Blue Tree é o primeiro hotel a receber selo internacional

Continua depois da publicidade

O Blue Tree Premium Verbo Divino, em São Paulo, é o primeiro hotel brasileiro a conquistar a certificação internacional de sustentabilidade LEED EB-OM, concedida pelo Green Building Council Brasil. A entrega do certificado ocorreu no último sábado (28) em um café da manhã que contou com a participação dos colaboradores, representante da empresa sustentech, responsável pelo desenvolvimento dos projetos de sustentabilidade, diretoria do empreendimento e imprensa.

O hotel que teve sua construção iniciada em 1999 e finalizada em 2001, vem desde de 2008 realizando ações para se tornar mais sustentável, a primeira iniciativa foi a substituição de toda a iluminação externa por lâmpadas mais econômicas, o resultado foi a redução do consumo em 90%, de 22.500 para 1.100 watts, depois disso outras ações foram realizadas, como a instalação de 70 coletores de energia solar, instalação de porta giratória para economia de ar condicionado, iluminação interna, sistema de irrigação, entre outros.

Porta giratória, que evita a saída do ar fresco do ar-condicionado, e entrada do  ar quente externo
Porta giratória, que evita a saída do ar fresco do ar-condicionado, e entrada do ar quente externo

“Há seis anos quando começamos as ações não pensávamos na certificação, quando começamos a ver os resultados obtidos com as adequações, vimos também a possibilidade de conseguirmos este certificado tão importante, e hoje somos o primeiro hotel a receber este selo, que certifica aos nossos clientes que eles estão se hospedando em um hotel que se preocupa com o futuro e o  bem estar de todos” afirma Hebert Ortiz, presidente do conselho de investidores do Blue Tree Verbo Divino.

Veja também as mais lidas do DT

Para conseguir o reconhecimento, o empreendimento teve que passar por um processo de avaliação que durou 24 meses, além da realização de novos processos operacionais. Foram mais de 400 itens medidos e analisados, que permitiram superar o nível mínimo exigido para certificação, no total o empreendimento atingiu a marca de 54 pontos que permitiu alcançar a categoria Existing Buildings: Operations & Maintenance com o selo Silver.

Certificado ficará exposto no hall do hotel, Herbert Ortiz, presidente do conselho de investidores do empreendimento e Eliana Ribeiro, diretora de Hospitalidade Corporativa da Blue Tree Hotels
Certificado ficará exposto no hall do hotel, Herbert Ortiz, presidente do conselho de investidores do empreendimento e Eliana Ribeiro, diretora de Hospitalidade Corporativa da Blue Tree Hotels

No País, há outros 12 hotéis em processo de certificação, como o Sheraton Reserva do Paiva, em Pernambuco, o Hilton e o Grand Hyatt, ambos no Rio de Janeiro. Já em todo o planeta, 448 empreendimentos estão passando por este processo, e 117 hotéis já são reconhecidos nesta área de sustentabilidade.

“Daqui cinco anos nós vamos ter uma nova inspeção da Green Buliding Council Brasil, nosso objetivo agora é continuar o trabalho para diminuição no consumo de energia, item que obtivemos nota mais alta: 98 pontos. Também iremos realizar trabalho para o reaproveitamento e economia de água, com instalação de novos chuveiros e torneira. As ações não param. Nosso objetivo é aumentar nossa média de pontos e alcançar novas categorias” relata Ortiz.

Herbert Ortiz, (presidente do conselho de investidores do empreendimento), Daniel Correa (gerente de hospedagem), Leticia Almeida (supervisora de eventos), Ronaldo Luiz Evangelista (gerente de infra estrutura), Silvana Lima (gerente de vendas) -Juliana Candida Ribeiro- Supervisora de RH -Neia Alcantara Araujo - Governanta -Eliana Ribeiro- Diretora de Hospitalidade
Herbert Ortiz, (presidente do conselho de investidores do empreendimento), Daniel Correa (gerente de hospedagem), Leticia Almeida (supervisora de eventos), Ronaldo Luiz Evangelista (gerente de infra estrutura), Silvana Lima (gerente de vendas), Juliana Candida Ribeiro (supervisora de RH), Neia Alcantara Araujo (governanta) e Eliana Ribeiro (diretora de hospitalidade)
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade