Bruna Vieira, do Destinos para Elas, dá dicas para mulheres que viajam sozinhas

Continua depois da publicidade

O DIÁRIO conversou com Bruna Vieira, do Destinos para Elas, que dá dicas para mulheres viajarem sozinhas; confira

Leitoras do DIÁRIO, por acaso vocês já pensaram em viajar sozinhas? 

Em alguns filmes, como “Comer, Rezar e Amar”, “Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo”, e a “As Férias da Minha Vida”, isso acontece, e as protagonistas optam por viajarem desacompanhadas. 

Veja também as mais lidas do DT

Mas, como isso funciona na vida real? 

Quais as dicas que nós, mulheres, devemos nos atentar à escolher um destino e o roteiro de viagem?

Para responder a essas perguntas, o DIÁRIO entrevistou Bruna Vieira, do Instagram @destinoparaelas. Bruna é médica e também apaixonada por viagens e já conheceu 39 países. Muitos deles, aliás, com predominância muçulmana. Ela dá dicas para mulheres que também querem se aventurar sozinhas nestas viagens.

Com conhecimento de causa e muita paixão pelo que faz, Bruna respondeu ás nossas perguntas. Confira:

DIÁRIO – Bruna, sua formação é em Medicina. Quando começou sua paixão por viagens e turismo?

Bruna Vieira: Meu interesse por viagens surgiu ainda na infância, muito antes do interesse pela medicina. Na época, fazíamos viagens de carro em família, pois viajar de avião era algo muito glamuroso e caro, e o acesso à internet e às informações turísticas era algo bastante limitado. Eu me lembro de já naquela época fazer listas de coisas que queria fazer nos lugares, com base no que outros que já estiveram no local contavam.

DIÁRIO – Dentre os países que você conheceu com predominância muçulmana, qual deles mais te surpreendeu, e por quê?

Bruna: Dos países de predominância muçulmana, o que mais me surpreendeu foi o Marrocos. É um lugar que a princípio traz bastante receio para mulheres que viajam sozinhas como eu. Mas com uma cultura e história muito ricas, com aspectos cotidianos bastante curiosos aos olhos ocidentais, e um povo bastante acolhedor.

Um dos países com predominância muçulmana que Bruna Vieira visitou
Um dos países com predominância muçulmana que Bruna Vieira visitou (Foto: Divulgação)
A importância de procurar as informações corretas

DIÁRIO – Quais os meios (sites, etc.) que você indica para que os turistas busquem informações sobre a cultura e os costumes dos países islâmicos antes de viajarem?

Bruna: O que torna a programação de um roteiro de viagens algo não tão simples é justamente o fato de que não existe uma única fonte de informação. Elas são diversas e muito carregadas de opinião pessoal, e muitas acabam não incluindo atividades que considero únicas e que passam despercebidas aos olhos do turista comum.

Quando falamos em países islâmicos, é ainda mais importante ter as informações corretas. Pois aqui no Brasil há muita falta de conhecimento a respeito da religião muçulmana, o que pode acabar fazendo o turista deixar de lado algumas atividades culturais. Ou até mesmo subestimar riscos envolvidos nas viagens a esses países.

Uma das mesquitas que Bruna conheceu
Uma das mesquitas que Bruna conheceu (Foto: Divulgação)

DIÁRIO – Bruna, você dá dicas para mulheres que viajam ou desejam viajar sozinhas. Para quem quer se aventurar pela primeira vez, ao que devem se atentar?

Bruna: Para uma mulher que quer começar a explorar o mundo sozinha, o que eu recomendaria primeiramente seria escolher um destino onde ela possa resolver sozinha pequenas dificuldades do dia a dia, tais como se virar na língua local, pedir ajuda à alguém caso necessário, ter facilidade de uso de transporte público, internet, acesso à hospital e polícia.

É importante estar duplamente atenta a situações de perigo para evitar problemas, e seguir aqueles velhos conselhos de não confiar em qualquer um, não andar em locais ermos à noite, e dar sempre preferência ao uso de transporte público. Também oriento que algumas vezes pode ser necessário pagar mais caro pela segurança, se hospedando em lugares com boas avaliações, pagando guias e transporte privado com boas referências.

Bruna Vieira, do Destinos para Elas, dá dicas para aventureiras de primeira viagem
Bruna Vieira dá dicas para aventureiras de primeira viagem (Foto: Divulgação)

Por Caroline Figueiredo – repórter do DT.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade