Aeroporto de Manaus movimenta quase 1 milhão de passageiros

O Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM) encerrou o primeiro quadrimestre deste ano com alta de 12% na movimentação de passageiros. Foram 982.074 embarques e desembarques, 105,9 mil a mais que os 876.128 viajantes computados nos quatro primeiros meses de 2018.  

 Edição do DT e agências.

No mesmo intervalo, o terminal recebeu mais de 12.365 pousos e decolagens, aumento de pouco mais de 3% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registradas 11.945 aeronaves.  

 

Para o superintendente do Eduardo Gomes, Odone Bizz, os números positivos se devem, entre outros fatores, à melhora da economia, ao crescente turismo ecológico na região, além de novas frequências de voos. O gestor também lembrou que o terminal amazonense foi apontado pela pesquisa Aeroportos + Brasil 2019 como o melhor do ano passado na categoria de até 5 milhões de passageiros processados por ano. “Estamos trabalhando para manter o posto de melhor aeroporto da categoria de até 5 milhões de passageiros/ano, aprimorando fluxos e processos para proporcionar, cada vez mais, um atendimento fundamentado em excelência”, disse. 

   

Com capacidade para receber 18,2 milhões de passageiros por ano, o aeroporto de Manaus movimenta, diariamente, cerca de 8 mil passageiros. Atualmente, oito companhias aéreas operam no terminal: cinco domésticas (Latam, Gol, Azul, Map e Total Linhas Aéreas) e três internacionais (American AirlinesAvior e Copa Air Lines), que ligam Manaus a 11 destinos no Brasil e a quatro no exterior –  Miami, Buenos Aires, Cidade do Panamá e Barcelona, na Venezuela. 

 

Situado a 15 km do centro da cidade, o terminal oferece aos passageiros 88 estabelecimentos dos mais variados segmentos, como lojas de artesanato e produtos típicos da região, bijuterias, locadoras de veículos, lanchonetes, agências de câmbio e turismo, banca de revistas e caixas eletrônicos. Os usuários também encontram um terminal acessível, com banheiros e telefones adaptados e equipamentos que auxiliam no embarque e desembarque de passageiros com necessidade de assistência especial. 

 

Alta na Rede Infraero 

Mais de 28 milhões de passageiros utilizaram os aeroportos administrados pela Infraero nos quatro primeiros meses do ano. O volume é 4% superior ao fluxo registrado no mesmo período de 2018, quando foram aferidos 27,5 milhões de embarques e desembarques. 

 

Para garantir a fluidez nas operações, a Infraero realiza uma série de iniciativas em todos os aeroportos da Rede, como manutenções preventivas em equipamentos – esteiras de bagagens, elevadores e escadas rolantes, entre outros. Além disso, os “amarelinhos”, funcionários identificados pelo colete amarelo que estampa a frase “Posso Ajudar/May I Help You?”, estão sempre de prontidão nos saguões e áreas públicas para tirar dúvidas sobre horários de voos, portões de embarque e fazer outros esclarecimentos. Nos balcões de informações da Infraero as equipes também estão preparadas para orientar os viajantes.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Entidades hoteleiras entregam carta ao Procon-SP

Nesta terça-feira (31), os presidentes da ABIH – Associação Brasileira de Hotéis do Estado de São Paulo; BLTA – Associação Brasileira de Turismo de...

CEO da Vail Resorts doará mais de US $ 2,5 milhões para apoiar funcionários e comunidades montanhosas

À medida que indivíduos e comunidades enfrentam os graves impactos do COVID-19, o CEO da Vail Resorts, Rob Katz, e sua esposa, Elana Amsterdam,...

Moro autoriza uso da Força Nacional no combate ao coronavírus

O Ministro da Justiça, Sergio Moro, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública por parte do Ministério da Saúde para atuar no...

Grupo de argentinos ficam ilhados em ponte entre Brasil e Argentina

Um grupo de quase 20 argentinos está preso desde o final de semana na Ponte da Fraternidade, entre Foz do Iguaçu (PR) e Puerto...

Terminal 1 de Guarulhos terá operações suspensas a partir de quarta-feira (1º)

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que a partir da 0h de 1 de Abril...

Covid-19: Médico do hospital Mt. Sinai em Manhattan se prepara para o pior

Shamit Patel, um médico que está na linha de frente da batalha contra o coronavírus em Nova York, um dos epicentros mundiais da pandemia,...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias