Aeroporto de Manaus movimenta quase 1 milhão de passageiros

Continua depois da publicidade

O Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM) encerrou o primeiro quadrimestre deste ano com alta de 12% na movimentação de passageiros. Foram 982.074 embarques e desembarques, 105,9 mil a mais que os 876.128 viajantes computados nos quatro primeiros meses de 2018.  

 Edição do DT e agências.

No mesmo intervalo, o terminal recebeu mais de 12.365 pousos e decolagens, aumento de pouco mais de 3% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registradas 11.945 aeronaves.  

Veja também as mais lidas do DT

 

Para o superintendente do Eduardo Gomes, Odone Bizz, os números positivos se devem, entre outros fatores, à melhora da economia, ao crescente turismo ecológico na região, além de novas frequências de voos. O gestor também lembrou que o terminal amazonense foi apontado pela pesquisa Aeroportos + Brasil 2019 como o melhor do ano passado na categoria de até 5 milhões de passageiros processados por ano. “Estamos trabalhando para manter o posto de melhor aeroporto da categoria de até 5 milhões de passageiros/ano, aprimorando fluxos e processos para proporcionar, cada vez mais, um atendimento fundamentado em excelência”, disse. 

   

Com capacidade para receber 18,2 milhões de passageiros por ano, o aeroporto de Manaus movimenta, diariamente, cerca de 8 mil passageiros. Atualmente, oito companhias aéreas operam no terminal: cinco domésticas (Latam, Gol, Azul, Map e Total Linhas Aéreas) e três internacionais (American AirlinesAvior e Copa Air Lines), que ligam Manaus a 11 destinos no Brasil e a quatro no exterior –  Miami, Buenos Aires, Cidade do Panamá e Barcelona, na Venezuela. 

 

Situado a 15 km do centro da cidade, o terminal oferece aos passageiros 88 estabelecimentos dos mais variados segmentos, como lojas de artesanato e produtos típicos da região, bijuterias, locadoras de veículos, lanchonetes, agências de câmbio e turismo, banca de revistas e caixas eletrônicos. Os usuários também encontram um terminal acessível, com banheiros e telefones adaptados e equipamentos que auxiliam no embarque e desembarque de passageiros com necessidade de assistência especial. 

 

Alta na Rede Infraero 

Mais de 28 milhões de passageiros utilizaram os aeroportos administrados pela Infraero nos quatro primeiros meses do ano. O volume é 4% superior ao fluxo registrado no mesmo período de 2018, quando foram aferidos 27,5 milhões de embarques e desembarques. 

 

Para garantir a fluidez nas operações, a Infraero realiza uma série de iniciativas em todos os aeroportos da Rede, como manutenções preventivas em equipamentos – esteiras de bagagens, elevadores e escadas rolantes, entre outros. Além disso, os “amarelinhos”, funcionários identificados pelo colete amarelo que estampa a frase “Posso Ajudar/May I Help You?”, estão sempre de prontidão nos saguões e áreas públicas para tirar dúvidas sobre horários de voos, portões de embarque e fazer outros esclarecimentos. Nos balcões de informações da Infraero as equipes também estão preparadas para orientar os viajantes.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade