disse. “Nós precisamos do turismo, como precisamos de ar”, afirmou o hoteleiro deixando implícito a grave recessão econômica. “É uma entidade com condições de marcar sua posição no panorama nacionao do turismo pois é um dos setores que mais contrata e emprega na economia das viagens, lazer e turismo”, ensinou.

Dilson Jatahy, principal homenageado da noite
Dilson Jatahy, principal homenageado da noite

Dinheiro não, credibilidade

Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO, Jatahy afirmou que deixa sua entidade com o caixa no azul. “Deixamos a entidade de forma muito confortável, mas isso é coisa elementar, básica, uma entidade não precisa de dinheiro, mas sim de credibilidade para que possa fazer os projetos, desenvolver suas ações em prol da categoria. Excessos de verba e preocupação com o dinheiro cria confusão e desvia o foco dos compromissos constitucionais. Estamos em uma condição financeira muito melhor do que a recebemos”, sintetizou.

No rol de reivindicações para o setor, Jatahy não deixou de citar os entraves que dificultam o desenvolvimento da hotelaria, entre eles a carga tributária, a concorrência desleal sem tributação (leia-se o airbnb),  e a própria falta de simetria na cobrança de tarifas impostas pelo governo (não descreveu quais tarifas são essas). “Tivemos brigas homéricas com as OTAs (agências online) que quiseram subir as taxas de comissão de forma indiscriminada, nos posicionamos e regularizamos o abuso”, afirmou ao DT.

Jairo Reis e Marcus Bian Cardini deram o toque do cerrado goiano á noite
Jairo Reis e Marcus Bian Cardini deram o toque do cerrado goiano á noite

Bandeira

Jatahy ainda acrescentou que sua principal bandeira foi o posicionamento contra a falta de taxação das plataformas digitais. Deixou claro que não é contra, mas a favor de regulamentação do aplicativo. “Como empresário que sou, vejo a entidade como instrumento de defesa do setor. Essa questão das plataformas digitais informais, foi a nossa maior bandeira. O que nós queremos não é proteção, queremos respeito, e condições de concorrer no mercado, inclusive no mercado internacional”, arrematou.

A noite teve o toque sutil do cerrado goiano com a apresentação de expressões artísticas como balé e a dupla  de violeiros Marcus Bian e Jairo Reis que acrescentaram ainda mais originalidade ao evento.

*Paulo Atzingen viajou de Avianca com seguro GTA

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Califórnia retrocede na reabertura com expansão do coronavírus nos EUA

SACRAMENTO, Estados Unidos (Reuters) - O governador da Califórnia decretou nesta segunda-feira um recuo no plano de reabertura da economia do Estado norte-americano, após...

La Casa de Papel: a transferência de liquidez relatada pelo refém brasileiro**

Por Paulo Atzingen* (de Madri) Só depois de passados alguns anos do assalto à Casa da Moeda da Espanha e me tornado refém por aquele...

Dentro de uma capela brasileira feita de vinho

por DANIELLE BAUTER* Com sua paisagem de colinas verdes ondulantes pontilhadas de fazendas familiares, a vista pode facilmente ser confundida com a Toscana. O estado...

A politização da Pandemia – por Gaudêncio Torquato*

Cada coisa em seu lugar. Ou, em outros termos, cada macaco em seu galho. A popular expressão aconselha que cada pessoa deve exercer o...

Fairmont Rio de Janeiro reabre dia 1º de setembro

O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana se prepara para receber seus primeiros hóspedes pós-quarentena a partir de 1º de setembro de 2020. EDIÇÃO DO DIÁRIO...

Os riscos do desconfinamento e o Turismo

por Bayard Do Coutto Boiteux* No momento em que escrevo o presente artigo vejo que vários países europeus estão sendo obrigados a retomarem programas de...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias