O presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, esteve com a imprensa, na tarde desta quarta-feira (27), para adiantar as novidades da 42ª ABAV Expo, que acontece entre os dias 24 e 28 e setembro. Uma das mudanças na edição deste ano é a cerimônia de abertura, que será realizada um dia antes do início da feira, no Teatro Renault, em São Paulo.
Até o momento, mais de sete mil agentes de viagem já estão inscritos para participar da feira, um número recorde na história da ABAV, além das caravanas, que devem chegar a marca de 800 este ano. O número de expositores ultrapassa os 3,5 mil e se aproxima da meta da instituição, que é de 3,8 mil. Azevedo informou que o investimento total para a realização desta edição beira os 10 milhões.
Uma das importantes mudanças feitas para esta ABAV é a reorganização das palestras e seminários que acontecem durante o evento. “No ano passado, promovemos mais de 200 palestras, cada uma com uma hora de duração. Isso gerou certo descontentamento dos agentes de viagem, que muitas vezes não conseguiram assistir palestras pelo fato de não chegar a tempo, por conta dos horários apertados. Com a redução do número de palestras, será possível manter o horário mais flexível e, também, aumentar o tempo de cada palestra, que agora será de 1h30”, informou Azevedo ao DIÁRIO.
Veja também as mais lidas do DT
Azevedo: "Eu sempre digo que o agente de viagem precisa entender a nova forma de trabalhar neste mercado" |
Vila do Saber
A Vila do Saber, local onde são realizadas as capacitações, funcionará das 10h30 às 15h, nos dias 24, 25 e 26. Os principais temas abordados serão tecnologia, segmentação, relação com consumidores, legislação e modelos de negócios. Para o presidente da ABAV, o agente de viagem precisa, mais do que nunca, se capacitar e adaptar-se ao novo mercado. “A pergunta que mais ouvimos nos últimos tempos é se a profissão de agente de viagem irá acabar. Eu sempre digo que este profissional precisa entender a nova forma de trabalhar com o cliente, ele precisa aprender a utilizar a tecnologia como sua principal ferramenta, ele não pode mais vender apenas a passagem aérea, ele deve oferecer um serviço completo, um produto consolidado. É isso que iremos abordar nas capacitações, e é por isso que elas são tão importantes para os agentes”, reforçou Azevedo.
Plenárias
Outra novidade para a 42ª ABAV Expo é a realização de três plenárias, nos três primeiros dias de feira. Segundo o presidente, o objeto vai além da capacitação, elas servirão para criar um debate construtivo sobre os principais assuntos e problemas do turismo.
A primeira plenária abordará o tema “Controvérsias jurídicas entre agências e consumidores”, e contará com a participação de Marcelo Oliveira, consultor jurídico da ABAV, representantes da Secretaria de Defesa do Consumidor e de um desembargador especialista em responsabilidade solidária.
Já no segundo dia, a plenária irá discutir “O futuro do turismo no Brasil” junto com o Ministro do Turismo, Vinicius Lages e Márcio Favilla, secretário executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT). E, para concluir, o último tema será “Inovação que renova – postura e quebra de paradigma” e terá com a presença de Augusto Alexandre Biz, professor da Universidade Federal do Paraná, Daniela Rocco, docente da Universidade de Brasília e Luiz Carlos Barboza, da LCB Consultoria.
Rodada de Negócios
Nesta edição, o procedimento para a realização das rodadas de negócios recebeu um investimento de R$ 280 mil e foi totalmente reformulado. Elas terão a participação de cerca de 800 hosted buyers internacionais, que escolherão as empresas que mais se encaixam em seu perfil de compra. Para que isso aconteça como o planejado, os expositores devem acessar a área restrita do site da ABAV e se colocar a disposição fornecendo informações detalhadas sobre o seu produto, para que os hosted possam selecionar aqueles que mais os interessam.
Serviço:
42ª ABAV Expo Internacional (www.abavexpo.com.br)
De 24 a 28 de setembro
Pavilhão do Anhembi, São Paulo