Aeroporto de Vitória é eleito o melhor do país

Continua depois da publicidade

Das agências com edição do DT

O Aeroporto de Vitória/ Eurico de Aguiar Salles (ES) foi eleito, pela segunda vez consecutiva, o melhor terminal aeroportuário. O local possui capacidade de receber até cinco milhões de passageiros por ano. O terminal capixaba ficou à frente dos outros seis aeroportos avaliados. A pontuação dele foi de 4,59 numa escala onde a nota máxima é 5.

No dia 24/10, foram divulgados os dados relativos ao 3º trimestre da Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário em Brasília. O estudo foi realizado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. A pesquisa avalia os 20 aeroportos com maior movimentação no Brasil. Juntos, eles são responsáveis por 87% do fluxo de viajantes.

Veja também as mais lidas do DT

Realizada desde 2013, a sondagem avalia a experiência do passageiro em diversos itens de infraestrutura, atendimento e serviços. Além de monitorar o desempenho de diferentes processos aeroportuários como check-in, inspeção de segurança, restituição de bagagens entre outros. A coleta de dados foi realizada ao longo dos meses de julho, agosto e setembro. O estudo totalizou 21.206 entrevistas, sendo 15.203 com passageiros de voos domésticos e 6.003 com passageiros de voos internacionais.

Considerando a classificação geral dos aeroportos, no período de julho a setembro, o Eurico de Aguiar Salles saiu à frente dos outros 19 terminais pesquisados em seis dos 37 indicadores avaliados: limpeza dos sanitários; disponibilidade de vagas no estacionamento de veículos; disponibilidade e localização de bancos, caixas eletrônicos e casas de câmbio; menor tempo de fila no check-in; velocidade de restituição de bagagem; e integridade da bagagem.

Histórico

Inaugurado pela Infraero no fim de março deste ano, o novo Aeroporto de Vitória se tornou, em termos de infraestrutura, um dos mais importantes e modernos do país. O terminal quase cinco vezes maior tem capacidade para 8,4 milhões de passageiros por ano. Os viajantes e companhias aéreas têm suas atividades atendidas pelos próximos 15 anos, de acordo com a estimativa de demanda local.

Outros aeroportos da Infraero conquistaram bons resultados no levantamento. Por exemplo, é o caso do Afonso Pena, em Curitiba (PR), que venceu 10 das 37 categorias analisadas, como, entre outras, o mais limpo do país, o com maior qualidade da sinalização e o com melhor custo-benefício do estacionamento de veículos.

O Aeroporto de Manaus foi premiado como o com menor tempo de fila na imigração e o que conta com mais cordialidade. O terminal de Maceió (AL) foi eleito o com maior cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança; já os aeroportos do Recife (PE) e de Goiânia (GO) tiveram a melhor pontuação, respectivamente, nas categorias custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes e disponibilidade de transporte público para o aeroporto.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade