Abracorp apresenta seu balanço semestral e contraria análises pessimistas

Continua depois da publicidade

(Redação do DT)

São Paulo – Contrariando todos os prognósticos e análises de economistas do mercado brasileiro – que constataram queda nas vendas e enxergam retração de praticamente todos os setores da economia até o segundo semestre de 2016, a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) apresentou nesta quinta-feira (30) seu balanço de vendas do 1º Semestre de 2015 e, seus números, por incrível que possam parecer, surpreenderam.

De acordo com Edmar Bull, presidente da entidade que cuida das contas corporativas de empresas,  os dados da Abracorp são obtidos a partir das vendas efetuadas, não são meras pesquisas. “Os nossos números são consolidados a partir das vendas obtidas e não são fruto de pesquisa ou estimativa”, afirmou ao DT.

Veja também as mais lidas do DT

No quadro de associados que compõem a Abracorp – as companhias aéreas, hotéis, empresas de locação de automóvel e Transfers, Meios de Pagamento e Serviços – apresentaram um crescimento total de 7,8% no primeiro semestre deste ano, comparado ao primeiro semestre do ano passado.  “As vendas totais alcançaram R$ 6,955 bi, com destaque para hotelaria e locação feitas no exterior”, sintetizou Bull. (veja quadro abaixo):

Tabela_Abracorp_ResumoGeral_07_15

Aéreo Nacional

Dentre as companhias aéreas com maior crescimento em número de bilhetes vendidos em território nacional, destacam-se a Gol (16,6%), a TAM (13,6%) e a Avianca (12,3%) em relação ao mesmo período do ano passado. Foram vendidos, ao todo, 5.080 milhões de tickets, com um crescimento 12,8% superior ao mesmo período de 2014.

Já em termos de venda, a TAM apesar de aparecer em primeiro lugar em volume (R$ 899, ), teve uma queda (0,4%) em relação a 2014. A Gol, que vendeu R$ 851,05 milhões, cresceu 2,3% e a Avianca, que vendeu R$ 267.52 milhões, cresceu 9,7%, em relação ao mesmo período do ano ano passado.

Tabela_Aéreo_Doméstico_Abracorp_07_15

Aéreo Internacional

O setor aéreo de vendas de bilhetes internacionais para o setor corporativo é encabeçado pela TAM (125.7 mil) com crescimento de 20,7%, seguido pela American Airlines (88 mil) com crescimento de 16,4% e a Air France (51.8 mil ) que apresentou o maior crescimento: 24,5%.

No primeiro semestre de 2015 foram vendidos 739.8 mil bilhetes para viagens internacionais para as empresas, por meio das agências corporativas.

Tabela_Aéreo_Internacional_MarketShare_07_15

TAM e Gol empatam em vendas totais e em número de bilhetes

Dentre a participação de mercado (Market-share) TAM e Gol empatam nas vendas de bilhetes e totalização em vendas. A TAM (32%), a Gol (32,4%) em número de bilhetes comercializados. Já na totalização em vendas, a  Gol  (31,3%) e a TAM (33,1%)

Tabela_Aéreo_Doméstico_MarketShare_Abracorp_07_15

Análise

O corporativo estava preparado para o que viria. Sabíamos do impacto que a Copa do Mundo teria e sabíamos o que os anos de eleição causam ao mercado”,  justificou o executivo lembrando, que a média tarifária de 2014 para 2015 caiu 11%, o que aumentou o volume de vendas. “Mesmo com toda essa recessão, são nesses momentos que as oportunidades acontecem. É preciso lembrar que as TMCs (Travel Managment Company)  têm uma alta folha de pagamento, altos tributos e grandes investimentos em capacitação, por isto o setor de viagens corporativas mantém-se forte. Poderíamos ter crescido mais”, avalia.

Gervasio Tanabe, diretor executivo da Abracorp, apresentou os dados. (Foto: DT)
Gervasio Tanabe, diretor executivo da Abracorp, apresentou os dados. (Foto: DT)

Para Luis Vabo, um dos diretores da Abracorp, a palavra de ordem é a diversificação. “Estamos vivendo há mais ou menos 10 anos a modificação do mercado. O segmento corporativo mudou muito. As agências corporativas não são mais atravessadoras. É mais vantagem para as empresas contratarem uma TMC do que uma agência, pelas garantias e acordos que temos, principalmente com as companhias aéreas”, afirmou. “Além disso, o que vale hoje é a diversificação das atividades, o que requer, criatividade”, arrematou.

 

 

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade