Aos poucos, pilotos da Avianca retornam aos seus postos

REDAÇÃO E TRADUÇÃO DO DIÁRIO (La Vanguardia – Bogotá)

O presidente da Avianca, Hernán Rincón, anunciou nesta quarta-feira (25) que ainda existem 500 pilotos de sua companhia de braços cruzados em função da greve, que se arrasta desde o dia 20 de setembro. No entanto, 105 funcionários já foram reintegrados à companhia aérea.

Esses 105 aceitaram a oferta da aérea, e foram isentos de toda responsabilidade e ficarão à margem de qualquer retaliação.

Os outros ainda continuam em greve, de acordo com Avianca.

O Tribunal Superior de Bogotá julgou ilegal a greve dos pilotos da Avianca Holdings filiados à Associação Colombiana dos Pilotos Civis (Asociación Colombiana de Aviadores Civiles, ou Acdac), que representa metade dos 1,3 mil pilotos e copilotos da aérea.

Rincón também adiantou que chegaram aviões com tripulações européias que suprimiram as rotas Madrid-Bogotá-Madrid e Madrid-Cali-Madrid. Além disso, admitiram-se 40 pilotos mexicanos e quatro colombianos que trabalham no exterior, que começarão a operar as aeronaves na próxima semana.

Os pilotos associados a ACDAC (Associacion Colombiana de Avaidores Civiles) mantiveram sua posição para buscar uma solução à paralização, que nesta quarta-feira (25) completa 36 dias.

Reunião Frustrada

A situação se complicou ao se verem frustradas um encontro entre a diretoria da Avianca e os pilotos, convocado pela ministra do Trabalho, Griselda Janeth Restrepo, em que se pretendia estudar vários pontos para avançar nas negociações.

Segundo reportagem do jornal La Vanguardia, de Bogotá, as únicas instâncias legais para o caso são o Tribunal de Arbitramento e a Corte Suprema de Justicia, já que o processo chegou à segunda instância.

O presidente da companhia, Hermán Rincón insistiu em afirmar que a paralização é ilegal e se fundamenta de que a Avianca S.A presta um serviço público essencial.

Há alguns dias atrás, Germán Efromovich, presidente da Junta Diretiva da Avianca, havia antecipado que a empresa voltaria à mesa de negociações caso os pilotos mantivessem a greve.

 

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

SeaWorld Parks atualiza informações sobre seus parques

O grupo SeaWorld Parks & Entertainment permanecerão fechados temporariamente, informa nota do grupo.DO PLANTÃO DT"Essa decisão faz parte do contínuo comprometimento com a segurança...

Sem ajuda do governo, falência e desemprego irão disparar no turismo, alertam representantes do setor

Linha de crédito flexibilizada e licença remunerada pelo governo são algumas das demandas do setor  Por ZAQUEU RODRIGUES (Jornalista colaborador do DIÁRIO)Uma carta aberta assinada pelas...

Enquanto a próxima viagem não vem, faça álbuns das que você já fez.

Montar álbuns das viagens feitas é uma boa opção para fazer na quarentena REDAÇÃO DO DTQuando viajamos fazemos centenas de fotos que muitas vezes ficam...

Turismo de Natureza depois disso tudo …

Sem dúvida que o momento fez o turismo estremecer e muita coisa vai mudar depois que isso tudo passar. Sou uma otimista incurável, talvez...

GRU Airport começa a medir temperatura de passageiros oriundos de voos internacionais

Iniciativa é mais uma medida em prol do combate e prevenção ao COVID-19 EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências A GRU Aiport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional...

Quando surge uma crise, a embalagem é uma das primeiras a ser convocada!

*Por Fábio Mestriner Crises e catástrofes naturais são frequentes no noticiário. Todos os dias somos bombardeados por notícias de enchentes, terremotos, deslizamentos, vendavais, tornados, incêndios...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias