Ano Novo Chinês é comemorado neste mês de fevereiro

Continua depois da publicidade

Evento deve reunir cerca de 200 mil pessoas transitando no bairro da Liberdade, em São Paulo, entre dos dias 21 e 22 de fevereiro.

Considerada a cerimônia mais importante do calendário chinês, o Ano Novo é uma celebração tradicionalmente familiar, dedicada ao agradecimento à terra, aos céus, aos deuses do lar e aos ancestrais da família.

No Brasil, o Ano Novo Chinês é comemorado há dois séculos, desde que os primeiros imigrantes desembarcaram no Rio de Janeiro com auxílio da coroa portuguesa para introduzir a cultura do chá na agricultura nacional.

Veja também as mais lidas do DT

 

Diferente do tradicional branco, usado para simbolizar a paz na virada do ano em nossa cultura, a cor predominante da celebração chinesa é o vermelho, usado para espantar os maus espíritos, trazer prosperidade e boa sorte.

 

Comemorado oficialmente há uma década em São Paulo, onde se localiza a maior colônia chinesa do País, o evento público já é considerado o maior do gênero fora da China e ocorrerá nos dias 21 e 22 de fevereiro.

 

A expectativa é de que, em 2015, o evento reúna cerca de 200 mil pessoas transitando durante dos dois dias de festividades que ocorrerão no bairro da Liberdade, 40 mil a mais em relação ao ano anterior.

 

Para celebrar o ano da cabra, a comunidade chinesa trará uma série de apresentações durante os dois dias de festividades. Entre elas, estão o tradicional desfile do dragão e do leão, para espantar os maus espíritos e trazer boas energias para o ano que começa, um culto ecumênico, com as principais lideranças das religiões chinesas no Brasil e a tradicional cerimônia da prosperidade e fogos de artifício.

 

Novidades

Este ano nossa festa será marcada por duas novidades: A exposição –  A cultura chinesa e sua influência em nosso País –  e um educativo que recebeu o nome de “Espaço Família”. A criação e coordenação destas duas novas ações está sob responsabilidade do Instituto Sidarta que tem como missão, há 20 anos, propagar a cultura e a língua chinesa para crianças e jovens em nosso país.

A exposição ficará na praça central do evento próxima a saída do metro Liberdade, já o Espaço Família será organizado na Rua dos Aflitos. Neste espaço teremos duas oficinas simultâneas e gratuitas para que as crianças possam vivenciar um pouco da cultura chinesa por meio de tradições milenares.  Além das oficinas, os visitantes do evento terão a oportunidade de conhecer a Lenda do Ano Novo Chinês e tirar “fotos Selfies” tendo como pano de fundo, uma paisagem típica da China.

As comemorações ocorrerão em uma área de 800 metros quadrados e contará com o apoio de 200 voluntários, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e seguranças particulares contratados pela organização do evento, que tem idealização e realização da JCI BRASIL CHINA e 21 TOMATES FRITOS.

 

Serviço

Evento: Ano Novo Chinês – Ano da Cabra

Data: 21 e 22 de fevereiro

Horário: 21/02 (sábado) das  12h às 20h / 22/01 (domingo) das 11h às 18h

Local: Praça da Liberdade – São Paulo

Site: https://anonovochines.org.br/

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade