Accor Hotels Américas vê receita decolar em 2023 e celebra expansão em novos mercados

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Thomas Dubaere, CEO Accor Américas, apresentou um balanço de 2023 e as perspectivas para o futuro
Por Zaqueu Rodrigues [Colaboração] – Com EDIÇÃO DO DT

Após um 2023 para comemorar, a Accor Hotels iniciou este ano a todo o vapor. Nesta quinta-feira (23), em coletiva de imprensa realizada no Hotel Pullman Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo, a rede hoteleira apresentou um balanço dos resultados registrados em 2023 e as estratégias para continuar se expandindo.

Conduzido pelo CEO da Accor Américas, Thomas Dubaere, o encontro reuniu, entre outras lideranças, Abel Castro, Diretor de Desenvolvimento Accor Américas na Divisão PM&E; Olivier Hick, Chief Operating Officer do portfólio Premium, Midscale e Economy da Accor no Brasil; e Antonieta Varlese, Vice-Presidente Sênior de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social.

Thomas Dubaere ressaltou que o balanço de 2023 é muito positivo para a Accor Hotels. “Os resultados foram muito bons e não seriam possíveis sem todos os colaboradores de nossos hotéis do mundo inteiro. Estamos presentes em mais de 110 países com mais de 45 marcas e mais de 230 mil colaboradores’’.

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Dubaere pontuou que após um primeiro semestre desafiador, 2023 registrou um crescimento contínuo no segundo semestre, respondendo a principal pergunta que lhe faziam desde a pandemia – quando o setor voltará ao normal? “Sempre que nos perguntavam, e respondíamos que poderia ser em 2024, 2025… Felizmente, no final de 2023, essa reposta foi consumada”.

Accor
Accor recebeu jornalistas com um café da manhã (Crédito: Zaqueu Rodrigues)

O CEO da Accor Américas apresentou os dados para fundamentar o otimismo. “Em 2019 tivemos 1.5 bilhão de viajantes globais. Na pandemia esse número caiu para 400 milhões. Já no fim de 2023 alcançamos 1.2 bilhão de viajantes. Os estudos mostram que chegaremos a 1.5 bilhão em 2024, o mesmo nível pré-pandemia. Isso é uma prova de que a nossa indústria é muito resiliente”.

Dubaere também comemorou que 2023 foi um ano de recuperação do quadro de colaboradores, reduzido durante a pandemia em função de fechamento de hotéis. “Pelo menos 95% dos colaboradores estão recolocados novamente em nossos hotéis. A hotelaria é um negócio de pessoas para pessoas”.

Em 2023, o EBITDA cresceu 49% e bateu recorde de mais de 1 bilhão de euros em comparação com 2022. A receita global foi de 5.056 bilhões de euros, uma alta de 20% em relação ao mesmo período.

Os resultados apresentados pela Accor Hotels cristalizam um crescimento contínuo em todos os países. “Quase todos com resultados superiores ao pré-pandemia, com algumas exceções como o Chile e o Peru, em função das razões sociais e econômicas. Os resultados registrados no ano passado são sólidos e foram alimentados pelas demandas globais e forte gastos em experiência e lazer”.

A busca pelo lazer amplia os horizontes do mercado.

“Podemos ver o que lazer cresce, e cresce, e cresce. As pessoas estão buscando mais as experiências e natureza. A demanda no ano passado permaneceu forte nesse sentido. O cenário refletiu em um conjunto de resultados financeiros muito positivo para a Accor em 2023”, destacou Dubaere.

Olivier Hick, Chief Operating Officer do portfólio Premium, Midscale e Economy da Accor no Brasil, também destacou a prioridade em criar experiencias para atender aos novos viajantes. O executivo destacou que todos os ambientes dos hotéis, cada detalhe, são essenciais para promover experiências marcantes.

Accor
Thomas Dubaere, CEO Accor Américas, apresentou um balanço de 2023 e as perspectivas para o futuro (Crédito: Zaqueu Rodrigues)

RevPar

Em 2023, o RevPar global de todas as marcas Accor Hotels cresceu 23% em comparação com 2022. “Cerca de 80% do crescimento do RevPar veio da diária média.

A Accor Hotels mantém um portfólio global formado por 5.584, que representam cerca de 881 mil quartos. “O pipeline futuro é enorme. 2023 foi um ano em que tivemos as maiores assinaturas desde há muito tempo no mundo inteiro. A projeção é inaugurar 1300 hotéis nos próximos anos”, dimensionou Dubaere.

Em 2023, a rede hoteleira inaugurou 291 hotéis no mundo inteiro. “Isso representa a abertura de um hotel a cada e algumas horas, contabilizando ao todo mais 40 mil quartos”, apresentou Dubaere.

Diversidade, Inclusão e Zero Emissões

O CEO da Accor Américas reforçou que o Grupo segue firme em seu compromisso com as demandas globais de ESG. “Temos muitos critérios, mas um dos principais é a diminuição da emissão de carbono, Diversidade e Inclusão. A nossa meta é zerar a emissão até 2050”. “Temos metas anuais e ações concretas para reduzir as emissões. Nas Américas, 85% dos nossos hotéis já eliminaram 57 itens de plástico de uso único; 46 hotéis Accor são Eco Certificados; 37% dos hotéis medem o desperdício de alimentos; 72% dos nossos hotéis possuem cardápios à base de plantas; e 100% dos colaboradores recebem treinamentos ESG”.

A Diversidade e Inclusão é outro pilar priorizado pela Accor, destacou Dubaere, reforçando que a rede tem uma série de ações para contratar refugiados, pessoas LGBTQIA+, Pessoas com Deficiência… “As pessoas são o coração da nossa indústria. Sem as pessoas, nada disso seria possível. Mais de 42% dos comitês de gestão da Accor no mundo inteiro são mulheres”, apontou o executivo.

Números

Américas

Nas Américas, a Accor Hotels também registrou um crescimento no RevPar em 2023.”As duas divisões juntas – Luxo/ Lifestyle e Premium, Midscale e Economy – tiveram um crescimento de 15%. Já o RevPar da divisão PM&E cresceu 20%”, celebrou Dubaere.

O portfólio da Accor Hotels nas Américas soma 554 hotéis presentes em 13 países, sendo 18 marcas em todas as categorias de hospedagens. “Em 2023 abrimos 10 hotéis, somando 1300 quartos. Assinamos 19 contratos”.

Abel Castro, Diretor de Desenvolvimento Accor Américas na Divisão PM&E, explicou que as franquias e conversões seguem como principais estratégias da rede para expandir na região. “Cerca de 90% dos novos hotéis PME serão franquias. Dos 77 novos hotéis previstos, 40% dessas assinaturas serão conversões”.

Abel explicou que, dos 19 contratos assinados pela Accor no ano passado, metade são no Brasil. “Assinamos contratos em cinco países – Brasil, Equador, Colômbia, México e Argentina. Na Argentina assinados 4 contratos. Essas assinaturas foram para seis marcas diferentes”. Os hotéis de coleções, com atmosferas e ambientes icônicos, estão ganhando cada vez mais espaço no portfólio.

Franquias e Conversões

Essas são as duas palavras que fundamentam as estratégias da Accor para seguir expandindo nas Américas, sintetizou Abel Castro. “O nosso foco são as franquias. 40% do que fizemos no ano passado foram através de conversões. No Brasil, continuamos com a estratégia de desenvolver grandes hotéis nas capitais e hotéis menores no interior”, revelou.

O executivo contou que a expansão no interior é puxada pelo agronegócio. “No ano passado, a gente assinou hotel em Sinop, Sorriso… São cidades que não imaginávamos que receberiam hotéis. Hoje, essas pequenas cidades estão recebendo graças ao agronegócio. As regiões do Centro-Oeste estão integradas à nossa estratégia de expansão no Brasil”, afirmou Abel Castro.

O executivo também sublinhou que o lazer se torna cada vez mais importante nas estratégias, abrindo novos mercados e formatando experiências singulares aos mais variados perfis de hóspedes. “Temos hotéis chegando em Maragogi, Ibis Olímpia Resort…”.
Nas divisões Luxo e Lifestyle, a Accor assinou 9 contratos em 2023, somando 2200 quartos. Ao todo estão previstos a inauguração de 36 novos hotéis, entre eles o celebrado Faena em São Paulo, que promete elevar a hotelaria de São Paulo a um novo patamar, prevê Abel Castro.

Accor
André Sena informou que o corporativo, programa de fidelidade e presença digital são as prioridades da rede hoteleira (Crédito: Zaqueu Rodrigues)

André Sena Chief Commercial, Marketing and Digital Officer Accor Américas PM&E, informou que o corporativo, programa de fidelidade e presença digital são as prioridades da rede hoteleira para desenhar experiências personalizadas. “Mais de 30% das nossas vendas digitais em 2023 foram por meio do nosso aplicativo”, lembrou ele.

Abel destacou que as marcas Premium terão um foco especial neste ano. “Uma das aberturas aguardas para este ano é o Novotel Recife, vizinho ao Marco Zero. São 300 quartos no centro histórico do Recife”, adiantou. Ao todo serão uma média de 120 hotéis nos próximos anos. O horizonte, pintado pelo corporativo, eventos e lazer, apresenta um cenário promissor, vê Dubaere.

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